Todos nós passamos por momentos de maior ou menor energia e disposição em nossa vida. Muitas vezes, o sono reparador não é suficiente para eliminar as tensões do dia a dia, e acordamos com a sensação de não ter dormido praticamente nada. Outras vezes, durante o trabalho, a hora parece se arrastar e as tarefas rotineiras se tornam um grande peso.

Em alguns casos, a falta de energia perdura por tanto tempo que a única alternativa possível parece ser uma semana de férias em um spa relaxante, longe das preocupações cotidianas e da correria da vida moderna. Se esse é o seu caso, saiba que existem soluções mais práticas e acessíveis para relaxar o corpo, a mente e renovar a disposição.

Alguns hábitos incorporados à rotina podem trazer resultados imediatos na sensação de bem-estar durante todo o dia. Quer saber como ter uma vida mais saudável, produtiva e livre de estresse? Então confira as 6 dicas que preparamos especialmente para você.

1. Alongue-se ao acordar

Além de eliminar as tensões e aliviar dores e desconfortos decorrentes da má postura, inclusive durante o sono), a prática do alongamento ao acordar prepara os músculos para o dia e aumenta a sensação de bem-estar e disposição.

Por isso, quando o despertador tocar, não se levante imediatamente: reserve alguns minutos para despertar com calma e alongar todo o corpo.

2. Comece o dia com um banho energizante

O banho matinal não precisa ser rápido e apressado. Se o despertador for programado para tocar apenas dez minutos antes, é possível aproveitar um banho energizante antes de encarar a rotina de trabalho e estudos e começar bem o dia.

Aposte em sabonetes com aromas estimulantes, como tangerina, capim limão, jasmim e pitanga, e evite a água muito quente: banhos gelados estimulam a circulação e ajudam a renovar as energias.

3. Drible o estresse do trânsito

O trânsito é apontado como uma das maiores causas de estresse da vida moderna, mas é possível mudar a perspectiva sobre isso com algumas atitudes simples.

Buscar caminhos alternativos, selecionar músicas agradáveis para ouvir no trajeto e contar com a ajuda da aromaterapia — com um aromatizador para carros com fragrância de erva-doce, lavanda ou camomila, por exemplo — são boas maneiras de tornar o deslocamento mais leve e tranquilo.

4. Reduza o consumo de carne

Se a ideia de adotar uma dieta vegetariana parece impossível para você, que tal reduzir o consumo de carne, principalmente à noite?

A alimentação tem uma influência enorme na qualidade de vida. As receitas veganas podem ser ao mesmo tempo saborosas, leves e muito saudáveis, e o cardápio vegetariano vai da entrada à sobremesa.

5. Intercale o café com chá de ervas

O café faz parte da rotina de muitas pessoas durante o trabalho, mas os chás de ervas também podem ser bons aliados para renovar as energias e garantir o pique. Experimente uma infusão de chá verde com louro ou chá preto com hortelã. Adoce com mel ou açúcar demerara.

6. Termine o dia com uma sessão de yoga

Praticar yoga é uma das melhores maneiras de reduzir o estresse e melhorar a concentração, e a atividade pode ser feita até mesmo no trabalho. Mas encerrar o dia com posturas que equilibram o corpo e a mente é uma boa forma de renovar as energias e se preparar para uma boa noite de sono. Dê uma chance à yoga.

Com hábitos simples é possível renovar as energias e equilibrar o corpo, trazendo mais vitalidade e bem-estar ao dia a dia. Que tal colocar em prática hoje mesmo algumas das nossas dicas?