fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

Como fortalecer o sistema imunológico? Alimentação e exercícios são a resposta!

Cuidar do seu sistema imunológico é uma forma de manter várias doenças afastadas. Mas, como fortalecer o sistema imunológico?
Da redação
02/10/17

Sem tempo para ler o artigo "Como fortalecer o sistema imunológico? conheça a resposta!"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Gripes, resfriados e alergias são doenças, aparentemente, “bobas”, mas que podem deixar você de cama por dias. Cuidar do seu sistema imunológico é uma forma de manter essas e outras doenças afastadas. Mas, como fortalecer o sistema imunológico? Se você vive adoecendo, manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos podem ser a resposta para os seus problemas! E, com o intuito de te ajudar, este post mostrará por que um estilo de vida saudável pode dar forças ao seu organismo para se proteger de doenças. Confira!

Como fortalecer o sistema imunológico por meio da alimentação?

A maior parte do que necessitamos em nosso corpo é absorvida dos alimentos. Eles nos fornecem nutrientes necessários para que nossas células trabalhem de forma adequada. Por isso, uma dieta balanceada é uma das chaves para fortalecer o seu sistema imunológico. Veja a seguir:

Coma proteína magra em cada refeição

Certos nutrientes assumem a liderança na proteção do seu corpo contra bactérias, vírus e outros microrganismos — e as proteínas estão entre eles. Uma das razões é que os anticorpos são feitos dessas macromoléculas. Além disso, muitos alimentos ricos em proteínas também contêm outros nutrientes que estimulam a imunidade. Carne vermelha magra, bem como o feijão, soja e frutos do mar — em particular, ostras e caranguejo — contêm zinco, um mineral que ajuda na produção de glóbulos brancos, as células que combatem infecções. Mesmo deficiências leves de zinco podem aumentar a sua susceptibilidade a infecções. Nozes, amêndoas e castanha de caju também são boas fontes de proteína, além de magnésio, que também apoia o sistema imunológico.

Consuma pelo menos cinco porções diárias de vegetais

Praticamente todas as frutas, legumes e verduras possuem nutrientes que ajudam no sistema imunológico. Porém, se você for escolher, opte por aqueles vegetais ricos em vitaminas A, C e E. A vitamina A — presente na batata-doce, cenoura e verduras verde-escuras — ajuda os glóbulos brancos a combater as infecções de forma mais eficaz. E, também auxilia na regulação do sistema imune. A vitamina C melhora a absorção do ferro presente nos alimentos - mineral indispensável para a composição do nosso sistema imunitário. Ela pode ser encontrada em frutas, como limão, laranja, acerola, tangerina, mamão papaia, manga e outras. Além disso, outros vegetais, tais como o pimentão e o brócolis também possuem grandes quantidades de vitamina C. E, a vitamina E, encontrada em nozes, sementes e ervas, também ajuda a combater a gripe e infecções do trato respiratório superior.

Como atividades físicas podem fortalecer o sistema imunológico?

Entre 20 a 30 minutos de atividade física diária pode reforçar a defesa do sistema imune, pois a prática de exercícios faz com que o sangue circule mais. Assim, os anticorpos e glóbulos brancos se deslocam por todas as partes do seu corpo mais rapidamente, de modo que eles possam detectar as doenças mais rapidamente. Além disso, um aumento na circulação também pode desencadear a liberação de hormônios que “alertam” as células imunes de agentes causadores de doenças.

Faça exercícios moderados e que reduzam o estresse

Atividades físicas de alta intensidade, como corrida de maratona ou treinamentos muito intensos, podem diminuir a quantidade de glóbulos brancos, que circulam pelo corpo e a consequência é o risco aumentado de doenças. Contrário a isso, exercícios que auxiliam na redução do estresse — como yoga, caminhada e treinos mais leves — podem ajudar fortalecer o sistema imunológico. Isso porque, altos níveis de estresse podem aumentar a vulnerabilidade para inflamações e o risco de doenças no organismo. Talvez, você considere sua rotina diária muito corrida para cuidar de seu organismo. Mas, é possível dedicar pouco tempo do seu dia à sua alimentação e atividades físicas. E você pode fazer isso em casa. Uma dieta equilibrada com uma variedade de vegetais e alguns minutos de exercícios é a melhor resposta para a pergunta “como fortalecer o sistema imunológico?”. Aliando essas duas ações, você terá todas as coisas boas que precisa para ajudar no combate de doenças. Deixamos aqui para você a dica de um exercício físico excelente para fortalecer o seus sistema imune: o pilates. Quer saber como? Então confira em nosso post como ele pode te ajudar a relaxar e aliviar o estresse.

Recomendados
Saúde

6 passos para melhorar a autoestima

Quer aumentar a sua autoestima para ter bem-est...

Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...