fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Terapia Integrativa » Reiki

Saúde

O que é reiki e quais são os seus benefícios

O reiki acredita que todo ser humano possui uma energia vital, assim como outras terapias, e, com a imposição das mãos, controla essa energia
Bruno Torres
05/06/19

Pessoas que procuram terapias complementares para o alívio de alguns sintomas comuns no dia a dia, encontram no reiki um bom aliado. O método foi criado no Japão pelo mestre Mikao Usui e utiliza a imposição de mãos para proporcionar mais bem-estar a quem precisa.

Ao contrário do que muitos pensam, o reiki não é uma religião, apesar de ter raízes no xintoísmo e no budismo. A prática acredita que todo ser humano possui uma energia vital, assim como outras terapias, e, com a imposição das mãos, controla essa energia.

Já reparou como o corpo fica quando o organismo está em desequilíbrio? É preciso manter a energia fluída e equilibrada para que prevenir e/ou aliviar os sintomas de qualquer transtorno. Essa energia (positiva e negativa/ ying yang) precisa ser canalizada e na medida certa.

Por exemplo, quando a pessoa está muito estressada, quer dizer que o yang está em desequilíbrio. Impaciência, hiperatividade e intolerância estão entre outros problemas acarretados pelos indivíduos com predominância yang. Já o ying em demasia pode deixar a pessoa desanimada, sem alegria, sem felicidade. Depressão entra lista das doenças causadas por essa desarmonia.

O reiki também visa equilibrar os sete principais chacras.

Como funciona uma sessão de reiki

A sessão de reiki, assim como da homeopatia e aromaterapia, é individual. Cada paciente é tratado conforme o seu problema pessoal. Para isso, o especialista analisa a história de vida da pessoa.

Normalmente, a sessão acontece com o paciente deitado. O terapeuta vai aplicando o reiki sobre as áreas necessárias, no local onde os chacras estão localizados.

reiki

Benefícios do reiki

Essa terapia é uma forma de ter mais qualidade de vida. Quer saber mais? Confira, a seguir, alguns benefícios que o reiki pode te proporcionar.

Alívio de estresse e ansiedade

O reiki é um bom método para quem está passando por uma situação difícil na vida, principalmente quando relacionado ao estresse e a ansiedade.

Quando aplicada, a terapia diminui a tensão tanto no físico quanto no psicológico. Traz paz interior e deixe a mente calma. Ajuda a diminuir as preocupações e, de certa forma, a se desapegar do passado.

O método é bom para quem anda sempre irritado e sem paciência. Mulheres que estejam na fase da TPM também podem se beneficiar com a prática.

Melhora a respiração

Já reparou como é ruim respirar incorretamente? Normalmente, praticantes de atividades físicas sentem uma dor aguda na região abdominal quando não respiram do jeito certo. A ansiedade, por exemplo, é uma das consequências da má respiração.

O método ajuda a manter a mente calma e, com isso, regula a respiração.  

Energiza o corpo

Como já foi dito, o reiki é baseado no conceito dos sete principais chacras. Para isso, normalmente, faz a imposição de mãos nessas regiões. Ele tem a capacidade de energizar o corpo de forma benéfica, contribuindo para o equilíbrio em um todo.

Proporciona boa noite de sono

Sofre com insônia? O reiki pode te ajudar. O método é procurado por quem deseja ter uma boa noite de sono. Os efeitos da sessão são tão eficientes, que muitas pessoas acabam por dormir durante o tratamento.

Porém, como cada corpo é um corpo, uma sessão apenas pode não fazer o efeito desejado. Nesses casos, a melhor opção é continuar o tratamento com o terapeuta, para que consiga o relaxamento necessário e o sono tão esperado.

Aumenta o autoconhecimento

Assim como o yoga, o reiki ajuda quem precisa desenvolver o autoconhecimento, importante para o dia a dia de qualquer pessoa.

Ter a mente em paz e a tranquilidade para lidar com os desafios do dia a dia é essencial para ter mais qualidade de vida. O reiki, por sua vez, ajuda a tranquilizar as emoções e a fazer um mergulho no próprio eu. O que eu gosto? O que eu preciso? Como devo agir?

Agora que já sabe mais sobre o reiki, que tal ter mais qualidade de vida sem sair da sua casa? Com os cursos online do Namu, você tem a oportunidade de proporcionar ao seu corpo e a sua mente um grande bem-estar. Não perca mais tempo!


Recomendados
Florais

Fitoterapia: como melhorar a ansiedade

Se você só conhece a passiflora como fitoterápi...

Terapia Integrativa

Como obter renda extra com massoterapia

Se você sempre sonhou em trabalhar no ramo da e...