O corpo humano recebe muitos estímulos externos. Esses estímulos podem causar tensões e contribuir para o desenvolvimento de estresse e ansiedade, entre outros problemas. Óleos de massagem, quando aplicados com os movimentos corretos, podem aliviar esses sintomas e contribuir para o bem-estar.

A massagem nada mais é que uma prática que utiliza as mãos, ou objetos específicos, para o amassamento de determinadas regiões do corpo. Costas, pernas, braços, pescoço, mãos, pés, tudo pode receber massagem, desde que feita por pessoas competentes. Uma fricção malfeita pode lesionar a área em que foi aplicada.

Existem inúmeras técnicas de massagem que podem ser realizadas para melhorar a qualidade de vida, entre elas: ayurvédica, desportiva, detox, shiatsu, reflexológica e linfática. Cada uma é feita de uma maneira e contém seus benefícios específicos.

A massagem ayurvédica, por exemplo, tem origem indiana e normalmente é aplicada no chão, em cima de um mat. Ela engloba conhecimentos de yoga e ayurveda e traz inúmeros benefícios para o equilíbrio entre o corpo e a mente. O método conta com toques profundos usando mãos, pés e cotovelos, também faz uso de óleos vegetais. Ela desintoxica, diminui sintomas de estresse e ansiedade, fortalece o sistema imunológico e realinha a postura.

óleos de massagem

Óleos de massagem no dia a dia

Se a massagem em si já traz benefícios, quem dirá com a aplicação dos óleos? Muitos não sabem, mas os óleos de massagem, quando naturais, contêm propriedades incríveis, que podem ajudar tanto o lado físico quanto o mental.

Confira, a seguir, alguns óleos de massagem mais utilizados no dia a dia.

Lavanda

O óleo de lavanda é muito utilizado na aromaterapia e na aplicação de massagens. Ele tem propriedades que ajudam a relaxar os músculos e aliviar as tensões. Por isso, é uma boa opção para quem precisa tirar o estresse e dores musculares. Além disso, também contribui para o alívio de enxaquecas e ajuda a manter a saúde do sistema nervoso.

Sândalo

O óleo de sândalo é outro muito utilizado na massagem. Assim como o de lavanda, conta com propriedades terapêuticas, que ajudam tanto o lado físico quanto o mental. Ele é ótimo para aqueles dias mais estressantes, pois tem substâncias que proporcionam relaxamento e grande bem-estar. Também tem ação antioxidante, que ajuda a melhorar a circulação e tensão arterial.

Amêndoas

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o óleo de amêndoas. Ele está muito presente na composição de cosméticos convencionais como cremes, shampoos, condicionadores e sabonetes. Mas realmente conhece os benefícios desse óleo?

O óleo de amêndoas é rico em nutrientes. Ele é uma boa escolha para quem tem a pele ressecada, já que as substâncias ajudam a hidratar qualquer região, inclusive as mais secas como pés e cotovelos. Também ajuda a atenuar estrias.

Camomila

A camomila é conhecida por ter propriedades calmantes, é por isso que muitas pessoas consomem a planta em chás para aliviar o estresse e a ansiedade. O óleo também tem seus benefícios.

O óleo de camomila é ótimo para aliviar dores musculares, cólicas menstruais, tensão e dores de cabeça. Quando aplicado na pele, ajuda a tratar algumas alergias específicas.

óleos de massagem

Aloe vera

Também conhecido por suas propriedades nos cabelos, o óleo de aloe vera é um ótimo aliado da pele. As vitaminas e minerais presentes proporcionam ação antioxidante ao óleo, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação e desintoxicar o corpo.

Ele ainda auxilia a evitar o envelhecimento precoce da pele, hidratar e reduzir o risco de infecções. Incrível, não é mesmo?

Óleo de massagem Ylang Ylang

O óleo de ylang ylang é um dos mais utilizados na aromaterapia. Na massagem, ele é um potente relaxante, o que auxilia no alívio de estresse e ansiedade. Inclusive, pessoas com hipertensão alta podem se beneficiar das suas propriedades. Também ajuda a tratar dor de cabeça e dor muscular.

Coco

Quem disse que o óleo de coco só pode na cozinha? Esse óleo essencial é um bom pedido quando o assunto é relaxamento e alívio de estresse e ansiedade. Ele também trata cansaço mental e ajuda a manter a pele jovem e hidratada. Você pode utilizá-lo, inclusive, em áreas que tendem a um maior ressecamento, como os pés, os joelhos e os cotovelos. Na estética previne o envelhecimento precoce e atenua linhas de expressão.

Esses são alguns dos óleos mais utilizados nas massagens. Porém, é importante alertar que muitos não devem ser aplicados diretamente na pele, eles podem ser combinados com óleos vegetais. Certifique-se também que não possui alergias a algum componente do óleo. Peles sensíveis, muito oleosas ou com problemas dermatológicos devem redobrar a atenção. Não ingerir sem a orientação de um especialista.

Óleos essenciais nos cosméticos

Como já foi visto, os óleos essenciais possuem grandes benefícios. Mas você sabia que também podem ser utilizados em cosméticos?

Os cosméticos naturais são uma alternativa para quem deseja parar de usar produtos industrializados. Optando por maquiagens e cremes com ingredientes naturais, estará contribuindo para a preservação do meio ambiente e da sua saúde.

Quer saber mais? No curso Cosméticos naturais veganos – Produtos para a pele, as professoras e especialistas Daniella Kakazu e Luiza Monteiro ensinam receitas incríveis para o dia a dia, entre eles: manteiga corporal, pomadas, bálsamo labial, tônicos faciais, máscaras faciais, esfoliantes, desodorantes, perfumes terapêuticos e sabonetes artesanais. Vai perder? Confira agora mesmo!