A concentração é essencial para a realização de qualquer atividade, seja acadêmica, do escritório ou por simples lazer. Na maioria das vezes, porém, a pressão do dia a dia e a ansiedade acabam por prejudicar o organismo e desencadear, entre muitos outros problemas, a falta de atenção. Não seria difícil driblar esse transtorno, se não fosse pelo fato dele se estender para várias áreas da vida.

Por exemplo, é comum ver pessoas com falta de concentração no trabalho. Mas, em alguns casos, também se expande à convivência com a família e os amigos. Não se concentrar é extremamente perturbador e contribui para a sensação de impotência, o que também ajuda na baixa autoestima.

O primeiro a se fazer é parar e respirar fundo. Pense nos prováveis motivos que te levam a esse problema. É o estresse? Talvez uma depressão? O mais importante é atentar-se aos sintomas e não se acomodar. Realize atividades que te auxiliem a melhorar a concentração e, caso não consiga sozinho, procure a orientação de um profissional, já que cada organismo reage de uma maneira diferente. De príncipio, o importante é manter o corpo e a mente em equilíbrio, e para isso não é preciso muito.

Não sabe por onde começar? O blog do NAMU Cursos separou algumas atividades capazes de auxiliar quando o assunto é falta de concentração. Confira:

Melhore o seu ambiente

Uma das piores sensações é estar em um local poluído visualmente e totalmente desorganizado. As várias mensagens que esse ambiente pode trazer são as principais causas dessa falta de concentração. Tire um tempo do dia e dedique-se a arrumar esse local. Seja sua mesa no escritório ou a sala de sua casa, você verá que se livrar do ambiente pesado te ajudará a passar por essa situação com mais leveza.

Acalme-se

Já reparou que quando alguém fica muito nervoso todo o corpo sente? Pois é, é bem real. Uma pessoa que vive ansiosa e estressada tende a ter menos concentração do que aquela que consegue ter mais domínio sobre os seus sentimentos e emoções. Se estiver em um momento difícil de sua vida, tente segui-lo da melhor maneira possível. Não se renda aos problemas e nem deixe que o nervosismo te consuma, tudo tem uma solução.

Faça yoga ou pilates

Nada como uma boa atividade para acalmar os ânimos. Tanto a yoga quanto o pilates são ótimas opções para quem deseja ter a mente e o corpo em perfeita harmonia, e ainda melhorar a concentração. Sem disciplina e atenção não é possível realizar as práticas, por isso é recomendável fazê-las. E você nem precisa sair de casa. Existem diversos cursos online que, além de econômicos, trazem todos os benefícios que você procura.

Alimente-se bem

Você deve saber o quanto é incômodo trabalhar ou fazer qualquer outra coisa com fome. Então trate de se alimentar bem, pois o estômago vazio também está ligado à falta de concentração. Se ficar longas horas fora de casa, faça um lanche ou snack saudável, de preferência com produtos naturais, e siga a orientação de comer de três em três horas.

Evite o uso excessivo das redes sociais

As redes sociais são ótimas e de grande ajuda para a propagação de informações. Porém, quando são utilizadas incorretamente, podem ser uma das principais responsáveis pela falta de concentração. Se estiver terminando aquela tarefa da faculdade, prive-se de usá-las por algumas horas, assim como no escritório. A não ser que seu trabalho dependa das redes sociais, use-as somente nas horas vagas.

Gostou das nossas dicas? Então experimente fazê-las e conte-nos como foi. Também não se esqueça de compartilhá-las com seus amigos.

Foto: Sergiu-Alistar / Flickr / CC-BY-SA-2.0