Você cuida da sua pele do jeito que deveria? Muitas pessoas acabam por negligenciar os cuidados com o rosto, o que compromete a saúde da região. E ao contrário do que muitos pensam, o tônico facial tem um papel crucial nesse processo.

O tônico facial tem como principal objetivo limpar a pele, complementando a ação de sabonetes específicos. Por isso, de nada adianta lavar o rosto com água ou loção de limpeza se não utilizar um bom tônico facial. Isso porque o produto ajuda a eliminar o restante das impurezas alojadas na região.

Pessoas que usam maquiagem todos os dias devem ter essa preocupação de limpar a pele antes de dormir. Mas não se engane, até mesmo quem não usa pó, base ou corretivo precisa estar atendo. Poluição também deixa a pele suja, o que contribuir para a obstrução dos poros.

Benefícios do tônico facial

Há três passos básicos que devem ser aplicados no dia a dia para ter uma pele mais saudável, são eles: limpar, tonificar e hidratar. E para você entender melhor a importância de utilizar o tônico facial, vamos listar, a seguir, alguns benefícios do produto.

Limpa profundamente

Como já foi dito, lavar o rosto com água e sabonete não garante uma limpeza profunda, é preciso mais. O tônico facial tem um papel importante, pois complementa essa higienização, proporcionando uma pele mais saudável. O produto tira todos os resquícios de sujeira, maquiagem e cremes do rosto.

Evita o aparecimento de cravos e espinhas

Muitas vezes, o aparecimento de cravos e espinhas se dão pelo entupimento de poros. Já reparou na pele de uma pessoa que dorme de maquiagem? Certamente uma vez ou outra tem acnes no rosto, quando não regularmente.

Complementar a limpeza com tônico facial regula o ph e obstrui os poros, e, com isso, contribui para uma pele longe de cravos e espinhas indesejados.

Ajuda a manter a hidratação da pele

Como pode uma pele obstruída ser hidrata? Realmente não dá. É por isso que muitas pessoas passam hidratante todos os dias e não veem nenhum resultado.

Ao limpar corretamente, com lavagem e tonificação, a pele consegue absorver a ação do hidratante, importante para manter o rosto com um aspecto saudável e longe do ressecamento e envelhecimento.

Revitaliza a pele

Quem não quer uma pele iluminada e saudável? Pois ao utilizar o tônico facial isso é possível. Seguir o processo de limpeza é essencial para revitalizar a pele e proporcionar vitalidade para a região.

tônico facial

Cosméticos convencionais x cosméticos naturais

Agora que já sabe os benefícios do tônico facial, por que não entender a importância dos cosméticos naturais?

Os produtos convencionais, aqueles industrializados vendidos em qualquer perfumaria, tendem a ter substâncias que podem prejudicar a nossa saúde. Os derivados do petróleo, por exemplo, podem contribuir para alergias, além disso poluem o meio ambiente.

Para quem deseja ter uma pele realmente saudável, a melhor escolha são os cosméticos naturais. Esses produtos não utilizam ingredientes proibidos (aqueles que fazem mal para a pele e para o meio ambiente) e contam verdadeiras propriedades nutricionais.

Quer aprender como fazer o seu próprio tônico facial? Confira, a seguir, duas receitas.

Receita de tônico facial

Tônico facial para pele oleosa

Ingredientes

– 60 ml de água desmineralizada

– 2,5 ml de extrato glicólico de pepino

– 3 a 5 gotas de óleo essencial de melaleuca

– 2,5 ml de extrato de glicólico de cavalinha

Modo de preparo

Em um frasco bem higienizado, coloque todos os ingredientes da receita. Feito isso, misture-os. É importante agitar bem o tônico antes de utilizá-lo. Você pode colocar a receita dentro de um frasco com válvula spray. Caso não tenha, pegue um pedaço de algodão para limpar o rosto.

Tônico equilibrante

Ingredientes

– 137 g de chá de alecrim

– 60 g de vinagre de maçã

– 1 g de OE de alecrim

– 2 g de spectrastat

Modo de preparo

Chá de alecrim

O chá de alecrim deve ser feito com 8 g de alecrim para 150 g de água deionizada quente (a água não pode estar fervendo). Coloque a erva no recipiente e, aos poucos, adicione a água. Após esse procedimento, deixe a infusão descansar por 10 minutos.

Tônico

Em um frasco higienizado, coloque o chá de alecrim, o vinagre de maçã e o conservante. Feito isso, separe o frasco com válvula de spray e coloque as gotas de óleo essencial. Em seguida, adicione o resto da preparação. Agite bem antes de usar. Você pode utilizar um pedaço de algodão para limpar o rosto.

Gostou das receitas? Pois no curso de Cosméticos naturais e veganos tem muito mais. Nas aulas, você aprende o passo a passo de manteigas corporais, tônicos faciais, pomadas para dores, bálsamos labiais, máscaras faciais, esfoliantes, sabonetes, perfumes, desodorantes e muito mais.

Fonte das receitas: Flora fiora, Namu Cursos