Você sofre com os lábios ressecados? Pois um hidratante labial pode resolver esse problema. A questão é que nem sempre fazemos a melhor escolha quando o assunto é produtos de beleza. Na maioria das vezes, é comum comprar o que está mais em conta, ou então aquele que uma amiga indicou. Mas será que esse hidratante realmente fará bem a sua boca? É um cosmético que realmente melhora ou traz um alívio momentâneo?

Com o acesso às informações, fica mais fácil entender do que os cosméticos convencionais são feitos, que tipos de ingredientes possuem em sua composição. Por isso, é essencial que pesquise antes de adquirir qualquer produto. Além de fazer bem para a saúde, contribuirá para a preservação do meio ambiente.

Agora, se deseja aprender o passo a passo para um hidratante labial caseiro, está no lugar certo. Além de prático, você pode utilizar os ingredientes que desejar no preparo do cosmético. Também é uma ótima oportunidade para ter mais autonomia e não ficar dependendo de terceiros.

Animou? Confira, a seguir, 3 receitas de hidratante labial.

Hidratante labial de amêndoas

Ingredientes

20 g de óleo de amêndoas doces

10 g de cera de abelha natural

10 g de manteiga de karité

10 g de manteiga de cacau

Modo de preparo

Aqueça a cera de abelha em banho-maria. Você deve deixar a cera derreter por completo. Ainda em banho-maria, adicione a manteiga de karité e a de cacau até que derreta. Feito isso, mexa bem para que todos os ingredientes fiquem bem misturados. Por último, acrescente o óleo de amêndoas e mexa bem. Retire o preparado do fogo e despeje a mistura em bastões (sticks). O ideal é deixar repousar a mistura em um local seco, arejado e sem luz direta. Deixe descansar por, pelo menos, 10 horas.

hidratante labial

Hidratante labial com mel e açúcar

Ingredientes

1 colher de mel

1 colher de açúcar demerara (você pode bater esse açúcar no liquidificador para ficar mais fino ou também usar o açúcar mascavo)

Modo de preparo

Essa receita é bem fácil. Você deve juntar todos os ingredientes em um pote. Em seguida, misture bem o mel e açúcar. Misture até ficar com a consistência de um creme.

Para ter um melhor resultado, você deve usar o hidratante nos lábios secos e limpos. Deixe agir por alguns minutos e retire o excesso com água fria. Não é indicado utilizá-lo todos os dias, o ideal é usar o hidratante de vez em quando, ou quando sentir que os seus lábios necessitam de uma leve esfoliação.

Hidratante labial com óleo de coco

Ingredientes

1 colher de sopa de cera de candelila

1 colher de sopa de óleo de coco

½ colher de chá de manteiga de karité

5 a 10 gotas de óleo essencial da sua preferência (laranja ou hortelã)

Modo de preparo

Junte a cera, o óleo de coco e a manteiga de karité em um potinho de vidro. Leve todos esses ingredientes ao micro-ondas e tire para mexer a cada 10 segundos. Faça isso até que tudo esteja derretido. Pingue as gotinhas do óleo essencial de sua preferência e transfira o preparado para um recipiente. Deixe na geladeira por, pelo menos, 40 minutos para endurecer. Após esse período já é possível aplicar o hidratante nos lábios.

Anotou todas as receitas? Que tal aprender muito mais em um curso online completinho de cosméticos naturais e veganos? Nas aulas, as especialistas Daniella Kakazu e Luiza Monteiro ensinam o passo a passo para receitas como manteigas corporais, pomadas para dores, bálsamo labial, tônico, máscara facial, esfoliante, desodorante, perfume, sabonete e muito mais.

Confira agora mesmo o curso e compartilhe a ideia com suas amigas.