Aprender yoga é um trabalho para a vida toda. Somente com a prática, com o estudo e a percepção individual, é possível avançar nessa atividade milenar que encanta milhões de praticantes ao redor do mundo.

Visando entregar um caminho para o seu desenvolvimento no yoga, hoje, nós abordaremos algumas das melhores maneiras para você aprofundar seus conhecimentos. Confira nossas dicas!

Escute o seu corpo

Antes de começarmos a informar algumas das melhores maneiras para você adquirir novos conhecimentos no yoga, precisamos falar sobre um tema fundamental: o seu corpo!

Um yogui sabe, antes de mais nada, as suas fraquezas e necessidades, e isso só é possível com o conhecimento do seu próprio corpo.

De nada adianta aprender novos asanas se você ainda não apresenta flexibilidade ou capacidade física para conseguir realizá-los. E como você já deve saber, não conseguir realizar uma pose corretamente pode fazer mais mal do que bem. Afinal, esse é um dos erros mais comuns dos praticantes iniciantes.

Portanto, primeiramente tire proveito da sua própria percepção e do seu autoconhecimento. Entenda quais são os músculos que estão mais tensos e que precisam de mais cuidados.

Observe a sua postura e procure tomar uma nota mental de onde está dolorido. Essas são algumas das melhores maneiras de avançar no yoga de forma segura.

Por fim, não podemos deixar de mencionar a sua autoavaliação a respeito do conhecimento atual sobre os asanas e toda a sua prática no geral. Será que você já tem toda a sabedoria básica de que precisa? Você já dominou a parte introdutória do yoga?

Sim? Então você está pronto para continuar!

Leia livros e artigos sobre o assunto

Muitas vezes ler é o melhor remédio para curar a falta de conhecimento, e com o yoga não é diferente! Entretanto, é preciso ter cuidado para não encontrar materiais de baixa qualidade.

Procure por livros de gurus famosos (como B.K.S Iyengar, por exemplo), e por aqueles que apresentam uma boa abordagem científica. Caso você tenha interesse em ter conhecimento técnico sobre o assunto, recomendamos a leitura do livro “A Moderna Ciência do Yoga”, escrito por William J. Broad.

Lembre-se de que os livros clássicos e filosóficos tendem a ser a melhor escolha para quem deseja manter a filosofia e todo o conhecimento original. Os sutras podem ser uma excelente escolha, contudo, eles tendem a ser complexos e de difícil compreensão para os iniciantes que estão praticando yoga em casa.

Para aqueles que procuram um conhecimento técnico ainda mais aprofundado, a leitura de artigos científicos pode ser um divisor de águas. Entretanto, a iniciação à leitura desses conteúdos pode ser difícil para quem não está acostumado.

Como recomendação básica, nós podemos citar grandes portais que agregam estudos de várias regiões do mundo. Note que, em sua maioria, os artigos estão em inglês. Bons sites para sua leitura são: scielopubmed e Google Scholar (ou Google Acadêmico).

No Google Scholar é mais fácil a busca de artigos científicos em português.

Faça cursos online

Apesar da leitura ser uma excelente maneira de aprofundar seus conhecimentos, os cursos online tendem a ser uma melhor opção. Com várias vídeo aulas e com a possibilidade de conversar diretamente com o professor, existem poucas alternativas que são tão amigáveis para quem está começando.

Fora isso, há a possibilidade de estudar em qualquer lugar e momento, desde que você tenha acesso à internet. A flexibilidade e a possibilidade de aprender no seu ritmo são normalmente alguns dos principais fatores que faz com que as pessoas escolham essa opção para evoluir no seu caminho pessoal do yoga.

Bem, esse foi o nosso artigo sobre aprender yoga! Esperamos que você tenha gostado! Tem interesse em fazer algum curso online? Nós disponibilizamos o curso de Iyengar YogaAshtanga Yoga Avançado entre muitos outros. Dê uma olhada para saber como funcionam!