fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Mindfulness

Meditação

O que a gula tem a ver com o equilíbrio emocional?

Muitas pessoas são calmas, mas não tem equilíbrio emocional e acabam descontando todas as tensões e frustrações na comida
Da redação
30/01/19

Sem tempo para ler o artigo "O que a gula tem a ver com o equilíbrio emocional?"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

 

Ter equilíbrio emocional é saber lidar com as próprias emoções, sentimentos. É saber agir na hora certa e da melhor maneira possível, sem que isso prejudique a própria pessoa e os que estão em volta.

Pessoas que vivem em um ambiente estressante, como as grandes cidades, estão mais propensas a ter problemas emocionais. Trabalho, relacionamentos, estudos, tudo pode contribuir para a desarmonia entre o corpo e a mente, o que pode gerar grande incômodo ao indivíduo.

Uma pessoa equilibrada emocionalmente é mais feliz. É capaz de parar e pensar no que fazer. É capaz de entender o próximo e reagir com calma em qualquer situação, sem se exaltar ou se machucar. Quem alcança o equilíbrio, ou a inteligência emocional, consegue lidar com adversidades e alcançar os seus objetivos com mais facilidade.

Equilíbrio emocional e alimentação

O problema nem sempre está no gritar ou no responder mal ao próximo. Muitas pessoas são calmas, mas acabam descontando todas as tensões e frustrações na comida.

Hoje em dia, a alimentação surgiu como escape para quem precisa relaxar. Estou estressado, vou comer um chocolate. Não aguento mais esse trabalho, vou beliscar um salgadinho. O problema não está no fato de comer, mas sim no de exagerar.

Quantas vezes já não se pegou comendo um pacote de bolacha inteiro pelo simples fato de estar chateado? Ou então já não ficou com vontade de devorar uma pizza porque brigou com alguém? Isso não é fome, se chama gula.

Muitos se perguntam o que a gula tem a ver com o equilíbrio emocional, e aí está a resposta. Tudo o que você come em excesso sem sentir fome é gula. A sede pelo prazer e pela satisfação acaba levando as pessoas a buscarem na comida uma solução para os seus problemas.

A ingestão de alimentos doces (bolos, tortinhas, sorvetes) e salgados (pizzas, pães, carboidratos em geral) possuem algumas substâncias que proporcionam bem-estar momentâneo. É por isso que são tão requisitados nas horas de maior angústia. Porém, apesar de aparecerem apetitosos, é preciso tomar cuidado, já que o consumo em excesso faz mal e pode contribuir para doenças sérias, como obesidade e diabetes.

equilíbrio emocional

Como manter o equilíbrio

O autoconhecimento é uma boa forma de desenvolver o equilíbrio emocional. Não tem como tomar uma decisão, por pequena que for, sem se autoconhecer. Isso faria com que o indivíduo sempre agisse pela emoção, e não pelo o que realmente precisa.

Ter consciência das emoções é outra forma de alcançar o equilíbrio emocional. Saber o que está sentido ajuda a entender o por que reagiu daquela maneira e como pode melhorar o seu comportamento.

Trabalhar a mente ajuda a controlar as emoções, afinal o cérebro é o responsável pelo restante do corpo. Práticas como o yoga ou o mindfulness têm se mostrado eficazes. Ao realizar aulas semanais, os praticantes se sentem mais relaxados e aptos para a tomada de decisões. Entre alguns benefícios dos métodos estão:

  • autoconhecimento
  • autoestima
  • consciência alimentar
  • consciência corporal
  • equilíbrio emocional

O poder está nas suas mãos. Por isso, todas vezes que estiver estressado e sentir vontade de se esbanjar na comida, pense duas vezes. Gaste sua energia em algo saudável. Faça um hobby, como o yoga, ou simplesmente substitua os alimentos ruins por aqueles funcionais. Verá como o seu dia ficará muito melhor.

Quer aprender mais sobre sua mente e a como desenvolver o equilíbrio emocional? Conheça o curso online da professora Tamara Russell Mindfulness: meditação em movimento e desfrute de todos os benefícios.


Recomendados
Mindfulness

Cantar mantras: benefícios para o cérebro e o bem-estar

Você já ouviu falar em mantras? A prática milen...

Meditação

Como praticar a gratidão e ser mais feliz

  Viver no mundo atual exige muitos desafi...