fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

Problemas na coluna: como afetam sua vida

Fazer esforço diário sem ter a devida preparação física, como erguer cargas excessivas, pode desencadear diversos problemas na coluna. Fique atento
Da redação
17/03/17

Sem tempo para ler o artigo "Problemas na coluna: como afetam sua vida"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Os problemas na coluna afetam grande parte da população. Embora sejam desagradáveis, é algo já esperado. Isso porque muitas pessoas adotam o sedentarismo como hábito de vida. Por trabalharem em escritório e em frente a um computador, acabam passando o dia inteiro sentadas com uma postura completamente inadequada — o que se torna um prato cheio para o desenvolvimento de doenças e dores nas costas.

Outro motivo que contribui para essa condição é o fato de que grande parte das empresas não foca em um trabalho preventivo com ginástica laboral. Também não possuem uma sala de exercícios físicos para os funcionários — o que é fundamental para incentivar a movimentação nas pausas durante o expediente.

Por outro lado, também não adianta praticar uma atividade física de forma incorreta, isso pode prejudicar a saúde da coluna. Erguer cargas excessivas sem ter a devida preparação física, por exemplo, pode desencadear diversas doenças na região.

Quer descobrir quais são os problemas de coluna que mais atingem as pessoas na atualidade? Preparamos uma lista com algumas das patologias mais comuns, as formas que elas afetam a saúde e dicas de como podem ser prevenidas e tratadas. Acompanhe!

7 problemas na coluna mais comuns

Hérnia de disco

A hérnia é uma condição que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, no entanto é mais comum na coluna. O disco intervertebral tem uma função amortecedora entre uma vértebra e outra. Quando sofre impactos intensos ou leves porém constantes, ocorre uma protrusão, ou seja, o disco tem uma parte deslocada para fora do espaço normal, causando a hérnia.

Com o disco fora do lugar, ele pode pressionar outras estruturas, como nervos e vasos sanguíneos, causando, por exemplo, a famosa ciatalgia, que é a dor no nervo ciático. Dependendo da gravidade, a hérnia de disco pode desencadear dormência nos membros inferiores. Isso impede o indivíduo de se movimentar normalmente.

Para prevenir esse problema, é importante evitar exercícios que forçam excessivamente ou que colocam muito peso sobre a coluna. O tratamento pode ser feito de forma conservadora com medicamentos, repouso, fisioterapia e exercícios para fortalecer a região. Contudo, se já estiver num estado mais grave, uma cirurgia pode ser necessária.

Lombalgia

A lombalgia se caracteriza por uma dor na região lombar e está entre os problemas de coluna mais comuns entre a população. Ela pode ser causada por diversos fatores, como posição errada da coluna durante os afazeres diários. Passar muitas horas sentado e não se exercitar também contribuem para esse quadro.

O tratamento é feito com o auxílio de medicamentos, repouso e exercícios adequados. É muito importante que os músculos paravertebrais e quadrado lombar sejam fortalecidos para evitar que essa dor se torne crônica e recorrente. Vale também apostar na prevenção, fazendo alongamentos ou levantando a cada uma hora durante o horário de trabalho.

causadores de problemas na coluna

Artrose

Apesar de atingir mais os idosos, a artrose pode ser desenvolvida em qualquer fase da vida. Essa doença, que afeta as articulações da coluna, acontece por causa de traumas e abuso no levantamento de pesos. Também tem influência de fatores genéticos.

Pessoas com esse problema apresentam sintomas como dores intensas nas costas e muita dificuldade para levantar da cama. Além disso, os pacientes que têm artrose na coluna costumam apresentar focos dessa doença em outras articulações do corpo, o que agrava o caso. O tratamento inclui medicação, sessões de fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.

Cervicalgia

As dores da coluna também podem aparecer na região do pescoço, ficando conhecidas como cervicalgia. Essa é uma patologia que aparece de forma súbita, e a causa normalmente está associada a movimentos bruscos ou traumas na região. Os músculos podem ficar tensionados causando o conhecido torcicolo, algo que tende a atrapalhar a rotina. O tratamento pode ser à base de medicamentos, repouso, fisioterapia e atividades físicas.

Escoliose

escoliose é um tipo de deformidade na coluna vertebral que pode causar ou não a “giba”, uma protuberância na região. A origem depende muito do tipo de escoliose:

  • congênita — caracteriza-se pela má formação das vértebras ainda durante a gestação;
  • neuromuscular — relacionada à fraqueza muscular, espinha bífida, paralisia cerebral, entre outros;
  • idiopática — ainda não possui causa conhecida.

Uma pessoa com escoliose pode apresentar dores constantes na coluna, e o tratamento depende do tamanho da curvatura desenvolvida. O uso de coletes ou a realização de cirurgias podem ser necessários.

 

Cifose

A cifose é mais um dos problemas de coluna que provocam uma curvatura anormal das vértebras, sendo que essa acontece para fora. Também chamada de corcunda, essa doença é resultado de traumas, osteoporose, desequilíbrio do sistema neuromuscular ou ainda é decorrente de herança genética, como espinha bífida.

Para evitá-la, é importante trabalhar exercícios físicos que estimulem o fortalecimento dos músculos da região e conservem a postura das costas na posição ideal. O tratamento também envolve prática de exercícios físicos, uso de coletes e cirurgias para os casos mais graves.

Lordose

A lordose ocorre quando a coluna torácica apresenta uma curvatura excessiva para dentro, não havendo desvios laterais como na escoliose. O indivíduo anda com o peito estufado para fora.

Essa condição pode ser dolorosa e se tornar crônica, causando sérios problemas na coluna com o passar dos anos. Se apresentar a condição, você deve procurar um médico especialista. Só ele pode realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento que, na maioria das vezes, é feito com fisioterapia e exercícios físicos.

Nesse sentido, o pilates é uma ótima opção para readequar a postura e fortalecer os músculos das costas a fim de recuperar a posição natural da coluna.

Todas as doenças citadas neste artigo geram sintomas desagradáveis que podem afetar a vida das pessoas acometidas de maneira significativa. Todavia, elas podem ser facilmente prevenidas com medidas simples no dia a dia, como prática de uma atividade física, pausas no trabalho para exercícios laborais ou simplesmente se levantar um pouco da cadeira e se alongar. Por esse motivo, não deixe de investir na sua saúde e insira esses hábitos na sua rotina.

Caso já tenha desenvolvido algum desses problemas, procure um médico para que ele estabeleça o tratamento mais adequado com medicação, fisioterapia, cirurgia ou outras medidas necessárias. Mas lembre-se: aliar o tratamento convencional com a prática regular de exercícios físicos é uma ótima maneira de acelerar sua recuperação e aumentar sua qualidade de vida.

Quer ver um resumo desse texto em vídeo? Aperte o play!

Gostou de saber um pouco mais sobre os problemas de coluna? Agora, não descuide da saúde e previna-se! Exercite-se e proteja suas costas de posturas incorretas e do excesso de peso. Assim, você vai evitar que esses problemas atinjam sua coluna e afetem sua rotina de forma muito negativa.

Faça em casa

Quer descobrir mais sobre exercícios que ajudam em situações de dor na coluna? Então, aprenda 3 posturas de yoga que auxiliam no tratamento desse problema agora mesmo. 

Também não deixe de conhecer nossos cursos online de yoga e pilates. Não irá se arrepender.

 


Recomendados
Saúde

6 passos para melhorar a autoestima

Quer aumentar a sua autoestima para ter bem-est...

Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...