Cansado todo mundo fica após um longo dia de trabalho. O problema é quando ele se torna excessivo, a ponto de gerar dores no corpo e grande tensão. A falta de disposição e o sono que parece nunca ter fim podem acarretar transtornos sérios e atrapalhar a vida de quem gostaria de realizar outras atividades, até mesmo aos finais de semana.

A não ser que seja diagnosticada alguma doença, com práticas simples, como o yoga, é possível amenizar os sintomas do cansaço excessivo e garantir mais qualidade de vida. Porém, é preciso ser regrado e seguir à risca o passo a passo de cada asana. Quer experimentar?

Confira, a seguir, 5 posturas de yoga para ter mais disposição e melhorar o cansaço excessivo.

Adho mukha svanasana (postura do cachorro olhando para baixo)

Pegue o mat e estenda no chão. Em seguida, faça o quatro apoios (mãos e joelhos ao chão). Mãos e pés firmes e paralelos, eleve os quadris e levante os calcanhares. Corpo e cabeça relaxados, fique na posição por alguns instantes. Respiração lenta e fluída. Volte para a posição quatro apoios e repita os movimentos.

Dhanurasana(postura do arco)

Deite no mat com a barriga para baixo. Relaxe na posição por alguns instantes. Em seguida, flexione as pernas em direção à cabeça e segure o peito, ou tornozelos, do pé com as mãos. Eleve a cabeça e abra o peito, sem tirar as mãos dos pés. A posição ficará parecida como um arco. Respiração fluída. Permaneça na posição por alguns instantes e volte devagar para a postura inicial.

Balasana (postura da criança)

Fique de joelhos no mat, verifique que os joelhos estejam paralelos e levemente separados. Em seguida, leve a região do peito ao chão e estenda os braços para frente, com a palma das mãos encostando no chão. Coloque a testa no chão e sinta a coluna alongando. Relaxe e permaneça na posição por alguns instantes. Respiração fluída. Volte devagar para a postura inicial. Repita.

Ardha matsyendrasana (torção de coluna)

Sente no mat e relaxe. Em seguida, flexione o joelho esquerdo e coloque o pé esquerdo encostado no chão, ao lado externo da perna direita. A perna direita permanece estendida. Leve a mão esquerda para trás e gire o tronco para o lado esquerdo, segurando a perna flexionada com o braço direito. Coluna reta e respiração fluída. Permaneça na postura por alguns instantes e volte lentamente para a posição inicial. Faça do outro lado. Repita.

Torção simples

Sente no mat com as pernas estendidas. Em seguida, cruze as duas pernas. Corpo relaxado e coluna reta. Coloque a mão esquerda para trás e leve a mão direita para o joelho esquerdo. Faça a torção para o lado esquerdo. Respiração fluída. Volte lentamente e realize a postura para o lado direito. Repita.

As posturas ensinadas alongam o corpo, aumentam a flexibilidade, acalmam o cérebro, relaxam, aliviam dores e tensões, ou seja, proporcionam grande bem-estar.

Agora, se você procura uma prática mais completa, o ideal é optar por aulas de yoga mais específicas. No Namu Cursos, por exemplo, você tem a opção de aprender o passo a passo de asanas, além de saber mais sobre a evolução no método. Tudo isso sem sair de sua casa!