Não é novidade que a constante prática de yoga é benéfica à saúde, tanto física quanto emocional. Mas você sabia que as crianças também podem realizá-la? Assim como os adultos, ao executar os ásanas (posturas), os pequenos aprendem a conhecer melhor o seu próprio corpo e a encontrar a paz interior.

Escolas de todo o mundo já aderiram a minutos da prática durante o período das aulas. A yoga ajuda na autoestima da criança e é ótima para realizar em grupo, pois instiga a colaboração mútua. Só o fato de não ser competitiva faz com que os participantes se sintam mais à vontade para interagir. Música, histórias e jogos são métodos lúdicos utilizados pelos professores. Além disso, todo ásana é pensado exclusivamente nas necessidades de cada idade.

Quer saber mais sobre os benefícios da yoga para crianças? Confira abaixo:

Concentração e equilíbrio

Realizar todas as posturas requer muito foco. A prática constante de yoga ajuda as crianças a terem mais concentração, não só durante as aulas, mas também na escola. Assim como qualquer outra atividade que precise de concentração e disciplina, a yoga é capaz de auxiliar na melhora desse quesito e, consequentemente, no equilíbrio corporal e emocional.

Ansiedade e estresse

As crianças também sofrem com ansiedade e estresse. A correria do dia a dia e a rotina puxada de atividades escolares faz com os pequenos desenvolvam esse tipo de problemas. A yoga é uma ótima opção para crianças que estão com esses transtornos, pois ela é capaz de acalmar a mente, diminuir os batimentos cardíacos, controlar a respiração, aliviar o estresse e aumentar a qualidade de vida.

Flexibilidade

Sim, a prática permanente de yoga ajuda as crianças a terem mais flexibilidade. As posturas realizadas durante as aulas, além de trabalharem as articulações, também são ótimas para auxiliar no crescimento. Ter flexibilidade é bom para prevenir futuras lesões. Assim como os adultos, as crianças também levam um tempo para se adaptar a cada ásana, mas com a vantagem de serem mais flexíveis por conta da idade.

Respiração

A respiração é um ponto importante na yoga. Para ter um bom resultado, é preciso que a respiração esteja em harmonia com o momento. O pranayama (respiração) diminui a ansiedade, traz paz, tranquilidade e liga o corpo e a mente. Nota-se que, com o passar do tempo, as crianças dormem melhor e ficam mais calmas.

Amor ao próximo

Um dos conceitos da yoga é o respeito. Viver em harmonia com você mesmo, com seu próximo e com o meio ambiente é uma lição que a prática ensina. Ao realizar yoga, seu filho crescerá com a consciência da importância de amar o seu semelhante e a cuidar de tudo o que tem em volta.

Quer aprender mais sobre yoga? Conheça a série de aulas da plataforma NAMU Cursos. Ministradas por professores especializados, as aulas vão de yoga básico aos níveis mais avançados.