Há quem acredite que para manter uma vida equilibrada é preciso muito. Mero engano. A qualidade de vida não se ganha só com dinheiro. Inclusive, existem muitas pessoas que, mesmo com boas condições de vida, são sedentárias e não dão a importância devida à saúde. Problemas como estresse, ansiedade e má alimentação são comuns em todas as classes sociais, então não se deixe levar por esse tipo de conversa. É possível ter a saúde em dia com hábitos simples e que não pesam no seu bolso.

É fato que não é nada fácil lidar com as dificuldades diárias. Longas horas de trabalho seguidas e contratempos com o transporte público podem tornar-se grandes transtornos. E até mesmo chegam a influenciar de forma direta na manutenção do organismo, não é à toa que dores de cabeça, de coluna e desarrancho intestinal, por exemplo, muitas vezes são consequência desse tipo de vivências.

Se você é jovem, mora sozinho e não tem tempo e nem muito dinheiro para ir a uma academia, não se desespere. O blog do NAMU Cursos criou uma lista de hábitos que podem te ajudar a ter mais qualidade de vida, proporcionando o devido bem-estar, e o melhor, sem gastar muito. Confira:

Durma bem

Sabe aquela velha história de dormir oito horas por dia? É real e deve ser levada sim em consideração. Uma noite bem dormida torna o dia mais produtivo, com mais energia. É necessário ter consciência do corpo, saber o momento de descanso, quando se deve parar. Lembre-se que sua saúde deve estar em primeiro lugar, então não troque seu sono por pouca coisa.

Uma dica é manter o ritmo do sono, ou seja, tente ir dormir sempre na mesma hora. Evite utilizar aparelhos eletrônicos até 60 minutos antes de se deitar, já que eles podem retardar o sono e até mesmo gerar insônia.

Consuma alimentos saudáveis

Já se sabe que uma boa alimentação é sinal de saúde duradoura. Um cardápio desequilibrado e cheio de produtos industrializados, além de não ser nada saudável, deixa o organismo vulnerável a possíveis doenças. O consumo excessivo de alimentos cheio de conservantes e corantes é um dos principais fatores da desarmonia corporal. Invista nos naturais. Coma frutas, verduras, legumes. Faça sua própria marmita em casa. Você verá que ao longo do tempo terá mais disposição e sentirá seu corpo mais leve e feliz.

Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos também são de grande ajuda. Nada como caminhar ao ar livre ou dar aquela corrida básica logo pela manhã. Mas se seu forte não for pegar no pesado, invista em práticas mais leves, como o pilates e a yoga. Esqueça estúdio, é possível fazer em casa, inclusive os benefícios são os mesmos, desde que você se aplique nas aulas.

Além de mais baratos, os cursos online têm a vantagem de poderem ser realizados em locais e horários distintos. Você só precisa de um espaço em sua casa e uma roupa confortável.

Seja feliz

Não deixe que situações da vida te abatam. Por mais que possa parecer difícil, um dia acaba. São nesses momentos que se deve fortalecer o espírito e seguir em frente. Saia com seus amigos, aproveite a companhia da sua família, brinque com seus pets. É aí que a verdadeira felicidade mora. O trabalho foi puxado? Deixe para lá, o seu lar é um lugar de paz e de descanso, então relaxe. A vida é muito curta para desperdiçá-la com murmurações.

Quer melhorar seu estilo de vida? Então siga nossas dicas e compartilhe com seus amigos.

Foto: Alessandra Haro