Muitas pessoas se sentem ansiosas e estressadas devido à rotina intensa de trabalho e estudos. Mas sabia que os exercícios de yoga para equilíbrio emocional têm sido a solução para muitas delas? Se você se encaixa nessa mesma situação, então as sessões de yoga também podem ser úteis na sua vida.

A prática do yoga é composta por diversas posturas, e cada uma delas tem uma função específica que contribui para o seu bem-estar. Assim, para você aprender sobre as posturas de yoga e melhorar seu desempenho nas atividades diárias, preparamos este post.

Acompanhe abaixo a nossa lista de como fazer cinco exercícios que vão te ajudar a ter equilíbrio emocional, mesmo na correria diária.

1. Postura da montanha​

Esta é uma das posturas básicas do yoga. Para fazer esse exercício, fique em pé, com os pés firmes no chão, paralelos um ao outro. As mãos ficam estendidas ao longo do tronco, relaxadas. Depois, feche seus olhos e mantenha o foco na sua respiração. Pode parecer simples, mas essa postura permite que você acalme a mente e desenvolva equilíbrio.

2. Postura da cegonha

Para fazer essa postura, fique em pé, com seus calcanhares paralelos, posicione as mãos ao lado do corpo e atente para que a coluna fique ereta. Inspire profundamente ao mesmo tempo que levanta as duas mãos. Ao expirar bem devagar, estenda o tronco e as mãos para frente, como se você fosse tocar seus pés.

Na execução do movimento, solte o pescoço, para relaxá-lo, e olhe para seus joelhos. Após seguir os passos acima, deixe as palmas das mãos descansarem na superfície do chão. Fique na postura enquanto respira profundamente por umas dez vezes. Essa postura ajuda na circulação e promove clareza de pensamentos.

3. Postura da metade do arco

Já esta postura funciona assim: deite-se de barriga para cima, com os pés paralelos, coloque as mãos estendidas ao lado de sua cintura, polegares para dentro. Respire bem fundo e levante os quadris até o limite que aguentar, apoiando-se com as mãos e os pés no chão. Tente permanecer nessa posição até fazer dez respirações bem devagar, fortalecendo sua musculatura.

4. Postura da árvore

Em pé, posicionado com os braços na lateral do corpo, coloque o peso para a perna esquerda e, com o auxílio da mão, mova o pé direito para sustentá-lo na coxa esquerda. Em seguida, junte as mãos na frente do peito, erguendo-as juntas acima da cabeça.

Prossiga para manter a postura, de maneira serena e concentrada. Quando cansar, mude para a outra perna ou faça uma adaptação do exercício. Uma dica para se fazer isso é apoiar a planta dos pés na parte interna da coxa ou abaixo do joelho.

5. Postura do cachorrinho

Com as mãos e os pés no chão, arraste suavemente as mãos para frente ao mesmo tempo que estica bem seus braços e suas pernas, erguendo o quadril. Relaxe sua cabeça e olhe em direção a seus joelhos. É importante que a palma das mãos e a planta dos pés estejam apoiadas com firmeza no chão. Respire por cinco a dez vezes.

Esses exercícios vão contribuir para seu bem-estar. Vale ressaltar também que é importante se informar mais sobre o assunto e fazer um curso para ampliar seus conhecimentos. Dessa forma, você aprenderá mais exercícios de yoga para equilíbrio emocional e terá mais benefícios para sua saúde.

E agora que você já conhece algumas posturas do yoga, aprenda mais exercícios e conheça dicas para desenvolver o equilíbrio emocional, basta acessar o nosso outro artigo. Nos vemos lá!