Estar atento é mais importante para a saúde do que você possa imaginar.  Em tempos de hiperconectividade e inúmeros estímulos, a técnica de meditação mindfulness pode auxiliar a manter a atenção plena ao que está fazendo é desafiador. 

Apesar de parecer simples, a meditação mindfulness exige bastante do praticante, uma vez que a técnica tem como objetivo manter um estado de consciência aumentada, livre de julgamentos, dos seus pensamentos, emoções e experiências no presente. 

E sabemos bem que nossa mente tem a tendência de nos levar para longe em milésimos de segundos. Quantas vezes você já se pegou ouvindo alguém falar e, de repente, percebeu que estava com os pensamentos estão outro lugar bem longe dali? 

É relativamente fácil perder o contato com o nosso corpo, e nos deixar levar por preocupações futuras que nos tiram o prazer de viver o presente momento, além de aumentar, e muito, a ansiedade. Descubra como a meditação mindfulness pode ajudar a acalmar a mente. 

O que é meditação mindfulness e como ela funciona?

O mindfulness é um tipo de meditação com comprovação científica. Teve origem a partir de uma meditação milenar chamada Vipassana, criada pelo próprio Buda há mais de 2 mil anos. 

Reconhecida hoje como um método científico, a meditação mindfulness foi reconhecida na medicina moderna graças aos trabalhos do médico Jon Kabat-Zinn, na década de 1970. 

O médico que estudava budismo zen,  integrou os conhecimentos budistas e as práticas de yoga à ciência médica ocidental. Fundou o Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) para ajudar pessoas a conviverem melhor com estresse, ansiedade e outros tipos doenças relacionadas à saúde mental e emocional.

A prática de mindfulness visa manifestar o foco e a atenção da mente para a experiência presente. Nos tornando conscientes sobre todo o tipo de pensamentos, sensações e emoções.

De acordo com Marcelo Demarzo, professor do departamento de medicina preventiva e coordenador do Mente Aberta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além da atenção ao que se está fazendo, o estado mindfulness deve ser acompanhado pelo exercício de se realizar tudo como se fosse a primeira vez. 

O estado de mindfulness tenta lidar com dois problemas comuns do dia a dia: 

1. Estar desatento

Segundo o especialista, não estamos atentos ao que fazemos em 47% do nosso tempo.

2. Reagir no piloto automático

Não estar atento aos sentimentos pode fazer com que o resgate de hábitos e emoções não desejáveis venham à  tona. 

A técnica mais comum para quem está iniciando na prática tem foco na respiração. A dica é usá-la como ponto de atenção, de olhos fechados, tentando evitar que a mente divague por aí. 

Segundo Demarzo, o mecanismo básico de todas as técnicas para atingir mindfulness tem a ver com essa autorregulação da atenção. A ideia é que, a partir daí, esse estado mental passe a ser incorporado ao seu cotidiano. Desde as tarefas corriqueiras de trabalho ou durante suas relações interpessoais, e não só enquanto se medita. 

curiosidades sobre mindfulness

Desmistificando o mindfullness

Mindfulness e Meditação são a mesma coisa

Apesar do mindfulness ser uma técnica meditativa, o mindfulness não é propriamente uma meditação. Enquanto uma te desperta, a outra te desliga. 

Ambas as práticas envolvem necessidade de se concentrar na respiração e em partes específicas seu corpo. Mas o mindfulness diz respeito a percepção sobre o que está acontecendo dentro e em torno de nós enquanto nos ocupamos de nossas tarefas diárias.

É preciso estar no presente o tempo todo

Claro que desligar é preciso. O objetivo do mindfulness está longe de ter como objetivo sua atenção plena a todo e qualquer momento. Praticar o mindfulness é evitar pensar sobre o passado ou futuro quando isso não é útil.

O objetivo do mindfulness é alcançar a felicidade 

Obviamente que ser feliz é uma condição inerente do ser humano. Todos nós queremos ser felizes! Mas a meditação em mindfulness não envolve um desejo em algo específico. 

A prática desperta a vontade de simplesmente estar com aquilo que está acontecendo dentro de nós e ao nosso redor. E isso, naturalmente, gera uma sensação maior de felicidade e/ou gratidão. 

É possível praticar onde estiver

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Esse curso foi idealizado pela equipe do Namu juntamente com a professora Drª Tamara Russel. Referência internacional em Mindfulness, neurocientista, autora de livros renomados como o renomado Mindfulness in Motion – a happier, healthier life through body-centred meditation”, psicóloga clínica, expert em artes marciais e instrutora de mindfulness. 

O curso foi desenvolvido como um treinamento de mindfulness de caráter científico. Baseado no estudo da neurociência e produzido com bastante responsabilidade para você colher em poucas semanas os frutos da prática. Realmente é uma experiência única.

Se você tem interesse em aprender mais na prática e saber mais sobre o tema esse é o curso perfeito para você. A intenção da prática do curso de mindfulness do Namu em conjunto coma Drª Tamara Russel é manifestar o foco e a atenção da mente para o momento presente, auxiliando-nos a sermos mais conscientes sobre todo o tipo de pensamentos, sensações e emoções. 

Alcançar a atenção plena nas atividades diárias também é um dos objetivos dessas aulas, seja no trabalho ou até mesmo nas refeições. A prática online com a especialista possibilita inúmeros benefícios para a mente e para o corpo. Entre eles estão a redução do estresse, a expansão da consciência corporal e do autoconhecimento, redução do risco de depressão, melhora na qualidade do sono, entre tantos outros.

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