fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Mãos e Pés » Gerais

Gerais

Escalda pés: descubra os benefícios para o organismo

O escalda-pés traz inúmeros benefícios tanto para os pés como para o corpo todo. Entenda quais os benefícios e aprenda como fazer um escalda-pés.
Da redação
08/09/19

Sem tempo para ler o artigo "Escalda pés: descubra os benefícios para o organismo"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Mais antigo do que você imagina, o bom e velho escalda pés da vovó traz inúmeros benefícios à saúde. Sem falar que colocar os pés de molho na água morna é uma delícia e traz uma grande sensação de relaxamento

Indicado para tratar estresse, nervosismo, micoses, dores nas pernas, cansaço, problemas de circulação, calos e até mesmo gripes e resfriados. A prática do escalda pés era utilizada para relaxar e cuidar da saúde desde os tempos mais remotos. 

Além de ser um ritual milenar de purificação e conexão com a essência do corpo e da alma, os banhos terapêuticos nos pés também eliminam toxinas através da pele.

E mais: não é apenas os pés que sentirão os efeitos positivos, mas o corpo como um todo. De acordo com a medicina tradicional chinesa, baseada no equilíbrio da polaridade yin e yang, o escalda pés pode auxiliar na distribuição da energia yang (na cabeça) para a extremidade fria os pés (energia yin).

Ou seja, pode ser um ótimo recurso para ser utilizado para melhorar os quadros de depressão e ansiedade. Assim como o cansaço, estresse, insônia, irritabilidade e também fadiga física e mental. 

A técnica funciona?

Apesar de atualmente o escalda pés ter sido deixado de lado, esse simples e poderoso método pode ajudar a revigorar a energia do corpo. Se você está se perguntando se o escalda pés funciona mesmo, nós mostramos abaixo alguns indícios que sim. Ele funciona e tem inúmeros benefícios para a saúde.

Segundo a acupuntura chinesa, os pés possuem diversas terminações nervosas que estão associadas a diversos órgãos do nosso corpo. A pressão e o aquecimento desses pontos podem restabelecer o equilíbrio energético do organismo de forma imediata.

Benefícios do escalda-pés 

Reduz o inchaço das pernas

Por ativar a circulação sanguínea e linfática, o escalda pés ajuda a diminuir o inchaço provocado pelo acúmulo de líquido. Atuando tanto nas pernas como nos pés, promovendo sensação de bem-estar

O inchaço pode ocorrer por ficar muito tempo parado em uma mesma posição (em pé ou sentado). Também excesso de peso, gravidez ou mesmo alguma doença, por isso, é sempre importante procurar um especialista.

como fazer um escalda pés

Melhora o fluxo sanguíneo

Os pés são a parte do corpo onde a circulação sanguínea é mais deficiente. Quando trabalhamos essa região, beneficiamos todo o corpo. Por isso, quando colocamos os pés na água quente, os vasos sanguíneos se dilatam, melhorando o fluxo sanguíneo de todo o corpo.

Ajuda a reduzir o estresse 

Só de colocar os pés na água morna já é possível sentir uma ótima sensação de relaxamento. Experimente fazer um escalda pés com sal. Quando o ingrediente é incorporado à água, há uma melhora da bioeletricidade do corpo. Isso auxilia na redução dos níveis de estresse. 

Se você gostou do que leu e quer fazer um escalda pé em casa, saiba que é mais simples do que imagina.

Como fazer um escalda-pés?

Não é preciso muito para fazer um escalda pés. Uma bacia com água aquecida entre 36ºC e 40ºC já é o suficiente. No entanto, é possível acrescentar sais e óleos essenciais para otimizar os benefícios da técnica. 

Para o escalda-pés ser eficiente, lembre-se que o ideal é mergulhar os pés até a canela. Deve durar cerca de 10 a 20 minutos, no máximo. 

Se a sensação de cansaço for grande, coloque algumas bolinhas de gude dentro da bacia para massagear os pés durante a técnica. Mas, lembre-se de enxugar bem os pés depois de fazer o escalda pés e não esqueça de colocar meias para manter os pés quentinhos.  

Mas, atenção! Apesar de ser extremamente benéfico, o escalda pés tem algumas contraindicações. Mulheres grávidas, hipertensos ou pessoas com câncer em situação de metástase não devem fazer a técnica, pois ela aumenta o fluxo sanguíneo, o que pode afetar o organismo de alguma forma. 

Intensifique o poder do seu escalda pés

Na hora de preparar o seu escalda pés conte com a ajuda de óleos essenciais, flores, sais e ervas, dependendo da sua necessidade. É possível preparar um escalda pés apenas com sal grosso, ou se preferir misturar sal grosso e algum óleo essencial também é possível.

Além de elementos que beneficiam o corpo com suas propriedades terapêuticas, utilizar elementos de fricção como cristais, pedras de rio ou bolas de gude para estímulo e massagem de pontos tensionados também pode ser uma ótima alternativa para otimizar seu momento de relaxamento. 

Gostou da ideia e quer fazer um escalda pés em casa? Nós selecionamos 5 receitas supersimples para fazer sempre que precisar. Vem ver! 

Escalda pés relaxante

3 litros de água quente

1 xícara de sal grosso

5 gotas de óleo essencial de lavanda 

Benefícios: a lavanda e o sal reduzem o inchaço dos pés, proporcionando um efeito relaxante.

Escalda-pés contra dores

3 litros de água quente,

½ xícara de sal grosso

3 gotas de óleo essencial de gerânio

1gota de óleo essencial de cipreste

Benefícios: os óleos essenciais auxiliam a prevenir a retenção de líquidos e o inchaço, enquanto o sal e a água quente proporcionam sensação de relaxamento. 

Escalda-pés calmante

3 litros de água quente

10 saquinhos de chá de camomila

5 gotas óleo essencial de arnica

Benefícios: o óleo de arnica ajuda a ativar a circulação sanguínea, enquanto a água quente e a camomila ajudam a relaxar. 

Se preferir pode incluir sal grosso, cristais ou bolinhas de gude para fazer massagem nos pés durante a sessão de escalda-pés. 

Quer aprender outras dicas de como cuidar do corpo de forma natural? No curso de cosméticos naturais e veganos do Namu, as engenheiras químicas Daniella Kakazu e Luiza Monteiro ensinam a fazer cosméticos 100% naturais. 

No curso de cosméticos online, você vai aprender a fazer uma variedade de cosméticos verdadeiramente naturais, veganos e simples. Como por exemplo, hidratantes, tônicos, desodorante, perfumes, esfoliantes, entre tantos outros que vão te ajudar sentir na pele os benefícios dos cosméticos naturais e veganos. 

Quer conhecer mais sobre o assunto? Clique aqui e conheça o curso online de cosméticos naturais e veganos.

 

 

Dê o play e assista um resumo desse artigo!

 


Recomendados
Gerais

Esmaltes com substâncias cancerígenas

Alguns rótulos omitem a presença de formol, tol...

Hidratação

Proteja suas mãos do envelhecimento

Perda de elasticidade da pele das mãos pode ser...