Se você está pensando em tonificar os seus músculos de maneira geral, aumentar sua capacidade de concentração, melhorar a sua postura e equilibrar seu lado espiritual, então a yoga é sua melhor opção. Podemos considerar a yoga como um exercício completo, que ajuda não apenas a trabalhar seu corpo físico, mas também a sua mente.

Porém, ela possui muitas ramificações e títulos, desde os tipos milenares mais básicos até os métodos mais modernos. Isso acaba confundindo a cabeça de quem ainda não conhece a atividade e dificulta na hora de fazer a escolha correta. Por isso, fizemos uma lista com algumas das modalidades de yoga mais comuns aqui no Brasil para te ajudar a entender melhor os estilos, características e recomendações. Confira:

Hatha Yoga

Essa modalidade consiste em exercícios corporais, respiratórios e práticas de relaxamento. É um estilo muito conhecido no mundo ocidental e é indicado para quem deseja focar mais no corpo. Ajuda a melhorar o condicionamento físico e também a flexibilidade corporal.

Iyengar Yoga

É um estilo que prioriza a precisão. Apesar de ser originário da hatha yoga, ele se diferencia com usos de acessórios como blocos, cintos ou almofadas. Nessa aula, o professor alinha a postura dos seus alunos para que elas sejam precisas. Dessa maneira, o corpo é despertado para novas experiências nas suas estruturas musculares. Essa modalidade é indicada para auxiliar na postura e melhorar a coordenação motora, além de aumentar a flexibilidade e melhorar o condicionamento.

Ashtanga Yoga

Essa prática também é proveniente da hatha yoga. Nessa modalidade as aulas são, na sua maioria, exercícios corporais de seis séries fixas, porém a cada aula se intensifica a força, flexibilidade e a consciência. Sua indicação é para aqueles que têm resistência corporal e buscam progredir nos seus exercícios físicos.

Power Yoga

Essa é outra modalidade de yoga advinda da hatha yoga. No entanto, é uma aula mais dinâmica e cheia de movimentos vigorosos. Trata-se da combinação de intensos exercícios corporais e respiração dinâmica. Excelente para quem não consegue ficar parado.

Kundalini Yoga

Diferentemente das outras modalidades acima, essa prática busca despertar a energia adormecida no sistema nervoso central. Na aula são praticadas exercícios de respiração, contração, gestos com as mãos e mantras. É muito procurada por pessoas que buscam, além do exercício físico, uma experiência espiritual e revigorante.

Raja Yoga

É a prática de mantras e meditação. É indicada para pessoas que buscam se sentir alinhadas espiritualmente. Ela não faz uso de exercícios físicos, mas exige esforço por parte do aluno em se concentrar para alcançar o domínio mental. Sua prática contribui para aumentar a concentração e é ótima para pessoas que sofrem de insônia e ansiedade.

yoga foi criada para aqueles que buscam a harmonia entre os elementos do universo, o ser humano e seu lado espiritual. Sua prática respeita a individualidade de cada um e por isso existem tantos estilos. Afinal, não adianta exercitar uma das suas modalidades se não se sentir à vontade, não é mesmo?

O ideal é que você procure conhecer melhor cada uma das modalidades de yoga e pratique aquela mais adequada aos seus objetivos e às suas necessidades. Dos tipos listados acima, qual mais combina com você?