Aproxima-se a estação mais ensolarada do ano! Dias gloriosos de sol e diversão aguardam quem pretende curtir uma praia. Quase dá para sentir a areia debaixo dos pés e o sol no rosto.

A maioria das pessoas ama a chegada dessa estação. Até quem não vai viajar, acaba aproveitando muito mais as oportunidades de lazer que pode ter, mesmo em sua cidade: os modelitos das roupas ficam mais descolados, a disposição para atividades físicas aumenta e os passeios noturnos se tornam mais agradáveis durante o verão.

Apesar de todas as maravilhas, sua pele pode acabar sofrendo. Vejamos então, como aproveitar tudo isso sem se esquecer dos cuidados com a pele no verão.

Trouxemos neste post 5 dicas de cuidados para que sua pele permaneça linda e radiante enquanto você curte a estação!

1. Use protetor solar

Essa frase até parece um clichê, não é mesmo? Mas não é! Seja em qual for a estação é sempre válido repeti-la. E no verão a atenção precisa ser redobrada, pois a incidência de raios solares aumenta, aumentando o risco de causar manchas solares à sua pele, além de consequências mais graves, como queimaduras e câncer de pele.

Não importa se você tem a pele escura ou clara, o uso do filtro solar é indispensável para a sua saúde. O que muda nesse caso é apenas o fator de proteção solar (FPS) do seu protetor. Lembrando que para peles mais claras o FPS precisa ser igual ou maior a 30 e para peles mais escuras FPS 30 é o suficiente.

2. Hidrate sua pele

Você pensa: mas o verão não é uma estação úmida, principalmente se eu estiver na praia? Correto! Porém você estará no sol o dia todo e provavelmente desfrutando de algumas bebidas alcoólicas, que desidratam seu corpo e impactam na sua pele.

Por isso, reidrate-se e coma alimentos com alto teor de água, como tomates, alfaces, melancias, melões e morangos. Além disso, você precisa manter a rotina diária de usar loção hidratante.

Água salgada e muita luz solar ressecam sua pele. E mesmo que você não esteja no litoral, sua pele também pode ficar vulnerável aos efeitos do verão. Então lembre-se de usar loção corporal e creme facial após cada banho.

3. Mantenha a pele limpa

O clima úmido torna sua pele propensa à acne, pois mais umidade leva à obstrução dos poros. Limpe a sujeira e o óleo de seus poros com lenços absorventes, lenços pós maquiagem, ou máscara faciais. Mas evite produtos que promovam o clareamento da pele, pois eles podem manchar sua pele se exposta ao sol.

Além disso, se você já possui a pele oleosa, não use hidratante na zona T do seu rosto (testa, nariz e queixo), ou opte por cremes e protetores livres de óleo.

4. Evite tratamentos agressivos nos cuidados com a pele no verão

Como dissemos na dica anterior, tratamentos a base de agentes clareadores — como ácido retinoico, ácido fítico ou ácido kójico — não são uma boa ideia no verão. Apesar se serem utilizados com o objetivo de clarear manchas na pele, esses produtos podem fazer o efeito contrário se você se expuser ao sol durante o tratamento.

Assim, em vez de fazer com que suas manchas desapareçam, você pode ganhar mais e com tonalidades até mais escuras! Portanto, se pretende clarear sua pele, espere por uma estação com menor incidência de sol.

Viu como é possível curtir a estação mais quente do ano sem esquecer de se cuidar? Esperamos que você tenha absorvido todas as dicas de cuidados com a pele no verão para se manter linda e saudável.

E não se esqueça também da sua alimentação. Por isso, leia nosso post com os 4 sanduíches saudáveis que você precisa provar!