fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Gerais

Gerais

Meditação: quais estilos de música combinam mais com a prática?

Aliar música e meditação pode trazer diversos benefícios para a saúde. Veja quais músicas para meditação são as mais indicadas e escolha o estilo que mais gosta.
Da redação
30/05/19

Depois de um dia estressante e agitado, nada melhor do que chegar em casa, colocar um som e relaxar. Se você também acha que escutar música é uma forma de meditação, experimente escutar música meditando. 

Segundo pesquisas aliar música e meditação pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde. Mas será que eu posso escolher qualquer tipo de música para meditação que vou obter resultados positivos?

Tem sido demonstrado que ouvir música relaxante pode ter um impacto bastante positivo durante a prática de meditação e também na sua vida. Escutar músicas calmas e relaxantes liberam no corpo um poderoso composto chamado dopamina. Este neuroquímico é um dos responsáveis pela felicidade.  Ao aliarmos a música com a meditação criamos mudanças positivas em nosso estado mental.

A música assim como a meditação são poderosos transformadores. E vale muito a pena experimentar a prática da meditação ao som de músicas relaxantes com sons de natureza. O som da água pode ser muito reconfortante, além a evocar imagens calmantes, que ajudam a liberar os pensamentos estressantes.

É interessante lembrar ainda que a música faz parte de diversas tradições espirituais. Tem sido utilizada, frequentemente, como um elemento importante de ritos que têm como objetivo unificar o indivíduo com o divino, para concentrar a mente e explorar verdades mais profundas.

Música para meditação ajuda a desacelerar a mente

A música atrelada à meditação consegue parar calar nossas conversas mentais e nos trazem para o momento presente. Com isso, permite que tenhamos maior consciência sobre as coisas que estão acontecendo dentro de você e ao seu redor.

Isso porque as músicas para meditação nos ajudam a desacelerar a resposta de relaxamento. Porém, atenção, nem toda música pacífica funciona como gatilho para o relaxamento mental. 

Você certamente já deve ter entrado indiretamente em estado meditativo escutando as suas playlists favoritas. Existem pessoas, inclusive, que não conseguem manter a atenção para realizar determinada tarefa se não houver uma música de fundo. Isso porque as músicas têm frequências capazes de despertar as mais diversas reações em cada um de nós. 

meditação

A música nos torna mais felizes e nos permite abandonar suposições e julgamentos sobre os outros.

Mas, calma lá, não é qualquer música que tem o poder de nos relaxar. Se a música escolhida for calma, mas sem uma estrutura, o seu efeito pode ser bem diferente e causar irritação ao invés de conforto, por exemplo. Por esse motivo é necessário encontrar uma música ou sons que ofereçam uma sensação de calma ou familiaridade. E são nesses casos que a música para meditação pode ajudar. Pois, possuem frequências específicas que têm como objetivo induzir o relaxamento, além de despertar a tranquilidade e a concentração.

E os benefícios não param por aí. As músicas para  auxiliar para aliviar a ansiedade, diminuir a depressão, vencer a insônia, como também para relaxar e ter mais foco. Gostou e quer saber quais os estilos musicais mais combinam com a prática da meditação? Vem descobrir com a gente. 

Música de meditação com sons da natureza

Que o contato com a natureza acalma e faz bem à saúde, isso nós já sabemos. E quando você consegue trazer um pouco dos sons de pássaros, água e vento nas árvores para dentro de um ambiente com o objetivo de reduzir as tensões do dia, pode apostar, o relaxamento é certo!

Escolha sons comuns como o barulho da chuva, de ondas quebrando na areia, de cachoeira e o que mais lhe trouxer sensação de paz. Nos aplicativos de música é possível achar uma infinidade de sons. Boas escolhas são os que nos levam diretamente para uma floresta com uma floresta tropical rodeada de passarinhos e água. Você vai amar a experiência.

Músicas eletrônicas relaxantes 

Para quem pensa que a música eletrônica é uma opção para ser colocada apenas em festas e baladas, ledo engano. É possível encontrar por aí melodias pra lá de relaxantes. Assim como as músicas clássicas ou instrumentais, ela não trazem letras em suas melodias, o que estimula ainda mais o cérebro.

Meditação com músicas New Age 

Extremamente relaxantes, as músicas new age pode ser uma boa opção para quem não sabe por qual estilo musical começar a meditar, mas não quer ir para os sons da natureza. Artistas como Enya, Loreena McKennitt, Maire Brennan, Celtic Woman e Secret Garden são nomes interessantes para escutar. Faça uma busca e veja se essas músicas lhe atraem. 

Outro ponto positivo das músicas new age é que por possuírem uma boa variedade de ritmos, esses artistas são ótimas opções para variar os ritmos durante a prática de meditação, afinal, não são todos os dias que estamos com a mesma vibração. 

Músicas entoadas 

A ideia que a meditação deve ser feita em silêncio é bastante difundida, já que o objetivo principal da prática é silenciar a mente. Mas, na verdade, existem diversos tipos de práticas de relaxamento que podem ser consideradas meditativas. E as músicas entoadas podem ser excelentes escolhas. 

Segundo estudos, os cantos gregorianos, os mantras e outras músicas desse tipo não só ajudam a melhorar a prática da meditação, como proporcionam sensação de calma e até mesmo reduzem dores físicas.

Músicas para meditação produzidas de forma científica

Achar a música certa para ajudar a ampliar nosso poder de concentração e nos ajudar na prática da meditação é uma procura incansável entre seus praticantes, e não é que a ciência resolveu dar uma ajudinha. Nos últimos anos, as parcerias entre músicos e neurocientistas têm lançado no mercado músicas construídas com o objetivo de relaxar.

A música Weightless, do grupo inglês Marconi Union é uma delas. O grupo produziu a melodia com a ajuda de terapeutas do som, que indicaram formas de diminuir a frequência cardíaca, a pressão arterial, sem falar nos níveis do hormônio do estresse e, o cortisol. Incrível. Mas qual o objetivo deles? Provar que pessoas expostas a determinada faixas sonoras têm sua prática meditativa facilitada. 

Se você ficou curioso e quer provar o gostinho dessa música para meditação cientificamente produzida, ela pode ser facilmente encontrada em aplicativos e programas de música. Teste e conte para deixar nos comentários como foi a experiência. 

E agora que você já sabe quais são as melhores opções de músicas para meditar, escolha o estilo musical que mais se identificou e boa meditação! Aproveite e compartilhe este artigo nas redes sociais para que seus amigos também descubram os melhores estilos de musicas para meditação. 

meditação

Recomendados
Mindfulness

Cantar mantras: benefícios para o cérebro e o bem-estar

Você já ouviu falar em mantras? A prática milen...

Meditação

Como praticar a gratidão e ser mais feliz

  Viver no mundo atual exige muitos desafi...