Limpar, tonificar e hidratar não são os únicos cuidados que devemos ter com a pele. A esfoliação – tanto corporal quanto facial – são tão importantes para a saúde da pele quanto todos os outros passos durante a rotina de cuidados pessoais. Mas nem sempre ele é incluído no nosso roteiro de beleza. 

Você sabia que é possível fazer esfoliante natural? Não só é possível, como totalmente acessível e preferível. Nesse artigo vamos te ensinar 5 maneiras de fazê-lo em casa!

Agora, se você está no time dos que ainda não investiram na esfoliação, saiba que a prática é imprescindível para remover as células mortas e as impurezas da pele. 

Benefícios da esfoliação para a pele

Segundo a  dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Carolina Marçon, além de desobstruir os poros, a esfoliação evita os pelos encravados e acnes, estimula  ainda a circulação sanguínea e melhora a renovação celular.  

Geralmente a esfoliação é feita com uma substância granulada. Que a partir do atrito com a pele pode deixá-la mais lisa e uniforme. Sem falar que ela também pode auxiliar no clareamento de algumas manchas. 

No entanto, é importante lembrar que os esfoliantes faciais devem ser mais suaves e com menor granulação para não irritar a pele sensível do rosto. Enquanto os corporais podem ser mais consistentes e com uma granulação maior. 

A esfoliação é uma excelente aliada dos tratamentos estéticos. Pois ela ajuda na absorção dos óleos corporais e outros produtos para tratamentos estéticos, potencializando assim os resultados. 

Isso ocorre porque a prática remove células mortas, diminui a espessura do tecido e aumenta o fluxo sanguíneo. O que facilita a permeação dos ativos devido a vasodilatação.

E mais: quando feita no verão, a esfoliação corporal também ajuda a garantir um bronzeamento natural mais uniforme e duradouro. Precisa de mais para se convencer dos benefícios da esfoliação? 

Esfoliar a pele atenua as rugas e linhas de expressão; estimula a produção de células novas com mais colágeno e evita ainda a produção excessiva de oleosidade da pele. 

Como fazer a esfoliação da maneira correta?  

A esfoliação é um tratamento que pode ser feito o em casa. Usando ingredientes comuns, que você tem na sua cozinha. É aconselhável fazer esfoliação de 15 em 15 dias em regiões mais sensíveis. E uma vez por semana em regiões mais grossas, como cotovelos e joelhos. 

esfoliação natural

Antes de aplicar o esfoliante, limpe a pele com o sabonete de sua preferência. E, em seguida, passe o esfoliante na pele úmida, fazendo  movimentos circulares e suaves. Para finalizar, lave a pele com água morna em abundância. Após a esfoliação indica-se hidratar bem a pele. 

5 maneiras de fazer um esfoliante natural  

Os ingredientes naturais são importantes aliados na hora de cuidar da beleza da pele. E para mostrar que é possível fazer um esfoliante natural com coisas simples que você tem na cozinha, nós selecionamos abaixo cinco receitas caseiras de esfoliante para cada tipo de pele. Vem ver!

Esfoliante de mel com açúcar para pele oleosa

Simples e rápida de ser feita, essa receita caseira mistura apenas mel com açúcar e é ótima para a pele. Enquanto o açúcar ajuda a remover as células mortas, o mel atua na remoção dos resíduos mais profundos.

Para fazer o esfoliante é simples, basta misturar uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de açúcar e pronto. É só aplicar no rosto com movimentos leves circulares, massageando o rosto por três minutos, depois é só enxaguar com bastante água. 

Esfoliante de aveia para pele seca

A aveia estimula a produção de colágeno e elastina, proporcionando mais firmeza e elasticidade à pele, além de aumentar sua hidratação e maciez. Gostou dos benefícios do alimento para a pele?

Se você tem pele seca, o esfoliante caseiro de aveia é a receitinha certa para cuidar da sua pele. Misture uma colher de sopa de aveia em flocos finos com uma colher de sopa de mel, e em seguida aplique no rosto ou no corpo, sempre com movimentos circulares. 

Esfoliante de mamão para todos os tipos de pele 

Ótimo para hidratar a pele oleosa, o mamão nutre a pele sem ser comedogênico. Ou seja, não fecham ou entopem os poros. 

Para fazer essa receitinha caseira você vai precisar de meio mamão e uma colher se sopa de açúcar. Amasse o mamão e misture com o açúcar, e aplique a mistura na pele com movimentos leves e circulares. Para retirar o esfoliante lave com água em abundância. 

Esfoliante anti-idade com café 

Esse esfoliante natural é rico em antioxidantes, o que ajuda a combater os radicais livres que prejudicam a pele. 

Para fazer a receita misture meia xícara de açúcar, meia xícara de café moído, uma xícara de óleo de coco e é só aplicar. 

Esfoliante para o corpo 

A esfoliação corporal protege a pele contra aparecimento de possíveis manchas, previne o ressecamento e ajuda a ativar a circulação, prevenindo o envelhecimento e a flacidez da pele. 

Para aplicar o esfoliante corporal, tome um banho com água morna e com a pele ainda úmida, aplique a misturinha caseira. 

Indica-se fazer a esfoliação em todo o corpo, em especial nas áreas com a pele mais grossa, como pés, joelho e cotovelos. Mas cuidado na hora de passar o esfoliante para não massagear com força as áreas com a pele mais fina, como as pernas e virilhas. Isso pode machucar a sua pele. 

Fazer o esfoliante corporal natural é simples, misture 5 colheres de sopa de açúcar com 5 colheres de sopa de óleo de amêndoas e, pronto, é só aplicar no corpo  com a pele úmida. 

Gostou das dicas e quer aprender como fazer cosméticos naturais? No curso de cosméticos naturais e veganos online do Namu, as engenheiras químicas Daniella Kakazu e Luiza Monteiro ensinam a fazer cosméticos 100% naturais para  empoderar seus alunos e ajudá-los a fazer escolhas mais conscientes. Clique aqui e confira.