fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

Dicas para vencer a preguiça e acordar cedo

Você sabia que o organismo também tem facilidade em adaptação? Pois é, e muitas vezes esse hábito pode prejudicar o dia a dia
Da redação
02/02/17
Nada como boas férias para relaxar e curtir o verão com a família e os amigos. É ótimo viajar, seja ao interior ou litoral, para repor as energias e dar ao seu corpo o descanso devido. Mas, como nem de viagens é possível viver, pelo menos para uma grande parte da sociedade, chega a hora de voltar aos afazeres diários e, no caso das crianças, a tão esperada volta às aulas. É comum ouvir que é mais fácil se acostumar com as coisas bacanas, principalmente quando correspondem às nossas expectativas. Mas você sabia que o organismo também tem facilidade em adaptação? Pois é, e muitas vezes esse “hábito” pode prejudicar o dia a dia. Por exemplo, ao sair de férias, o intuito é esquecer das dificuldades e descansar mais. O problema é que depois desse período o corpo acaba por se familiarizar em acordar mais tarde. Ou seja, ao voltar a vida normal de trabalho e escola, fica difícil conseguir levantar cedo. O que fazer então? O blog do NAMU Cursos listou uma série de dicas para você conseguir despertar sem problemas e em ótima disposição. Confira:

Sono sadio

O primeiro ponto é que todos necessitam ter uma boa noite de sono para conseguir levantar com ânimo e bem-estar. O estresse e a ansiedade também têm sua parte, por isso é de extrema importância ter uma vida equilibrada, tanto física quanto mentalmente. Um ótimo início seria optar pela quantidade diária de sono recomendada. No caso dos adultos, profissionais da área declaram que o ideal é dormir de sete a nove horas. Outra questão a ser levada em consideração são os aparelhos eletrônicos. Esqueça celular, televisão, notebook por pelo menos uma hora antes de se deitar. Deixe a mente livre e calma para evitar a insônia. Eles são capazes de afetar as substâncias do sono. E uma noite mal dormida compromete o restante do dia.

Atividades físicas

As atividades físicas também são boas aliadas para quem deseja acordar revigorado. Lembre-se, primeiro tenha um sono sadio, depois pense nos exercícios. Não pratique movimentos bruscos antes de se deitar, faça-os até três horas antes de dormir ou, de preferência, pela manhã. Como estará bem descansado, o seu corpo ficará apto para se exercitar. Correr, caminhar, dançar e pedalar são algumas atividades que você pode incluir na sua lista de qualidade de vida. Mas, quando não tem tempo para sair e voltar para casa antes do trabalho, opte pelos exercícios em casa. Existem diversos cursos online de pilates e yoga que podem ser feitos no aconchego do seu lar e que proporcionam inúmeros benefícios, além da energia que você precisa para o resto do dia. Já sabe que não deve realizar exercícios pesado antes de se deitar, então que tal escolher atividades mais leves? Leia um livro, escute uma música ou relaxe com uma aula de yoga.

Alimentação saudável

Não existe qualidade de vida sem alimentação saudável. Os produtos industrializados estão cheios de substâncias tóxicas que agridem o organismo, por isso evite ao máximo ingeri-los. Dê lugar a produtos naturais, aos pratos feitos em casa. Não coma alimentos gordurosos e pesados, eles podem desregular o intestino, proporcionar uma noite mal dormida e, com isso, atrasar mais ainda a sua vontade de levantar da cama.  Também não se deve ingerir bebidas estimulantes, como café e refrigerantes.

Botão soneca

Evite ativar o botão soneca. Ao contrário do que muitos pensam, ele não é um aliado na hora de levantar. O indicado é deixar o despertador um pouco longe da cama e, assim que ele tocar, despertar. Esses cinco minutos a mais podem fazer com que você perca a hora e se atrase para os seus afazeres. Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos. Foto: bark / Flickr / CC BY 2.0

Recomendados
Gerais

Transtorno obsessivo-compulsivo: o que é e como tratar

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um tr...

Gerais

Gastrite! Saiba como tratar e prevenir a doença

Você anda sofrendo com constantes dores estomac...