Você conhece o óleo de melaleuca? 

A melaleuca alternifolia, Tea Tree ou Árvore do Chá, como também é conhecida, possui características fortes como sua casca fina e folhas alongadas, podendo atingir cerca de 7 metros de altura. Sua importância está diretamente relacionada aos benefícios da utilização do óleo de melaleuca, que é produzido a partir das folhas. 

Apesar de um nome complicado para se decorar, o óleo de melaleuca é um ótimo aliado para cuidar da pele e da saúde. 

A malaleuca conta com propriedades antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Pode ser usada para tratar acne, micoses de unha, caspa e muitos outros problemas, inclusive feridas e queimaduras.  

Abaixo, damos alguns bons motivos para começar a incluir algumas gotinhas do óleo de Melaleuca na sua rotina de cuidados com a saúde e beleza hoje mesmo. Confira!

Óleo de melaleuca melhora as espinhas e acnes da pele 

Um recente estudo publicado no Medical Journal of Australia registrou que uma solução de 5% de óleo de Melaleuca trata acne tão bem quanto a mesma quantidade de peróxido de benzoila, ingrediente bastante presente nos produtos para tratamentos antiespinhas. 

A vantagem de usar a melaleuca ao invés de produtos mais abrasivos, é que com poucas gotinhas milagrosas você não vai precisa se preocupar com a descamação da pele na hora de tratar a acne. 

Para quem ficou curioso sobre o óleo, vale ressaltar que ele é um antibiótico e antisséptico poderoso. Ao mesmo tempo, que é delicado com a pele, ajuda a reduzir as bactérias que se alojam sobre a pele. O que também acalma as inflamações e vermelhidão ao redor da acne. 

Dica: misture  duas gotas de óleo de melaleuca em um copo de água. Aplique a solução com um algodão sobre a pele. Mas atenção: por ser um óleo superconcentrado, nada de aplicá-lo direto na pele do rosto. 

Elimine as micoses da unha 

O óleo de melaleuca conta com propriedades fungicidas. Por isso, pode ser bastante eficaz no tratamento contra a micose nas unhas. Pode ser usado sozinho ou em combinação com outros óleos essenciais

Dica: para tratar as micoses nas unhas aplique algumas gotas sozinhas ou misturadas. Pode ser misturadas com outros óleos essenciais como de rosa mosqueta, amêndoa, coco ou, também, copaíba. Aplique diretamente nas unhas afetadas.

Anticaspa natural e poderoso 

Se você sofre com a caspa e, mesmo depois de fazer tratamento com shampoos específicos, os pontinhos brancos continuam ali, conte com a ajuda do óleo de Melaleuca. 

os benefícios do óleo de malaleuca

O ingrediente natural previne o ressecamento do couro cabeludo e ainda faz uma limpeza profunda na raiz, eliminando resíduos que podem estar ocasionando a descamação do couro cabeludo. 

Dica: adicione algumas poucas gotinhas do óleo de melaleuca puro no shampoo de sua preferência e use-o normalmente. 

Alivia as dores musculares

Para aliviar as dores musculares advindas de treinos ou alguma distensão no músculo, o óleo de melaleuca pode ser uma boa alternativa.

As propriedades antiinflamatórias do óleo são ótimas para tratar aquelas dores pós-treino. Pois estimula o fluxo sanguíneo, acelerando a cicatrização e aumentando a taxa de novos tecidos e no crescimento celular. 

Banhos de assentos para cuidar da saúde íntima 

Segundo estudo divulgado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, estimou que provavelmente 55% de todas as mulheres do mundo terão ao menos um episódio de infecção vaginal por fungos ao longo de suas vidas. E o poderoso óleo de melaleuca pode auxiliar no tratamento desses casos. 

Uma outra pesquisa, da University of Western Australia, comprovou que o ingrediente natural, mesmo se usado em baixas concentrações, é capaz de eliminar o principal fungo causador da candidíase. 

Dica: em uma bacia misture cinco gotinhas do óleo essencial de melaleuca em um litro de água morna. Sente-se dentro dela por cerca de 20 minutos. 

Amiga da depilação, a melaleuca acalma a pele 

Se toda a vez que se depila com lâmina ou cera os pelos encravados e pele ardendo cismam em te perturbar, a melaleuca pode ser a solução que procurava, pois auxilia a diminuir a inflamação da pele. 

Dica: Antes de usar a lâmina pingue uma gotinhas de óleo de melaleuca nela. Você vai notar a diferença na primeira passada. 

Agora, para as adeptas da cera, a sugestão é aplicar a mistura de uma colher de sopa de gel de aloe vera com três gotinhas do óleo essencial sobre a área recém-depilada para evitar possíveis irritações.

cuidados pessoais

Diga adeus ao mau hálito 

Ajuda a combater os microorganismos que provocam as cáries e o mau hálito e, devido às suas propriedades antissépticas e antibacterianas, também auxiliam a prevenir o aparecimento da placa bacteriana, inflamações na gengiva e, consequentemente,  tártaro. 

Dica: faça um enxaguante bucal caseiro misturando uma gota de óleo de melaleuca para uma xícara de água morna e faça o bochecho com o líquido até duas vezes ao dia. 

O óleo de melaleuca tem alguma contraindicação?

Apesar de ser bastante raro algumas pessoas podem ter alergia ao produto e apresentar efeitos colaterais como irritação da pele, reações alérgicas, coceira, queimação, vermelhidão e secura da pele.  

Por isso, mesmo que seja um produto natural, antes de usar o mais indicado é procurar um médico dermatologista para fazer o teste e ver se tem algum tipo de rejeição à melaleuca. 

E atenção: na hora de comprar o óleo de melaleuca é bom se informar da procedência do produto, pois, hoje, são comercializados no mercado produtos de baixa qualidade adulterados com óleo de eucalipto.

Quando não usar o óleo de melaleuca

Antes de qualquer coisa, não é porque um produto é natural que ele não é tóxico. Nunca ingira o óleo de melaleuca. Ele pode, sobretudo, causar confusão, dificuldade em controlar os músculos e em fazer movimentos ou causar diminuição da consciência. 

Importante também lembrar que o óleo essencial é extremamente tóxico para animais de estimação, principalmente para os gatos. Por isso, atenção onde coloca ou guarda o seu óleo de melaleuca. 

Você tem mais alguma dica sobre o óleo de melaleuca que não citamos nesse texto? Compartilhe com a gente nos comentários. No Namu temos um curso online inédito de cosméticos naturais veganos para a pele que contam com receitas exclusivas feitas com o óleo de melaleuca. Ficou curioso? Clique aqui e saiba tudo sobre essas aulas!