Pessoas equilibradas podem ter alguns momentos de descontrole, isso é natural do ser humano. Seja pelo trânsito carregado, pelo metrô lotado ou pela pressão no trabalho, situações difíceis sempre abalam o emocional. É nessas horas que ter autocontrole é essencial para manter a calma e lidar com cada problema da melhor forma possível.

O ambiente de trabalho é ideal para servir de exemplo. Você chega no local cedo, senta na sua mesa e liga o computador. Em seguida, checa os e-mails e começa a respondê-los. De repente o seu chefe chega e te chama em uma sala. O que será? A sua mente já começa a imaginar várias situações. Ele te dá uma bronca sem motivos, você fica sem entender. O que fazer nessa situação? Vejamos.

Mesmo com razão, é importante manter a calma em situações de injustiça, e esse é só um exemplo do que pode acontecer no trabalho. De nada adiantaria você levantar a voz e começar a gritar com o seu chefe, pois te mandaria embora no mesmo instante.

Também não é nada prudente voltar para a mesa e não fazer absolutamente nada, já que poderia ser outro motivo para a demissão. O ideal é sempre manter o equilibro e tentar explicar a situação. O diálogo sempre é um dos melhores métodos para resolver os desentendimentos.

Você pode até não ter passado por isso, mas com certeza já se estressou por algo que aconteceu no seu trabalho. É por isso que separamos algumas dicas para que você possa manter o autocontrole onde quer que esteja.

autocontrole

Mindfulness

O mindfulness, também conhecido como atenção plena, é um ótimo método para desenvolver o autocontrole. Os movimentos realizados focam no presente, no agora, evitando que a pessoa pense demais no passado ou no que está por vir.

Ao realizar essa prática constante, sentirá o seu corpo e sua mente mais leves. O mindfulness te ajudará a pensar com mais clareza quando estiver em alguma situação difícil, a colocar os pensamentos em ordem.

Autoconhecimento

O que seria do ser humano sem o autoconhecimento? Conhecer a si mesmo é de extrema importância para viver bem, com qualidade de vida. Inclusive, uma pessoa que sabe o que quer, o que gosta e o limite que tem consegue lidar melhor com os problemas.

O autoconhecimento traz segurança e pode ser adquirido com práticas como o próprio mindfulness, yoga e programas de exercícios físicos, como o treinamento funcional.

Alimentação

Sabe aquela história que ter uma boa alimentação é importante para a felicidade? É verdade. Um cardápio equilibrado, com alimentos naturais, proporciona bem-estar e deixa o corpo relaxado e satisfeito.

Por exemplo, uma pessoa que come muitas comidas gordurosas acaba por ficar com azia e com o estômago pesado. Como acha que ficará durante o dia? Mal. Outra questão é ficar muito tempo sem comer. Não ter os nutrientes necessários para a boa manutenção do organismo deixa o corpo fraco, sem glicose e irritado. Por isso, siga a orientação dos nutricionistas: coma de três em três horas.

Gostou do conteúdo? Que tal ter mais qualidade de vida sem sair de casa? Nas aulas online do Namu Cursos você tem a oportunidade de aprender receitas saudáveis e o passo a passo para exercícios físicos de qualidade. Não perca mais tempo!