A yoga é um conjunto de conhecimentos milenares. A sua prática inclui exercícios que trabalham o corpo e a mente por meio de técnicas de meditação, posturas (ásanas) e respiração (pranayamas). Um dos seus benefícios é o impacto positivo sobre a postura, fundamental para mantermos o corpo bem estruturado, evitando dores, tensões e lesões.

Confira, a seguir, 5 benefícios da yoga para manter a boa postura e descubra por que essa técnica pode ser a melhor opção de exercício para pessoas de todas as idades.

1. Alívio da tensão

A partir das posições da yoga e dos exercícios de respiração, conseguimos liberar o corpo das tensões. Quando ficamos muito tempo sentados ou em uma mesma posição, as articulações e os músculos podem ficar enrijecidos, dificultando os movimentos e causando dores. Isso acontece porque, se o corpo não for trabalhado, a tendência é de os tecidos se retraírem.

Com a prática dos asanas, é possível reverter esse quadro, pois uma das vantagens de praticar yoga é trabalhar os músculos tensos. Ao adotarmos essa atividade de forma frequente, o corpo responde melhor às nossas necessidades e conseguimos manter uma postura ideal.

2. Aumento da flexibilidade

A yoga trabalha muito com o alongamento, sendo este um dos focos de cada posição e movimento dessa técnica.

Quando permanecemos muito tempo na mesma posição ou adotamos uma postura errada ao caminhar ou sentar, o corpo acostuma-se a ela. Os músculos e articulações enrijecem pela falta de atividade e má circulação, tendo seus movimentos limitados.

Para que recobrem a flexibilidade e consigam realizar movimentos mais amplos, mantendo a boa postura sem que se sinta dor, a yoga é a opção ideal. Ela ajuda a “esticar” o corpo, que não será mais forçado a permanecer na postura errada. Portanto, o aumento da flexibilidade de todos os músculos e articulações é mais um dos benefícios da yoga.

3. Redução e alívio das dores

Uma das consequências da má postura é o aparecimento de dores pelo corpo. Seja na região lombar, nas costas, nos ombros ou pescoço, essas dores se manifestam quando o corpo é forçado a permanecer muito tempo em uma posição errada, o que força os músculos e os sobrecarrega, fazendo com que fiquem tensos.

Como uma grande bola de neve, o que vai acontecer é que, ao tentar corrigir a postura, podemos sentir ainda mais dor, porque o corpo sente dificuldade em voltar à posição natural e, assim, permanecemos “tortos”.

Dessa forma, outro dos benefícios da yoga é ajudar a aliviar as dores causadas pela má postura. Por oferecer mais flexibilidade ao corpo e estimular a circulação sanguínea, previne que elas ressurjam.

4. Fortalecimento dos músculos

Os benefícios da yoga não incluem apenas os alongamentos da musculatura, mas o aumento da força dos músculos. Ao mesmo tempo em que favorece a flexibilidade do corpo, a yoga, em muitas de suas posições, exige equilíbrio e força para que se mantenha a postura exata. Assim, fortalece os músculos exigidos em cada movimento.

Os músculos são essenciais para mantermos a boa postura. Eles ajudam a proteger os ossos e lhes dão sustentação. Desse modo, a boa postura depende também da tonificação muscular, o que se pode alcançar com a prática da yoga.

5. Estímulo da respiração

A maneira como respiramos também ajuda a mantermos a boa postura. A yoga foca nos exercícios de respiração, trabalhando todo o sistema respiratório, que envolve várias regiões do tronco. Para liberar a passagem do ar, é preciso permanecer em uma postura ereta, inflando pulmões e diafragma, percebendo melhor o caminho do ar pelo organismo.

Agora que você já sabe que as vantagens da yoga tornam-na uma atividade completa que trabalha todo o corpo, atuando como um alongamento, tonificação muscular e exercício aeróbico, que tal começar a praticá-la hoje mesmo? Se não tem tempo para ir a um estúdio, conheça os nossos cursos online e faça no local e horário de sua preferência.