A ansiedade é um dos grandes problemas do século 21. Junto com o estresse e a depressão, faz parte do grupo de doenças que são comuns de encontrar nas pessoas, até mesmo em crianças. Preocupações em demasia, taquicardia, falta de controle, medos exagerados, problemas com sono e constantes pensamentos negativos estão entre os principais sintomas do mal.

Esse problema pode desencadear inúmeras dificuldades no dia a dia. Uma ida ao supermercado ou até buscar o filho na escola podem se tornar atividades complicadas, isso se a pessoa for extremamente ansiosa. Além disso, muitos profissionais foram forçados a abandonarem seus empregos por conta da doença, que é capaz de inviabilizar qualquer tipo de trabalho que precise de concentração ou não.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde, OMS, a ansiedade, em conjunto com a depressão, aumenta a cada ano. Subiram aproximadamente 50% entre 1990 e 2013, de 416 a 615 milhões. Ainda segundo o estudo, ao menos 10% da população mundial sofre com o problema, e 30% das doenças não fatais correspondem aos distúrbios mentais.

A ansiedade é um mal que, muitas vezes, é deixado de lado. Assim como qualquer outra enfermidade, necessita de tratamento e acompanhamento. Pensando nisso, o NAMU Cursos listou dicas para você controlar a ansiedade. Confira:

Yoga

Praticar yoga pode ser uma boa opção para quem sofre com ansiedade. As posturas trabalham o equilíbrio físico e emocional, além da respiração. A sequência de técnicas de respiração (pranayamas) ajudam o seu corpo a relaxar e se livrar de toda a tensão acumulada. Você pode fazer yoga em sua casa, quando chega do trabalho, assim você terá um momento só seu. Também pode realizar as posturas na empresa, existem inúmeras posturas que podem ser feitas na hora do almoço ou sentado mesmo.

Boa alimentação

Uma alimentação saudável também contribui, e muito, no controle da ansiedade. Evite ao máximo produtos industrializados e prefira alimentos ricos em vitaminas e minerais. A vitamina C fortalece o sistema imunológico e pode proporcionar o bem-estar. Você pode, por exemplo, comer uma laranja ou preparar um chá com a fruta. A banana também é uma boa aliada. Ela possui triptofano e serotonina, que auxilia a manter o bom humor. A serotonina, em doses moderadas, é capaz de relaxar, reduzir a sensação de dor ou vazio e aumentar a sensação de bem-estar. Leite, ovos, carboidratos e algumas carnes e peixes também entram na lista.

Exercícios físicos

A constante prática de atividades físicas pode gerar efeitos benéficos à saúde. Ao realizar exercícios, o organismo libera a endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e, consequentemente, felicidade. Essa substância é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e, inclusive a depressão. Especialistas recomendam a execução de atividades para todos os que sofrem com esses problemas. Caminhar três vezes na semana, por exemplo, já é de grande ajuda. Você também não precisa sair de casa para se exercitar. Existem cursos online, como o de pilates, que são ótimos para quem não tem tempo de ir a uma academia.

Pensamento positivo

Uma boa maneira de controlar a ansiedade é excluir da sua mente pensamentos negativos. Toda vez que pensar que algo não irá dar certo ou que induzam a desistência de um sonho, vença-os. Não permita que situações tomem conta de suas emoções. Aja com tranquilidade e sabedoria, sempre buscando a melhor solução. Lembre-se de sua família, amigos, da comida que gosta ou cante sua música preferida. Não se envergonhe de pedir ajuda. Caso precise, desabafe com alguém de confiança, sempre dá certo. E se mesmo assim os sintomas persistirem, procure a orientação de um especialista.

Gostou de nossas dicas? Quer realizar atividades para se livrar da ansiedade? Confira nossos cursos de yoga e pilates.

Foto: jwerkman / Flickr