Você realmente sabe o que é meditar? Conhece os seus benefícios? A meditação para iniciantes ganha força a cada dia, afinal, a prática é conhecida por trazer inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. E sabe o melhor? Não é preciso sair da sua casa para realizá-la, basta separar um local calmo no seu lar e seguir algumas dicas.

Entender o significado de meditação é algo bem particular, vai de cada um, de cada cultura e crença. Porém, de uma forma geral, ou como é conhecida mundialmente, a meditação é uma técnica utilizada para “esvaziar a mente” e promover o autoconhecimento. Não esvaziar a mente literalmente, mas proporcionar ao individuo um momento de paz, no presente. É não pensar no passado ou no que pode acontecer. É simplesmente viver a experiência do agora.

Benefícios da meditação para iniciantes

É normal que as pessoas andem estressadas, ainda mais em grandes metrópoles, como São Paulo. A tensão do trabalho, o caos do trânsito e as cobranças do dia a dia fazem com que os indivíduos fiquem para baixo, nervosos, sem autoestima, ou seja, totalmente acabados. E é nesse tipo de situações que a meditação pode ajudar.

A meditação para iniciantes é uma ótima forma de aliviar os sintomas de estresse e ansiedade, já que ajuda a relaxar e “tirar” os maus pensamentos, aqueles que pesam.

Além disso, meditar desenvolve o autoconhecimento, importante para ter uma vida mais feliz. Não saber o que gosta, ou seus sonhos, como agir em determinadas situações ou, simplesmente, não saber como lidar com as próprias emoções, pode deixar qualquer pessoa em desarmonia. A meditação para iniciantes ajuda a manter esse contato com o próprio eu, ajuda a enxergar o lado interno e a entender mais sobre você mesmo.

Meditar também é bom para quem sofre com insônia, pois o bem-estar gerado durante a prática proporciona uma boa noite de sono.

meditação para iniciantes

Como meditar corretamente

Agora que já conhece alguns dos benefícios de meditar, que tal aprender o passo a passo para uma boa prática de meditação para iniciantes?

Local calmo e aconchegante

O primeiro a se levar em consideração é o local. Para meditar, pelo menos para quem deseja uma prática mais calma, é preciso que o lugar seja tranquilo, sem muita interferência externa. Você pode meditar em casa, no trabalho, no parque, no hotel, ou seja, em qualquer lugar.

Roupa adequada

Uma dúvida comum para quem é iniciante na prática de meditação, é saber qual é a roupa mais adequada para a realização do método. A ideia é estar à vontade, por isso invista em roupas leves e que proporcionem flexibilidade. Mas também se lembre que vestimentas muito largas podem ser ruins, principalmente se depois for realizar algum asana.

Respiração correta

Muitos não sabem, mas a respiração tem papel crucial quando o assunto é meditação. Ao respirar corretamente, o corpo fica relaxado e aberto para as energias.

Lembre-se: a respiração deve ser lenta e fluída. Sinta o ar entrando e saindo, sem pressa. Respire naturalmente.

Mindfulness como meditação para iniciantes

Quer aprender mais sobre meditação para iniciantes? No curso Mindfulness: meditação em movimento, a professora Tamara Russell explica o passo a passo para ter uma prática plena e fluída. O método é indicado para aumentar a concentração e proporcionar ao aluno grande bem-estar. Além disso, ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade e a focar no presente.