Ainda existem muitas dúvidas e questões quanto ao vegetarianismo e veganismo, mesmo com a intensa popularização da dieta nos últimos anos. A alimentação sem produtos de origem animal é diferente para crianças e adultos pelas necessidades nutricionais em cada fase do corpo.

Para que os esclarecimentos sejam feitos da melhor forma possível, é importante que os pais sejam orientados por um nutricionista para garantir que seus filhos consumam todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento adequado.

Nessa receita sem nenhum ingrediente de origem animal, será usado o caldo nutritivo e saboroso extraído do cozimento lento de vegetais orgânicos.

A quinoa é um cereal de dupla função, pois tem carboidratos e todos os aminoácidos essenciais encontrados em proteínas animais, sendo assim uma ótima fonte de proteínas para os vegetarianos e veganos. Ela pode ser consumida cozida como arroz ou em diversas preparações, como nesse delicioso salgado. Outro ponto importante, é que a abóbora será cozida no vapor, método de cocção mais indicado para preservar os nutrientes, textura e sabor dos alimentos.

Quibe de abóbora e quinoa

 Ingredientes

  • 80 gramas de quinoa em grão
  • 215 gramas de abóbora
  • 55 gramas de flocos de quinoa
  • 5 gramas de salsa picada
  • 50 gramas de alho poró picado
  • 1 pitada de sal do himalaia

Modo de preparo

  1. Fazer o caldo de legumes usando a água do cozimento de cenoura, alho, cebola, salsão e louro picados em cubos. Deixá-los em fogo baixo por 45 minutos.
  2. Cozinhar a quinoa no caldo de legumes por 12 minutos e reservar.
  3. Cozinhar a abóbora no vapor até ficar macia. Processe-a até o ponto de purê e deixar esfriar.
  4. Misturar o purê de abóbora, com a quinoa cozida, os flocos de quinoa, a salsa picada, o alho poró picado e o sal do himalaia.
  5. Moldar os quibes.
  6. Asse-os em forma untada com azeite a 180ºC por 15 a 20 minutos.

Quer conhecer outras receitas saudáveis para crianças? Confira o curso de cardápio infantil saudável. Nele você encontra além de pratos deliciosos e ricos em nutrientes, dicas sobre os alimentos, formas de introduzir e cuidar da alimentação na primeira infância.