Você cuida da pele do jeito que ela merece? É importantíssimo manter uma rotina de cuidados com o rosto, pois a região é uma das mais expostas aos raios solares e poluição. Até mesmo os cosméticos que você usa podem trazer prejuízos, pois quando ficam acumulados acabam por obstruir os poros da pele. E para quem deseja ter uma pele linda e longe de substâncias tóxicas, encontra nos produtos naturais, como o esfoliante caseiro, ótimos aliados.

A pele, quando não tratada, fica com aspecto envelhecido, cansado. Por isso, o melhor jeito de dar vida, é seguindo uma rotina de beleza, e a esfoliação faz parte dela. Esfoliar o rosto é importante para a renovação da região. Esse procedimento elimina as impurezas, as células mortas, e faz com que a pele respire e absorva as propriedades dos produtos utilizados nas demais etapas de beleza.

Além disso, o esfoliante caseiro deixa a pele mais luminosa, lisa e suave, podendo, inclusive, ajudar outras áreas do corpo, como os pés e cotovelos. Manchas de acne, oleosidade em excesso e linhas de expressão podem ser amenizados com a esfoliação.

Cuidados com a esfoliação

Nem todas as peles são iguais, por isso é necessário saber qual é o seu tipo e o que deve fazer para mantê-lo saudável. Normal, seca, oleosa e mista, esses são alguns tipos de pele. Consulte um dermatologista e explique a sua rotina de beleza, ele saberá direcionar para o melhor caminho.

Lembre-se que a esfoliação em excesso faz mal, por isso faça tudo com moderação.

esfoliante caseiro

Importância dos cosméticos naturais

Os cosméticos convencionais, aqueles encontrados aos montes nas perfumarias, podem parecer inofensivos, mas, em excesso, causam problemas sérios de saúde. Exemplo disso, são as alergias. Desodorante, pó, sombra, batom, lápis, rímel, esmalte, esfoliante, o ideal é sempre optar pelos cosméticos naturais e veganos. Além de terem diversas propriedades, já que são feitos com ingredientes mais naturais possíveis, ajudam a preservar o meio ambiente e a salvar a vida dos animais.

Agora que já sabe da importância de um bom cosmético natural, que tal aprender o passo a passo para esfoliante caseiro? Confira a seguir.

Esfoliante caseiro de açúcar granulado

Ingredientes

1 colher de chá de açúcar granulado

½ colher de chá de mel

Suco de meio limão fresco

Modo de preparo

Coloque o açúcar granulado, o mel e o meio suco de limão em um potinho. Feito isso, misture bem todos os ingredientes. Caso a misture fique com uma consistência muito mole, o ideal é adicionar mais açúcar granulado (sem exagero). Em seguida, aplique a mistura sobre o local que deseja fazer a esfoliação e massageie de 3 a 5 minutos. Mantenha a composição sobre a pele por 10 minutos e depois lave bem o rosto com água corrente. Esse processo de esfoliação pode ser repetido no máximo 3 vezes por semana, caso seja necessário.

Observação: não é recomendado ir para a rua com resquícios do limão no rosto, por isso lave bem antes caso sair.

Esfoliante caseiro de aveia

Ingredientes

1 colher de sopa de aveia em grãos

¼ de colher de chá de sal

1 colher de chá de água ou azeite

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um potinho. Primeiro a aveia e o sal (misture primeiro), depois acrescente a água ou o azeite. Misture bem todos os ingredientes. Feito isso, aplique a mistura sobre o local que deseja fazer a esfoliação (no caso o rosto) e massageie a região circularmente por 3 minutos. Em seguida, deixe descansar por, aproximadamente, 10 minutos. Passado o período proposto, enxague bem o rosto com água corrente.

Esfoliante caseiro de iogurte e café

Ingredientes

1 colher de sopa de iogurte natural

½ colher de sopa de borra de café

Modo de preparo

Coloque o iogurte e a borra de café um potinho. Em seguida, misture todos os ingredientes. Feito isso, aplique a mistura sobre o local que deseja fazer esfoliação e massageie circularmente, movimentos calmos e fluídos. Após realizar esse procedimento, enxague o rosto com água fria.

Anotou tudo? Pois no curso online Cosméticos naturais e veganos tem muito mais. Nas aulas você pode aprender receitas de manteigas corporais, pomadas, bálsamos labiais, tônicos faciais, esfoliantes, desodorantes, perfumes, sabonetes e muito mais. Vai perder?

Fonte das receitas: Greenme, Ecycle