fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Zen e Zazen

Meditação

Você sabe o que é Zen budismo?

Monja Coen Murayama, representante da tradição soto zen no Brasil, explica como surgiu e como funciona o zen budismo, prática caracterizada pela busca do autoconhecimento
Da redação
21/09/19

O zen budismo é caracterizado pela busca da iluminação e do autoconhecimento através da meditação. Monja Cohen, adepta ao zen budismo, explicou detalhadamente para o Namu o que é o zen busdimo e todas os seus benefícios. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe esse artigo!

benefícios da prática do zen budismo

O que é zen budismo

Já falamos por aqui sobre o Zazen, base da prática zen budista. Nela, Priscila Cotta, praticante da meditação, descreve o zen budismo como uma técnica cujo objetivo é esvaziar-se de si mesmo na busca do autoconhecimento e equilíbrio entre corpo e mente. 

Hoje, quem fala sobre o zen budismo para o NAMU é a Monja Coen Murayama, representante da tradição soto zen no Brasil. Assista a entrevista completa:

Segundo a Monja Coen, uma das preciosidades que Buda nos deixa são os preceitos budistas. De acordo com ela, existem cinco preceitos que são comuns a todas as ordens religiosas, tanto para leigos quanto para monásticos:

Os preceitos budistas

  • Não matar
  • Não roubar
  • Nunca abusar da sexualidade
  • Não mentir 
  • Não negociar intoxicantes

Zen budismo e meditação

Quando a meditação é desenvolvida, proporciona tranquilidade, bem-estar e resposta a qualquer situação do dia a dia. E por esse motivo, Coen também apresenta a técnica de meditação zen budista e os objetivos da prática. 

“Na nossa ordem, dizemos que a meditação é o portal principal. Não significa que não haja outras entradas, mas nós dizemos que o portal principal é a meditação”, declara. Para a mestre, todo o ser humano é capaz de meditar, seja oriental ou ocidental.

“Dentro da minha tradição, o fundador da ordem coloca o refúgio nas três joias como parte dos preceitos: eu retorno e me abrigo em buda (ser iluminado); retorno e me abrigo no dharma (lei verdadeira); e retorno e me abrigo na sangha (comunidade)”, declara a mestre. Para ela, preceitos também significam vida ética. E ética significa fazer o bem pelo bem.

Quer saber mais? Confira essa outra entrevista que fizemos com a Monja Coen sobre o assunto. Nela, a Monja Coen fala, ainda, dos princípios filosóficos do zen budismo, sua história e ensinamentos para a vida cotidiana.

Zen budismo: meditação passo a passo

Quer conhecer os efeitos calmantes da meditação? Então aprenda a técnica de meditação zen budista de forma rápida e dinâmica com a Monja Coen. Assista ao vídeo a seguir:

Comunidade Zen Budista Zendo Brasil

A Comunidade Zen Budista Zendo Brasil é uma associação com sede em São Paulo. Ela possui a finalidade de difundir os ensinamentos do Buda Xaquiamuni. A associação conta, ainda, com a ajuda da Monja Shingetsu Coen para difundir esses ensinamentos.

Monja Coen iniciou seus estudos budistas no Zen Center de Los Angeles – ZCLA. A partir de então, ela dedicou 12 anos à vida religiosa entre estudos e práticas. Inclusive, desses 12 anos, 8 se passaram no Convento Zen Budista de Nagóia, Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo.

Questionamento: um cristão que pratica meditação budista pode ter conflito de crenças?

Segundo a Monja Coen, a meditação é tanto para orientais quanto para ocidentais, pois é da natureza humana a capacidade de meditar. Mas, e quando há o conflito de crenças?

Em geral, as meditações budistas trazem rituais e verbalizações típicas desta religião ou filosofia. Então, caso consiga manter distância dos rituais e/ou não se importar com eles, a prática pura e simples da meditação pode trazer grandes benefícios. 

Contudo, se você for alguém realmente crente e praticante na sua fé não é recomendada outra meditação que não a do seu credo. Isso porque assim como budistas ficariam desconfortados em escolas de cabala, cristãos também poderiam ficar em centros budistas.

Assim, caso deseje praticar o zen budismo, primeiramente procure sempre se sentir à vontade no seu grupo de meditação. Caso isso não seja possível, uma saída é a prática em grupos laicos, ou seja, não religiosos. Isso porque geralmente esses grupos praticam mindfulness. Esse, por sua vez, trata-se de uma técnica em que a meditação é praticada livre das bases éticas e filosóficas do budismo.

Quer manter o equilíbrio entre o corpo e a mente? Então conheça os cursos de meditação do Namu Cursos. Totalmente online, nossos cursos de meditação e mindfulness foram desenvolvidos para que você possa praticá-los em casa sem nenhuma dificuldade. 


Recomendados
Mindfulness

Cantar mantras: benefícios para o cérebro e o bem-estar

Você já ouviu falar em mantras? A prática milen...

Meditação

Como praticar a gratidão e ser mais feliz

  Viver no mundo atual exige muitos desafi...