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Os desafios do dia a dia muitas vezes tornam as pessoas insensíveis e extremamente nervosas. Os níveis de estresse chegam a ser tantos, que podem comprometer a saúde em um todo. Insônia, depressão, prisão de ventre, transtorno alimentar, doenças degenerativas e respiratórias estão entre os principais problemas causados por um organismo fraco e estressado. A prática de exercícios físicos é uma boa opção para quem deseja abaixar esses números. Mas para aqueles que não possuem tempo e nem dinheiro para ir a uma academia, a meditação é uma ótima alternativa.

O que é meditação

Meditar é muito mais do que se sentar para “esvaziar a mente”, é um modo de expandir a consciência, é se conectar com o seu eu, com sua energia. Além do corpo, é essencial manter a mente sã, saber quais decisões tomar e buscar a autoconsciência. Por isso, medite em lugares calmos, sem interferências ou ruídos. Procure o melhor local para se concentrar, pode ser em casa ou até em sítios mais próximos à natureza.

Não a idade mínima ou máxima para realizar a meditação, basta ter disciplina e muita vontade. É claro que nem sempre é tão fácil, pode ser que o sono venha, mas só a fato de relaxar a mente e esquecer dos problemas por alguns minutos, pode tornar o dia de alguém muito melhor.

É possível fazer do modo que se sinta mais confortável, pode ser sentado, em posição de lótus e até em pé. O importante é saber fazer e desfrutar dos inúmeros benefícios que a prática pode proporcionar. Lembre-se que é um processo, nada é realizado de uma hora para outra, mas sim gradualmente.

Quais são os benefícios da meditação

Meditar pode ajudar e muito na melhoria da qualidade de vida. Com dez minutos ao dia, é possível sentir diferença nas atividades cotidianas, começando pelos níveis de estresse. Quem medita diariamente se sente mais calmo e aliviado. Os sintomas de ansiedade e nervosismo são consideravelmente diminuídos, inclusive o cansaço mental.

Você sabia que o sistema imunológico também se beneficia com a meditação? A prática constante pode ter ação anti-inflamatória e analgésica no organismo. As substâncias liberadas auxiliam no fortalecimento e a manter a imunidade do corpo. Além da concentração, o desempenho das atividades do dia a dia também melhora.

Nada como estar bem consigo mesmo, e a meditação é capaz de ajudar nesse quesito. Quem passa por situações difíceis, como perda de trabalho, morte de um ente querido ou até fim de relacionamento, tende a ficar mais sensível e vulnerável. A meditação é uma boa para ganhar estabilidade emocional, paz interior e aumento da autoestima.

Porém, para desfrutar de todos esses benefícios, é necessário saber controlar a respiração. Não adianta tentar respirar depressa e do modo equivocado, o ideal é ficar o mais calmo possível. Existem, inclusive, algumas técnicas de respiração muito eficientes para deixar a prática ainda mais vantajosa, os pranayamas.

O que são os pranayamas

Muito se ouve falar sobre os pranayamas. Esses exercícios respiratórios são importantes aliados da meditação, eles auxiliam a manter a harmonia entre o corpo e a mente. Prana é a energia vital, é a potência, o que traz força para o corpo. Adeptos da prática acreditam que o prana está em tudo, no espaço, no homem, e que tem o poder de curar doenças e dar mais longevidade a que a tiver.

O ideal é realizá-los todos os dias, em um local separado, longe de possíveis influências externas. Os pranayamas ajudam a diminuir os níveis de ansiedade, estresse e a sentir um grande bem-estar. Se puder, desligue-se de tudo e vá para um local próximo à natureza.

A meditação e os pranayamas

Hoje em dia, a meditação não está 100% relacionada a uma única religião. Há quem a veja com fins espirituais, já outros como simples técnica para manter a saúde. Por isso, pesquise antes de escolher o tipo da prática. É preciso saber o que cada uma significa e se atende suas necessidades.

A varredura corporal, por exemplo, é muito utilizada para o aumento da consciência corporal. A amor-bondade foca nos bons sentimentos, desperta o que há de melhor pelos demais. A atenção no pensamento auxilia no controle sobre os pensamentos que surgem. Já a meditação de respiração é de grande ajuda para quem deseja ser mais concentrado, é tida como base para os demais tipos de meditação.

Existem diversos pranayamas para a preparação da meditação. O nadi shodhana, também conhecido como a respiração das narinas alternadas, é um deles. Esse exercício tranquiliza e harmoniza todo o corpo. O bhastrika, ou respiração do fole acelerado, é outro pranayama. Ele é realizado para energizar todo o corpo.

Como realizar

Antes de iniciar a prática, lembre-se de vestir uma roupa confortável. Se desejar, coloque uma música ambiente e utilize incensos no local. Sente-se com a coluna ereta e mantenha os olhos fechados.

Bhastrika

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Fique na posição de lótus, ou ajoelhado, e coloque as mãos no abdômen. Inspire e expire rapidamente, como se fosse a respiração acelerada de um cachorro. O intuito é fazer com que o abdômen entre e saia, conforme a sua respiração. Lembre-se, respiração acelerada.

Faça três ciclos completos de dez bhastrikas. É importante respeitar o seu corpo, por isso comece aos poucos e aumente gradativamente o exercício.

Você pode realizar esse pranayama pela manhã ou à tarde. Se tiver alguma restrição médica, evite-o.

Nadi shodhana

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Fique na posição de lótus com a coluna ereta. Com o dedão da mão direita, obstrua a narina direita e inspire pela narina esquerda. Com os pulmões cheios, troque a narina em atividade, obstruindo a narina esquerda e expirando pela narina direta.

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Inspire novamente pela mesma narina que você expirou (pela direita). Com os pulmões cheios, troque a narina em atividade e expire pela narina esquerda.

Faça cinco ciclos completos de nadi shodhana. Comece aos poucos e aumente gradativamente.

Você pode realizar outros pranayamas, eles ajudarão na prática da meditação. Leia sobre cada tipo da prática, escolha o melhor e desfrute de seus benefícios. A yoga também é uma aliada do bem-estar. Caso não tenha tempo para ir a um estúdio, existem diversos cursos online tão bons quanto aulas presenciais.

Foto: HAMZA BUTT / Flickr/ CC BY 2.0