fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

Conheça 7 doenças que causam cansaço excessivo nas pessoas

Saiba identificar algumas alterações no seu organismo e saber a hora certa de procurar um médico
Da redação
19/05/17
Cansaço excessivo pode ser fruto de noites mal dormidas e rotinas extenuantes, mas também pode ser sinal de uma série de doenças. Por isso, fique atento. Quando notar algo diferente na rotina, avalie e verifique se existe alguma alteração no funcionamento do seu corpo e procure um médico para fazer uma avaliação. Na lista a seguir, pontuamos algumas das principais doenças que apresenta o cansaço excessivo como sintoma associado à enfermidade. Confira:
  1. Anemia

Cansaço, sonolência e desânimo são alguns dos sintomas da anemia, já que a falta de ferro no sangue interfere na produção de glóbulos vermelhos e no transporte de oxigênio. Em mulheres, os sintomas ficam ainda mais evidentes durante o período menstrual, devido à perda de sangue e ferro, consequentemente. O principal tratamento para a anemia é a ingestão de alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, beterraba e feijão. Contudo, é preciso investigar a causa da doença antes de procurar resolvê-la por meio da alimentação.
  1. Apneia do sono

Quem tem apneia do sono “para” sua respiração em alguns momentos durante a noite, fazendo com que falte ar nos pulmões durante curtos períodos. Isso prejudica o sono do indivíduo, fazendo com que se sinta cansado durante o dia. A apneia pode ter diversas causas, como o excesso de peso e o desvio de septo. Por isso, é preciso buscar a ajuda de um especialista em distúrbios do sono para identificar o melhor tratamento. Uma máscara de oxigênio pode ser recomendada pelo médico para o uso durante a noite.
  1. Depressão

Além da sensação de desânimo e cansaço causadas pela depressão, a doença também provoca problemas do sono, aumentando o cansaço e a dificuldade das pessoas que sofrem com a doença para realizar suas tarefas diárias. O tratamento é feito com psicólogo e/ou psiquiatra. O recomendado é que a pessoa faça sessões de terapia para descobrir as causas da depressão e, se necessário, tome remédios para controlá-la.
  1. Desequilíbrios hormonais

As alterações na produção de diversos tipos de hormônios também provocam cansaço. Os hormônios da tireoide, por exemplo, são responsáveis por manter o metabolismo acelerado. Se há baixa produção deles, ocorre o desânimo, a fadiga e o cansaço. À medida que envelhecem, o declínio da produção dos hormônios sexuais, tanto do homem quanto da mulher, também acarreta os mesmos sintomas. Como os desequilíbrios hormonais são variados, o tratamento deverá ser adequado a cada tipo de alteração, porém, geralmente, envolve reposição dos hormônios em questão.
  1. Desidratação

A desidratação não precisa ser muito severa para que o volume do sangue seja afetado, fazendo com que o fluido fique mais grosso e, consequentemente, mais difícil de ser bombeado pelo coração. Com o sangue chegando mais vagarosamente aos órgãos e músculos, temos como resultado o cansaço. Em geral, resolver o problema é simples: basta lembrar de se hidratar corretamente. O ideal é multiplicar o peso por 35 para saber quantos mililitros de água se deve tomar durante um dia e tomá-los adequadamente.
  1. Diabetes

Na diabetes, a glicose do sangue não chega a todas as células do corpo. Por isso, há falta de energia e cansaço. A doença ocasiona também a perda de massa muscular devido ao excesso de urina. O tratamento do diabetes é realizado com medicamentos específicos e, também, por meio de uma dieta saudável. Tratar a doença é essencial não apenas para diminuir o cansaço, mas também para evitar complicações e comorbidades.
  1. Doenças cardíacas

Doenças como arritmia e entupimento das artérias alteram a circulação do sangue no corpo, provocando cansaço frequente e tonturas. O tratamento destas doenças é feito, sempre, sob supervisão de um especialista e envolve medicação e mudanças nos hábitos de vida. Uma alimentação saudável e exercícios físicos são incluídos na rotina. Agora que você já conhece algumas doenças causadas pelo cansaço excessivo, não deixe de curtir nossa página no Facebook e fique por dentro de todos os conteúdos do blog. Conheça também nossos cursos online de yoga, pilates e gastronomia saudável e melhore a sua qualidade de vida.

Recomendados
Saúde

6 passos para melhorar a autoestima

Quer aumentar a sua autoestima para ter bem-est...

Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...