fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Mindfulness

Meditação

Gratidão: veja 5 formas de praticá-la

Quer ter mais qualidade de vida? Diminua as reclamações no dia a dia e seja mais grato, verá como se sentirá mais leve e bem consigo mesmo
Da redação
02/01/19

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Ano novo, vida nova. Início do ano é sempre assim: recheado de esperança e de boas expectativas. É o momento de olhar para frente e deixar o passado para trás. Os meses não foram como o esperado? De tudo é possível tirar um aprendizado. Filtre tudo o que puder de melhor daquela situação complicada e descarte o que pode te fazer mal. Além aprender com o que se passou, também é importante ser grato em tudo. E você, sabe o que é gratidão?

Se pegar o significado de qualquer dicionário, gratidão significa o ato de reconhecimento, de consideração. Por exemplo, é quando uma pessoa é grata a outra pessoa por algum feito. Ou então quando alguém é grato a Deus, ou à vida, pelas bençãos alcançadas. Mas não basta dizer apenas obrigado, vai muito além.

Agradecer a alguém pelo troco ou por uma informação dada não te faz, literalmente, grato. Uma pessoa pode dizer obrigada e ao mesmo tempo não ser grata. E não ser agradecido pode ser, no mínimo, frustrante. Gratidão é um sentimento que deve fazer parte do dia a dia de todos, sem exceção.

Como ser grato?

O primeiro a se fazer é abrir o seu coração e deixar que tudo de ruim saia. Mágoa, tristeza, ódio, rancor, liberte-se de tudo o que te prejudica. Saiba perdoar, só assim conseguirá seguir em frente. Permita que bons pensamentos venham ao seu encontro. Viva o presente, não pense no que virá a seguir. Inclusive, o mindfulness é uma prática que pode te ajudar a focar no agora, sem julgamentos.

Feito isso, reflita no que você tem. É fato que nem sempre é possível ter tudo o que sonhou, aquele emprego dos sonhos ou uma saúde cem por cento. Mas pense, você tem um local para dormir? Tem o que comer? Tem alguém de confiança? Ou um simples animal que considera como amigo? Seja grato.

Praticar a gratidão é uma atitude diária. É acordar e agradecer por mais um dia de vida. É dar graças por ter a capacidade de enfrentar uma multidão de pessoas todos os dias no metrô. É ser agradecido por aquele trabalho, que por mais chato que seja é o que te sustenta. É agradecer pelos pequenos gestos de gentileza ou por aquele abraço que mudou o seu dia.

Uma pessoa que só reclama não consegue ser feliz, podendo, inclusive, sofrer com altos níveis de estresse e ansiedade. Diminua as suas reclamações e verá como se sentirá mais leve, bem consigo mesmo. A gratidão ajuda a ter mais qualidade de vida.

Quer ser mais grato nesse ano novo? Confira, a seguir, 5 dicas.

Nada de palavras negativas

Risque do seu vocabulário aquelas palavras que te deixam para baixo e aposte naquelas que podem acrescentar algo de bom na sua vida. Comece pelas palavras sou grato. Já ouviu aquela frase: a língua tem poder? E é isso mesmo. O seu comportamento pode ser moldado pelo que você fala. Cuidado.

Caderninho da gratidão

Uma boa tática de praticar gratidão é anotar as coisas boas que acontecem no seu cotidiano. E por mais que o seu dia não tenha sido lá aquelas maravilhas, há algo de bom que ocorreu. Só o fato de você estar vivo é bom, não é mesmo?

Agradecimentos baseados na fé

Você é uma pessoa que acredita em Deus? Agradeça por mais um dia de vida. O hábito de exercitar a fé também é importante na prática de gratidão. Por exemplo, o cristianismo acredita que tudo tem um motivo. Se determinada situação aconteceu, é porque tinha que acontecer. Então, o papel não é questionar, mas ser grato em tudo.

Gratidão a si mesmo

Está sendo difícil passar por essa situação? Precisa juntar todas as suas forças para conseguir levantar da cama todos os dias? Agradecer a si mesmo é uma forma de enfrentar melhor os problemas. Olhe no espelho e diga: ei, você consegue, seja forte, eu acredito em você. Seja grato a você.

Gratidão ao próximo

Agradeça a sua mãe pelos almoços feitos. Agradeça ao seu amigo pelo ombro na hora que mais precisou. Seja grato aos seus filhos pelo carinho de sempre. Não é só dizer obrigada, é demonstrar sentimentos de gratidão com todos os que te querem bem. É mostrar que é feliz com a presença deles.

Você também pode exercer a gratidão com que não conhece direito. Sabe o motorista do ônibus? Ele te leva para o trabalho, seja grato. A senhora que limpa o escritório e deixa o ambiente pronto para ser utilizado, seja grato. O atendente da padaria que levanta para preparar o pãozinho que você tanto gosta, seja grato. Essas pequenas atitudes mudarão o seu dia, e de muitas pessoas também.

Mindfulness e gratidão

Quer aprender a ser grato? A prática de mindfulness, também conhecida como atenção plena, ajuda as pessoas a serem gratas. O método trabalha os pensamentos e faz com que os indivíduos foquem no presente, no agora. Além disso, ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade e proporciona grande bem-estar. Quer saber mais? Conheça o curso online Mindfulness: meditação em movimento e desfrute de todos os benefícios.

Foto: StockSnap / Pixabay / CC0 Creative Commons


Recomendados
Mindfulness

Cantar mantras: benefícios para o cérebro e o bem-estar

Você já ouviu falar em mantras? A prática milen...

Meditação

Como praticar a gratidão e ser mais feliz

  Viver no mundo atual exige muitos desafi...