Dor na coluna é um dos problemas mais comuns hoje em dia. Tanto pessoas que trabalham fora quanto as que se dedicam aos afazeres domésticos, alguma vez, já reclamaram com desconfortos na região das costas. E por mais que a dor seja leve, é preciso ficar atento aos movimentos do dia a dia e descobrir o que pode estar gerando esse mal.

Quando o problema não é muito grave e pode ser resolvido com simples exercícios, quando liberados pelo médico, atividades como yoga e pilates servem de grande ajuda. Normalmente, quem pratica com frequência qualquer desses dois métodos, sente alívio de dores e um grande bem-estar.

Quer testar? Confira, a seguir, 3 exercícios de yoga para melhorar a dor na coluna. Essas posturas podem ser difíceis para iniciantes, por isso, caso não consiga realizá-las, não force. É importante respeitar o limite do próprio corpo.

Exercício 1

Sente na postura de lótus e faça uma respiração profunda. Respire lentamente, respiração fluída. Leve as palmas das mãos em posição namastê. Crie o espaço da prática dentro de você. Fique atento no agora.

Concentre-se na respiração e desfaça as mãos. Respire profundamente.

Entrelace os dedos das mãos e gire as palmas das mãos para o teto. Inspire e estique os braços. Expire e descontraía.

Na expiração, leve as mãos entrelaçadas para a frente e curve as costas para trás. Empurre a mão para a frente. Cabeça entre os braços. Desfaça a posição.

Exercício 2

Desfaça a postura de lótus e leve os pés para o chão. Palmas das mãos para o chão e voltadas para você (frente). Um palmo de distância entre as mãos e o corpo. Pés afastados na largura do quadril. Coloque bem os pés no chão e mantenha os joelhos retos.

Eleve o quadril do chão, como se formasse a figura de uma mesa. Solte a cabeça para trás. Glúteos para cima. Joelhos retos e pés firmes. Permaneça na posição.

Saia lentamente da posição. Primeiro os glúteos, desça devagar e estique as pernas e traga os braços para a frente.

Exercício 3

Sente no mat e abra o peito. Cresça o peito e leve o umbigo em direção a coxa. Caso não consiga fazer o exercício, utilize uma faixa elástica, ou de roupão, para ajudar. Passe a faixa na parte de cima dos pés. Umbigo para a frente. Respiração fluída. Permaneça na postura.

Exercício 4

Desfaça a postura e volte com as mãos para trás. Estique as pernas e coloque os dedos dos pés no chão. Sem dobrar os joelhos, eleve o quadril. Solte a cabeça para trás. Permaneça na postura. Joelhos ajustados. Leve os glúteos para o chão. Solte as mãos e os pés.

Você pode terminar essa sequência com a postura do cadáver. Para isso, deite no mat de barriga para cima, como se fosse dormir. Costas no chão, pernas e braços esticados. Permaneça por alguns minutos.

Gostou dos exercícios? Se quer aprender uma aula completo de yoga para dor na coluna, confira o curso da professora Renata Zanotto Yoga, treinamento de força e resistência.