Prática que une benefícios ao corpo e à mente, o yoga como forma de meditação tem o objetivo de conduzir o praticante a um estado intenso de paz e quietude, colocando-o em contato consigo mesmo.

Com a correria do dia a dia, reservar alguns minutos para relaxar e se concentrar é mais benéfico do que muitos pensam. Conheça 6 vantagens de escolher yoga como forma de meditação e melhore sua qualidade de vida!

1. Melhora a concentração

Praticar yoga como forma de meditação ajuda a mente a focar no presente. Com a prática frequente, melhoram a concentração, a memória, a coordenação motora e o coeficiente intelectual melhoram. Aliado às posturas físicas, o yoga proporciona uma maior capacidade de resolver problemas e recordar informações.

Assim, a tranquilidade obtida por meio das posturas e meditação ajuda no controle de pensamentos negativos e estressantes.

2. Reduz o estresse

E por falar em estresse, o yoga propicia um profundo relaxamento, deixando o estresse de lado. Aliás, ele ainda ajuda a minimizar emoções de frustração, raiva e impaciência.

Praticar yoga, como forma de meditação, também faz com que corpo e mente relaxem juntos, favorecendo a sensação de bem-estar e felicidade, diariamente.

3. Beneficia a respiração

Utilizando técnicas de respiração aliadas às posições, o yoga – como forma de meditação – também permite que todo o corpo seja trabalhado em uma única aula. As técnicas de respiração fazem com que os batimentos cardíacos acelerem e desacelerem, beneficiando o organismo.

A prática também estimula a respiração pelo nariz, reduzindo o nível de impurezas que entram nos pulmões. Logo, ocorre uma melhoria da função respiratória e, até mesmo, um alívio nas doenças respiratórias, como a asma.

4. Aumenta a flexibilidade

O aumento da flexibilidade é um dos benefícios mais óbvios da prática de yoga como forma de meditação. As diferentes posturas do yoga atuam sobre diversas articulações do corpo, ajudando-o a se livrar de doenças comuns como dores nas costas, nas pernas e na cabeça, se mostrando útil no longo prazo.

É importante frisar que ser flexível fisicamente leva à flexibilidade mental. Quando isso ocorre, a postura diante da sociedade também muda e o praticante tende a ser muito mais positivo e seguro de suas capacidades.

5. Previne doenças cardiovasculares

Como citamos acima, o yoga como forma de meditação alivia o estresse. Atualmente, o estresse é o responsável pelo desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares e, o yoga, nesse caso, com exercícios respiratórios e posturas relaxantes, melhora o fluxo sanguíneo e oxigenação das células.

Sendo assim, a prática também é recomendada para pessoas que têm pressão arterial elevada ou propensão a doenças vasculares.

6. Promove o bem-estar e melhora a qualidade de vida

Praticando o yoga como forma de meditação, o corpo recebe benefícios em todos os níveis: físico, mental e emocional. Além de alongar o corpo, a prática favorece o funcionamento dos órgãos internos e também das glândulas. O resultado é um só: qualidade de vida e mente sempre em equilíbrio.

Quando o corpo está em equilíbrio com a mente, a vida tende a ser mais prazerosa e feliz. Por isso, praticar yoga como forma de meditação é a melhor maneira de colocar o estresse de lado e trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental.

Agora que você conhece os 6 benefícios da prática do yoga, continue a visita em nosso blog e confira os nossos cursos online de yoga  – com rotinas que vão do básico ao avançado e que você pode praticar onde e quando quiser. Aprimore os seus conhecimentos e conquiste mais saúde!