É comum ouvir reclamações de dores nas costas. A má postura no trabalho é a causa de problemas  no pescoço e nas articulações. Na maioria das vezes, as pessoas nem percebem que estão com a postura inadequada. Como consequência dessa atitude, muitos profissionais precisam se afastar de suas funções por conta de inúmeras doenças.

Para não ter complicações de saúde e ainda ficar bem-disposto, preparamos este post. Aqui você confere 6 hábitos ruins e ainda aprende como evitá-los. Continue a leitura e confira!

1. Sentar de maneira errada

O hábito de sentar de maneira errada até parece algo sem importância. No entanto, pode causar muitos prejuízos em sua coluna. Outras partes do corpo que também ficam prejudicadas com a má postura são o pescoço e o nervo ciático.

A maneira correta de sentar deve ser com o quadril posicionado bem perto do encosto da cadeira. Feito isso, verifique se seus pés alcançam o chão. Caso não consiga, coloque um apoio no piso, para ficar na posição ideal.

2. Cruzar as pernas

O costume de cruzar as pernas atrapalha a ter uma postura correta. Com essa maneira de sentar, cria-se um desnível do quadril. Como consequência disso, a coluna lombar fica com a inclinação maior em um dos lados. A dica é sentar sempre com as pernas paralelas e com os pés apoiados no chão.

3. Usar cadeira não apropriada

Para quem trabalha sentado, a cadeira deve ser ergonômica, na medida em que essa opção possui características que acomodam a coluna e a deixa confortável. Nesses modelos, os assentos apresentam regulagem de altura, apoio para os braços e acostamento. No longo prazo, o uso de outro tipo de cadeira pode causar desconforto e lesões na cervical, na lombar e nas pernas.

4. Passar o dia todo sentado

A dica aqui é evitar ficar sentado o tempo todo enquanto trabalha. Devido ao excesso de atividades, sem perceber, você fica horas sem se levantar. No curto prazo, isso pode gerar enfraquecimento dos músculos. Procure levantar, caminhar por algum tempo a cada 30 minutos e se alongar. Para lembrar de seguir essa pausa, coloque um alarme para tocar. Inclusive, existem aplicativos que podem ser úteis para essa função.

5. Segurar o celular de maneira inadequada

De modo a ficar com as mãos livres e poder falar no telefone ao mesmo tempo, segurar o celular com o ombro é um hábito que tem se tornado muito comum. Contudo, essa atitude pode ocasionar tensão nos músculos do pescoço, parte superior das costas e ombros. Nesses casos, a orientação é usar fones de ouvido para manter a produtividade sem ter dores na coluna.

6. Olhar para baixo para acessá-lo

Ainda em relação ao celular, ao inclinar-se constantemente para mexer no aparelho, você desenvolve rigidez nos ombros e nas costas. Além disso, a coluna passa a ficar arredondada, o que proporciona degeneração vertebral, dores de cabeça e danos nervosos. Para consertar essa má postura, indicamos usar os dispositivos móveis na altura dos olhos.

Para finalizar, não se esqueça de observar sua postura no trabalho todos os dias. Com o tempo, cada posição e procedimento correto tornará hábitos saudáveis em uma rotina natural.

Agora que você já aprendeu a ter postura correta no trabalho, conheça também alguns exercícios de yoga para quem trabalha o dia todo sentado. Boa leitura!