O carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano. Seja para curtir nos bloquinhos de rua ou simplesmente aproveitar o feriado prolongado para viajar, é ótimo tirar esses dias de folga e curtir ao máximo com pessoas queridas. Inclusive, é um bom momento para reencontrar amigos, colocar o papo em dia e esquecer dos problemas cotidianos. Porém, assim como uma simples viagem à praia, curtir o carnaval também requer alguns cuidados.

É fato que o carnaval é tempo de alegria. E apesar de aparentemente não apresentar “riscos”, se comparado a um passeio radical, é necessário ficar atento e se preparar para a grande festa. Passar dez horas na rua, sem se alimentar e hidratar, e ainda por cima com um sol de mais de 30°C na cabeça, não é para qualquer um. E esse é um quadro muito comum durante a folia.

Quem nunca saiu de manhã e só voltou à noite? Ou então quem não se sujeitou aos alimentos industrializados e gordurosos pelo simples fato de não encontrar um lugar decente em meio ao mar de gente? O problema é que não se cuidar pode desencadear inúmeros transtornos à saúde. Mas não desanime. Pensando em tudo isso, o blog do NAMU Cursos separou algumas dicas para você curtir o carnaval do melhor jeito e, claro, na melhor companhia, você. Confira:

Alimente-se

A alimentação é um dos principais pontos que devem ser levados em conta quando o assunto é saúde. Seguir uma boa ou má dieta alimentar diz muito sobre o seu corpo e as futuras complicações que poderá desenvolver. Por esse motivo, é de extrema importância estar bem nutrido para festejar o carnaval.

Fuja dos alimentos gordurosos, como os fritos. Dê preferência aos produtos naturais e, se possível, risque da lista os industrializados. Comece a se cuidar antes da festa, então priorize as frutas, verduras, folhas verde escuras, cereais integrais e tudo o que possa te dar energia. Mas não se esqueça de também vigiar durante a diversão. Afinal, não seria nada bom ter aquela dor de barriga. Por isso, fique de olho nos estabelecimentos que entrar.

Uma boa forma de evitar problemas é levar a própria comida de casa, além de não ficar muito tempo sem comer. Existem diversas receitas de lanchinhos e snacks saudáveis que, além de nutritivos, são fáceis de preparar e podem ser carregados dentro da bolsa, inclusive das menores. As barrinhas naturais de cereais, por exemplo, são fonte de fibras e possuem maior durabilidade, se comparadas a outros alimentos.

Hidrate-se

Se o alimento é importante, a bebida também é. Então é de extrema importância beber muita água, de 2 a 3 litros por dia.  Um corpo hidratado é mais saudável e fica mais disposto. Esqueça dos refrigerantes e opte pela água e sucos naturais.

Outro toque é não abusar das bebidas alcoólicas. Se for ingerir algum líquido que possua álcool, lembre-se de intercalar com o consumo de água. Nunca beba de estômago vazio, pois os efeitos vêm mais rápido e podem prejudicar o seu dia.

Passe protetor solar

O sol não está para brincadeira, então é essencial tomar os devidos cuidados. Passe o protetor solar antes de sair de sua casa. Especialistas declaram que o uso para o rosto deve ser a partir do fator 30. Se o sol estiver muito forte, utilize óculos, chapéus ou bonés. Eles são de grande ajuda para a proteção da pele.

Cuide da higiene

Não adianta ser saudável e não estar atento à higiene. Tenha prudência quando for usar banheiros públicos e se alimentar. Lave bem as mãos e leve sempre com você algum papel, para caso o sanitário não possua. Também é aconselhável carregar álcool em gel, que pode servir de auxílio para combater as bactérias encontradas nas mãos. Mas tome cautela, o álcool pode gerar lesões na pele, principalmente quando em contato com produtos inflamáveis.

Gostou das nossas dicas? E que tal aprender novas receitas deliciosas para se alimentar bem durante o carnaval? Conheças os cursos online de gastronomia saudável e compartilhe com seus amigos.

Foto: Julien Ortet / Flickr: Carnaval / CC BY-SA 2.0