A tensão pré-menstrual, também conhecida como tpm, faz parte da vida de muitas mulheres. Esse período é caraterizado por inúmeros sintomas no corpo antes da chegada da menstruação. Apesar de nem todas sofrerem com o quadro, cerca de 70% das brasileiras têm tpm.

Entre os sintomas mais comuns da tpm estão: dor nos seios, irritabilidade, agressividade, alteração de humor, inchaço, dor de cabeça e dor na coluna. A verdade é que depende muito da mulher, pois cada corpo é um corpo. Além disso, a mulher fica muito emotiva nesse período, pode ser que chore com mais facilidade.

Alimentação e tpm

Muitos não sabem, mas a alimentação pode ser uma grande aliada para aliviar os sintomas da tpm. Repare em que tipos de alimentos você consome durante esse período e que efeitos proporcionam ao seu organismo.

Produtos industrializados e cheio de açúcar e sódio devem ser evitados ao máximo. Embutidos e processados, como a salsicha e a linguiça, têm níveis altos de sódio na composição, o que acaba por ajudar na retenção de líquido e inchaço. Frituras, álcool, refrigerante, café em excesso, tudo isso também deve ser consumido com moderação, de preferência quase nada.

Agora, se deseja passar pela tpm da melhor maneira possível, o ideal é ter uma alimentação saudável e com os nutrientes necessários para manter o corpo e a mente em verdadeiro equilíbrio.

Folhas verde escuro (couve e brócolis)

As folhas verde-escuras, assim como o brócolis, são importantíssimas na alimentação do dia a dia. Também têm um papel especial quando o assunto é tpm. Você sabia que o cálcio encontrado nesses alimentos pode ajudar no alívio de cólicas e irritabilidade?

tpm

Grão de bico

Alimentos como o grão de bico podem ajudar quando o assunto é alteração de humor. Faça uma saladinha, coma sopas, massas. Ele ajuda a diminuir o estresse, é um bom aliado do sono e pode ser útil para quem está com depressão.

Ômega 3

O ômega 3, gordura poli-insaturada, é um ácido graxo benéfico para a saúde. Salmão, atum, sardinha, arenque, linguado, assim como a linhaça e a chia, são boas fontes da substância. O ômega 3 também é bom para regular o humor e proporcionar bem-estar.

Aveia, nozes, amendoim

Alimentos como aveia, nozes e amendoins têm inúmeros nutrientes que são capazes de proporcionar grande bem-estar ao corpo. Aliviam dores e enjoos, além de diminuírem os sintomas do estresse.

Você também pode investir em cardápios que contenham alimentos com carboidratos complexos, como os cereais integrais, pães integrais e massas integrais.

Agora que já sabe quais alimentos deve manter no seu dia a dia, que tal aprender 2 receitas incríveis para o período da tpm? Confira!

Muesli

Ingredientes

6 colheres de sopa de amaranto em flocos

1 xícara de água mineral

2 bananas desidratadas

4 ameixas sem caroço

4 castanhas-do-pará

2 colheres de sopa de chia

½ limão

½ colher de canela em pó (opcional)

2 bananas nanicas maduras

1 colher de sopa de mel

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes secos em um potinho, adicione água e tampe. Feito isso, deixe hidratar durante uma noite inteira. Passado esse tempo, acrescente o suco de limão, a canela (opcional) e misture bem. Junte a banana amassada e mel. Misture bem e sirva.

Banana antideprê

Ingredientes

6 bananas nanicas maduras

½ limão

2 colheres de sopa de mel

1 colher de chá de missô (pasta de soja fermentada)

4 castanhas do pará

2 colheres de sopa de chocolate meio amargo

½ colher de chá de canela em pó

1 colher de sopa de tahine

Modo de preparo

Corte as bananas nanicas em rodelas de, aproximadamente, 1,5 cm. Adicione o limão espremido para que as bananas não escureçam. Feito isso, coloque o tahine, o mel, o missô e a canela em uma frigideira antiaderente. Leve ao fogo baixo e mexa até que os ingredientes derretam e fiquem bem misturados.

Em seguida, acrescente as bananas e aquece-as junto com a mistura para que fiquem bem incorporado. Retire do fogo e coloque em taças ou tigelas. Jogue as castanhas do pará e o chocolate picados por cima. Sirva ainda quente.

Anotou tudo? Que tal aprender muito mais receitas sem sair da sua casa? Nos cursos online de gastronomia do Namu você tem a oportunidade de conferir receitas práticas, deliciosas e muito nutritivas.