Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Começar bem o dia é normalmente um sinal de que coisas boas estão por vir. Por isso, criar hábitos prazerosos logo após sair da cama, torna-se um requisito para que você encare todos os desafios que vierem a surgir com muita disposição — além de garantir aquele sentimento de dever cumprido no fim do dia.

Neste artigo, separamos 10 dicas muito simples de serem seguidas para ajudar você a criar uma rotina para começar bem o dia. Continue a leitura e confira o que fazer para garantir disposição e produtividade ao longo do dia!

1. Acorde mais cedo

Para ter tempo de tomar um bom café da manhã e caprichar no visual para dar aquele up na autoestima — sem precisar fazer tudo isso correndo e olhando para o relógio — é importante considerar acordar um pouco mais cedo.

Além de permitir que você cuide da sua própria saúde, essa atitude favorece a sua disposição e equilíbrio físico e mental. Comece acordando 30 minutos mais cedo e veja a diferença que isso pode fazer no seu dia a dia.

2. Evite adiar o despertador

O despertador toca, mas você sempre aperta o botão da soneca? Além de aumentar as chances de se atrasar, isso pode diminuir o tempo que você teria para se organizar antes de sair de casa. Por isso, nada de brigar com o relógio, certo?

Estabeleça um horário fixo para acordar, aquele que fornece o tempo adequado para realizar todas as suas tarefas matinais, e levante. Com o passar dos dias, você vai se acostumar com essa nova rotina.

3. Durma sempre no horário adequado

Você continua sofrendo para acordar no horário certo? Pois saiba que isso pode ser um sinal de que você não está dormindo a quantidade de horas suficientes por noite.

A maioria dos adultos precisa de, no mínimo, 8 horas de sono diariamente. Então, se você precisa acordar às 06:00h, às 21:30h da noite anterior você já pode começar os rituais para pegar no sono, como se desconectar da internet, escovar os dentes, ler um livro ou escutar uma música relaxante.

4. Alongue-se

Aproveite para se espreguiçar e se alongar logo depois de acordar. Para tanto, você não precisa fazer nenhum exercício difícil: basta sentar na beirada da cama e esticar os braços acima da sua cabeça, mantendo a postura, e flexionar os joelhos para liberar e aquecer os músculos. Esse pequeno exercício é capaz de preparar o seu corpo, ampliando a disposição para o dia que está por vir.

5. Ouça músicas

A música é uma forma de entretenimento rápido e que pode mudar completamente o seu humor. Se você não tem o hábito de ouvir música cedo, experimente! Aposte em algo mais calmo para iniciar as atividades ou aperte o play na sua playlist favorita. Seja no rádio do carro ou nos fones de ouvido, invista nesse pequeno gesto.

6. Tome um banho

Uma dica muito boa para começar bem o dia consiste em acordar e correr para o chuveiro. A água ajuda a despertar e relaxa o corpo e a mente. Além disso, você pode se mimar logo pela manhã ao usar um óleo de banho cheiroso ou um sabonete artesanal da sua preferência.

7. Invista em um bom café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia e pode definir como serão as suas próximas horas. Por isso, aposte em alimentos saudáveis para colocar na mesa, como frutas, cereais, iogurte, queijo branco, suco natural, pão integral etc.

Além de ser fonte de nutrientes, essa refeição também oferece a sensação de bem-estar ao permitir que você tenha um momento só seu e com sua família — uma ótima oportunidade de reunir todo mundo e abstrair antes de iniciar as tarefas do dia.

8. Planeje o seu dia

Organizar e planejar todas as atividades que você precisa realizar ao longo do dia é um ótimo truque para administrar melhor o seu tempo e, assim, assegurar que tudo será cumprido.

Para isso, faça uma lista ou tenha uma agenda com todas as tarefas que você deve desempenhar e organize-as por horários ou prioridade. Assim, você estará garantindo que não vai se perder nem terminar o dia com itens pendentes para o amanhã.

9. Pratique uma atividade física

Que praticar um exercício faz muito bem para a saúde você já deve saber. Começar o dia com uma atividade física, então, pode ajudar você a ter aquela sensação de bem-estar e disposição que se estendem ao longo do dia.

Caso você não goste muito de correr ou de fazer musculação, existem outras opções que podem se adaptar muito bem com as suas necessidades e características. Exemplos delas são a yoga ou o pilates. Estes exercícios estimulam a sua flexibilidade, concentração e equilíbrio, o que contribui para tornar seu dia melhor e mais produtivo.

10. Faça algo que você goste

Nada melhor do que começar o dia fazendo algo que você ama. Pode ser brincar com seu bichinho de estimação, assistir a um vídeo engraçado, dançar, fazer um caça-palavras, ler um bom jornal ou gastar alguns minutos a mais se maquiando.

Seja como for, permita-se ter esses pequenos momentos de prazer antes de começar as tarefas diárias, como ir ao trabalho, estudar ou participar de uma reunião da escola do seu filho.

11. Medite

Meditar logo de manhã para estabelecer uma conexão mais forte com o seu corpo e a sua mente é uma excelente maneira de garantir equilíbrio para o dia que está começando.

Para isso, separe alguns minutos para essa prática. Sente-se em uma posição agradável em um local calmo e silencioso ou com uma música suave que faça você relaxar.

A partir deste momento, comece a esvaziar a sua mente — uma dica para ter sucesso na meditação é prestar muita atenção nos movimentos da sua respiração e evitar pensamentos que causam ansiedade, preocupações e estresse.

Só o fato de inspirar e expirar lentamente já contribui bastante para que você atinja um estado bem-estar e equilíbrio mental necessário para seguir o dia com leveza e tranquilidade.

12. Mude de caminho

Seu dia pode ser mais incrível se você fugir da rotina e, para isso, mudar de caminho é uma boa opção. Então, que tal deixar o carro na garagem pelo menos um dia por semana?

Como alternativa, você pode ir trabalhar de bicicleta — o que faz muito bem para a saúde, e ainda, contribui para diminuir a poluição do meio ambiente.

Outra opção — se a distância não for muito longa — é ir caminhando. A cada dia, você pode passar por quadras diferentes e ainda explorar o local, o que é difícil de acontecer quando se está no volante.

Assim, você pode descobrir uma loja de sapatos que ainda não conhecia ou um restaurante novo para levar seus filhos para almoçar nos finais de semana.

Gostou das nossas dicas de como começar bem o dia? Experimente inserir esses pequenos gestos no seu cotidiano e perceba como isso vai promover melhorias na sua qualidade de vida.

Dê valor para as coisas que proporcionam prazer diariamente e permita-se, primeiramente, cuidar do seu corpo e da sua mente! Com ânimo e disposição logo pela manhã, sua rotina tem tudo para se tornar muito mais leve!

Agora, que tal descobrir 5 exercícios para começar bem o dia?  Confira como melhorar ainda mais a sua rotina!