fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

A importância de se conhecer melhor

O autoconhecimento é uma espécie de busca por si mesmo, ou seja, a procura por respostas sobre o nosso próprio interior e como reagimos diante da vida.
Da redação
16/09/16
Sem tempo para ler o artigo "A importância de se conhecer melhor"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post. Um antigo aforismo grego já dizia: “conhece-te a ti mesmo”. A importância do autoconhecimento foi identificada como primordial para a humanidade desde a chegada dos primeiros filósofos. Até hoje, se conhecer melhor é considerado importante por especialistas no mundo inteiro. Mas por que olhar para dentro de si mesmo pode ser tão surpreendente? É o que você saberá neste post. Confira!

O que é autoconhecimento?

O autoconhecimento é uma espécie de busca por si mesmo, ou seja, a procura por respostas sobre o nosso próprio interior e como reagimos diante da vida. O objetivo principal é conseguir uma evolução capaz de nos fazer perceber os aspectos que necessitamos transformar em nós mesmos.

Quais os benefícios do autoconhecimento?

Mergulhar no próprio interior é fundamental para desenvolver o amor-próprio e fortalecer a autoestima. Identificar nossas melhores qualidades, encarar nossos defeitos, medos, limitações e inseguranças contribuem para a tomada de decisões diárias e superação das dificuldades da vida. Outros benefícios são reconhecer tudo aquilo que nos faz mal a ponto de prejudicar a nossa qualidade de vida, poder ser protagonista da própria vida, se libertar de crenças erradas e encontrar nossa essência mais pura e verdadeira naquilo que realmente somos.

Quais as atitudes e práticas que contribuem para você se conhecer melhor?

Aprender a se questionar

O que um detetive faz para descobrir o paradeiro de alguém? Ele faz perguntas que levam a suposições e conclusões. Você agirá como um detetive que tentará descobrir as suas próprias emoções. Questione-se: o que me faz feliz? O que eu tenho de melhor? E de pior? Onde me sinto melhor? Estou trabalhando meus talentos e meus pontos fracos? Qual a minha visão de futuro?

Escrever um diário

Escrever sobre os acontecimentos da sua vida e como você reagiu diante deles é um ótimo exercício de autoconhecimento. Prestar atenção nas próprias emoções, contribuindo para revelar muitas características importantes a nosso respeito, nos ajuda a conhecer e compreender o comportamento das pessoas mais próximas.

Observar o seu ambiente

É importante perceber o ambiente que você vive: casa, trabalho e espaço social. Por essa razão, faça uma análise como cada um desses locais influencia na sua vida, como ajudam ou atrapalham. Assim como uma pessoa muito dinâmica pode sofrer em um ambiente tranquilo, alguém que gosta de lugares calmos sofrerá com ambientes agitados. Por isso, o ideal é se conhecer mais para compreender essas nuances.

Praticar yoga

A yoga é uma prática milenar que consiste em exercícios de meditação que ajudam no processo de autoconhecimento. É uma atividade capaz de contribuir para a busca do equilíbrio emocional e na compreensão de falhas e mudanças de comportamento que visam o bem-estar físico e mental. Para começar a praticar, você pode buscar ajuda de um profissional. O autoconhecimento é um recurso indispensável para a nossa autonomia como seres humanos. Percebeu que, ao se conhecer melhor, você poderá ter uma percepção mais verdadeira de si mesmo e isso poderá influenciar positivamente nos seus relacionamentos e na sua vida? O que você faz ou pretende fazer para buscar se conhecer melhor? Deixe um comentário!

Recomendados
Gerais

Transtorno obsessivo-compulsivo: o que é e como tratar

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um tr...

Gerais

Gastrite! Saiba como tratar e prevenir a doença

Você anda sofrendo com constantes dores estomac...