Manter uma vida equilibrada tem se tornado uma das principais metas a ser alcançada. Não é nada fácil conciliar os problemas do dia a dia e ainda ter um psicológico firme. O corpo físico também dá sinais desse desgaste quando adoece com frequência, por exemplo. É certo que o organismo não aguenta tanta pressão e necessita, com urgência, de um meio para se livrar do estresse e de toda a tensão que carrega. Uma boa maneira de manter a harmonia do corpo é quando os principais chacras estão em perfeito equilíbrio, e para isso você pode contar com a ajuda dos mantras.

O que são chacras?

Os chacras são pontos de energia. De acordo com a filosofia da yoga, são os responsáveis pelo fluxo energético do corpo. Inclusive, comandam o lado mental e intuitivo de cada ser humano. Os iogues acreditam que, se equilibrados, são capazes de proporcionar inúmeros benefícios, tanto físicos quanto mentais.

Apesar de existirem inúmeros chacras, só sete são considerados como os principais. São estes: muladhara (básico), swadhisthana (sacro), manipura (plexo solar), anahata (cardíaco), vishuddha (laríngeo), ajna (frontal) e sahasrara (coronário). Eles estão distribuídos entre o topo da cabeça e a coluna, e cada um possui uma função e é caracterizado por uma cor. Na ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.

Não é difícil ativar os chacras, mas é preciso concentrar-se e tentar ao máximo deixar os pensamentos puros, para assim alcançar a paz que tanto almeja.

Os bija mantras

Depois de realizar uma sequência de asanas, é possível iniciar a meditação e a ativação dos chacras. Para auxiliar esse processo, você pode usar os bija mantras, vibrações sonoras e também chamados de mantras seminais. Ao pronunciar um bija mantra, que normalmente é associado a um chacra, você estará ativando cada ponto de energia. Quando estimulados, eles serão de grande ajuda para a purificação e evolução do corpo e da mente.

Entre os bija mantras destacam-se lam (básico), vam (sacro), ram (plexo solar), yam (cardíaco), ham (laríngeo) e om (frontal e coronário). Você pode repeti-los durante a meditação.

Faça em casa

Imagine chegar em casa carregado dos problemas diários, é óbvio que seria ótimo se livrar de todo esse estresse. E como já se sabe, tanto a yoga quanto a meditação são ótimas formas para manter a qualidade de vida. Mas você sabia que é possível fazer em casa? Pois é, e nem é necessário gastar muito para isso.

Os cursos online de yoga, por exemplo, possuem os mesmos benefícios do que uma aula presencial. O ponto chave é que o aluno é o responsável pelo próprio horário, ou seja, cuidado para não relaxar. Você só precisa escolher um local aconchegante no seu lar, vestir uma roupa confortável e iniciar a prática.

Além da realização dos asanas, você pode meditar e, com o auxílio dos biji mantras, iniciar o processo de ativação de cada chacra. Lembrando que os benefícios das práticas podem ser sentidos gradualmente, por isso respeite o limite do seu corpo e nunca se esqueça de desligar ao máximo de tudo o que possa te distrair.

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Foto: lillie kate / Flickr/ CC BY 2.0