fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Diversão e Viagens » Relacionamentos » Gerais

Gerais

Refeições em família: entenda a importância desse ritual

Preparar e degustar refeições em família são atitudes que devem ser recuperadas o quanto antes
Da redação
22/12/16
As refeições em família são tão importantes quanto necessárias. Em tempos de muita tecnologia e correria do dia a dia, sentar-se à mesa com os familiares é fortificante e fundamental. Resgatar esse comportamento pode melhorar a convivência familiar, ajudar na implantação de novas rotinas para as crianças e incluir os idosos em um ambiente agradável e acolhedor. Preparar e degustar refeições em família são atitudes que devem ser recuperadas o quanto antes. E se você ainda não se deu conta dos benefícios, acompanhe o nosso post de hoje e conheça boas razões para criar esse ritual na sua casa.

Fortalece os vínculos da família

O clichê de que tudo acontece ao redor da mesa é a mais pura verdade. Enquanto deliciamos um café da manhã ou desfrutamos de refeições completas, podemos conversar com mais atenção com os demais membros da família. Nesses momentos, compartilhamos alegrias, conquistas, projetos e expectativas e damos e ouvimos conselhos. Além disso, trocamos e recebemos orientações e direcionamentos sobre quais atitudes devemos tomar em determinadas situações. E também renovamos as energias positivas para começar ou finalizar o dia. Nas refeições em família, também somos acolhidos em situações tristes e melancólicas. Relatamos nossas dores e aflições e ganhamos todo o apoio para enfrentarmos os problemas. Isso fortalece os vínculos familiares, alivia as tensões e traz um sentimento de proteção.

Melhora os hábitos de alimentação

As refeições em família são importantes, pois ensinam hábitos alimentares saudáveis. O primeiro deles é sentar-se à mesa adequadamente e sem distrações tecnológicas que impeçam a alimentação correta. Enquanto isso acontece, é possível analisar calmamente os alimentos que estão servidos e mastigar devagar, facilitando, desse modo, o processo de digestão. Também podemos desfrutar de comidas mais naturais ou pouco industrializadas, uma vez que o preparo caseiro tende a ser mais saudável. Sendo repetidos frequentemente, esses bons hábitos tendem a ser seguidos por todos os que participam das refeições em família e serão perpetuados para outros lares que serão formados no futuro. Fazer um delicioso cardápio vegetariano ou até mesmo surpreender a família e preparar pratos orientais são alguns exemplos de boas dicas para valorizar a rotina alimentar e torná-la mais saudável.

Incentiva o diálogo entre as pessoas

Tanto as crianças quanto os idosos necessitam de atenção voltada para o seu discurso. Para os menores, isso é importante, pois estimula o desenvolvimento cerebral, aprimora o vocabulário e promove um discurso coerente. Para as pessoas mais velhas, é o momento de desfrutar da companhia dos filhos e dos netos, da oportunidade de relatar as suas atividades e de receber carinho de todos, valores que prezam muito nas suas vidas.

Distribui responsabilidades entre os familiares

Quando as refeições são feitas em casa, é importante delegar responsabilidades entre os membros. Essas atividades são absorvidas como compromissos e, assim, todos trabalham para deixar a refeição mais gostosa. A rotina implantada de forma prazerosa e organizada incentiva, entre crianças e adultos, o sentimento de união em prol de benefícios em comum. As refeições em família devem fazer parte da rotina da casa. Elas fortalecem os vínculos afetivos, melhoram os hábitos alimentares e resgatam valores adormecidos. Então, se você se convenceu desses benefícios, dedique-se para que pelo menos uma refeição do dia seja feita junto com os seus familiares. E se você acha que é importante propagar informações positivas e cativantes, compartilhe este texto nas redes sociais e ajude a mudar a rotina das refeições em família dos seus amigos.

Recomendados
Gerais

Como reconquistar um amor perdido

Movimentos transformam espaços públicos em loca...

Gerais

Dicas simples para melhorar o convívio familiar

Um passeio ao parque pode ser o que precisa par...