fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Consumo » Gerais

Gerais

Como economizar água? – 6 dicas para começar ainda hoje

Tenta economizar água, mas gostaria de fazer mais pelo planeta? Listamos algumas dicas para você começar a economizar água ainda hoje.
Da redação
31/07/19

Você já pensou em como economizar água no seu dia a dia?

Repensar a forma como utilizamos a água deixou de ser importante para se tornar uma necessidade. Segundo o Relatório Mundial da ONU sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2019, 1 em cada 3 pessoas no mundo não tem acesso a água potável. 

Ou seja, é preciso tomar consciência de que o recurso natural não é ilimitado e que economizar água, mesmo nos menores atos cotidianos, é indispensável. Se já sabe disso, e só está à procura de informações que ajudem nesta tarefa, você chegou ao local certo. 

Listamos abaixo algumas dicas de como economizar água para incorporar no seu dia a dia e começar a ajudar o planeta e as futuras gerações ainda hoje. Boa leitura e inspire-se!

Como economizar água

Armazene a água da chuva

Pode parecer uma ideia de outro mundo, mas a água que cai gratuitamente do céu e escorre para o ralo pode ser usada para inúmeras atividades, como regar plantas, lavar o carro, varanda ou quintal. 

Para fazer coleta, deixe baldes ou bacias em locais abertos durante a chuva. Quando o recipiente estiver cheio ou a água parar de cair, armazene-os tampados. 

Reutilize a água da máquina de lavar

Não tem local aberto para captar água da chuva, não tem problema. Mesmo em apartamento é possível fazer o reuso de água.

A água do enxágue da máquina de lavar, por exemplo, pode ser reutilizada para limpeza de vidraças, janelas e piso. Legal, mas como fazer isso?

É bastante simples, quando a água do enxágue começar a ser descartada, basta parar a lavagem. Em seguida retirar a mangueira que fica na parte de trás da máquina. Por último colocá-la no balde ou tonel que irá armazenar a água e recomeçar a lavagem.

Pronto, a água totalmente apta para reuso que seria descartada ralo abaixo agora poderá ser utilizada nas atividades da casa. 

descubra como economizar água no dia a dia

Colete a água do banho

Essa é outra dica super bacana de como economizar água em casa

Se você leu o tópico acima e ficou intrigado em como fazer isso, saiba que coletar a água durante o banho pode parece ser uma tarefa difícil, mas é mais fácil do que imagina. Não acredita? Faça o teste em casa e comprove! 

Para isso, deixe um balde dentro do box durante o banho. Você irá comprovar que é possível recuperar uma quantidade significativa da água que respinga do nosso corpo.

Você pode usar a água coletada para dar descarga. Sabia que cada vez que a descarga é acionada são consumidos cerca de 3 a 12 litros de água, dependendo do sistema utilizado? 

Pois é, o reuso da água do banho pode ser uma ótima alternativa para economizar alguns litros de água por dia. 

Como estamos falando de banho, apesar de bastante difundidas, algumas dicas valem ser relembradas quantas vezes forem possível. Então, vamos lá: diminua o tempo de banho e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo.

Com esses pequenos atos já é possível economizar muitos litros de água que iriam escorrer pelo ralo sem necessidade.

Deixe a louça de molho 

Quer saber como economizar água lavando louças? Essa é a nossa próxima dica!

Você sabia que o gasto médio de água ao se lavar louça com a torneira continuamente aberta durante quinze minutos é de duzentos e quarenta litros de água? Abrindo e fechando a torneira, o consumo cai para 70 litros. Mesmo assim alto, não é mesmo?

Se os números deixaram  você alarmado, uma dica para diminuir o consumo de água durante essa atividade tão corriqueira é deixar a louça usada de molho durante alguns minutos antes de lavá-la. 

Para isso, utilize uma bacia grande ou a pia da cozinha e encha com água. Deixe as louças de molho por um tempo, cerca de quinze minutos ou mais, e só então lave-as como de costume. Claro que, desta vez, fechando a torneira enquanto ensaboa a louça. 

Você verá que é muito mais simples seguir com a limpeza da louça depois de deixá-las de molho. Uma vez que os restos de comida, gordura e afins sairão com muito mais facilidade. Vale o teste. 

Reaproveite a água do cozimento de alimentos

O que você faz com a água do cozimento de alimentos? Se a resposta é descartá-la na pia, saiba que além de ignorar outra maneira de como economizar água, você está deixando escapar pelo ralo da pia uma fonte rica em nutrientes que poderia ser reutilizada na sua própria alimentação.

Não tem ideia de como fazer isso? A água utilizada para cozinhar legumes pode ser usada no preparo de caldos de legumes, no cozimento do arroz ou no preparo de risotos, por exemplo.

Agora você já sabe como economizar água e ainda levar mais nutrientes para o seu prato.

Regue as plantas na hora certa

Sabia que as plantas absorvem maior quantidade de água nos horários mais quentes? Nos horários nos quais o calor é mais intenso, parte da água evapora com o calor e não há tempo para que a planta absorva. 

Ou seja, o gasto da água é maior e sua plantinha continua com sede. Para usar menos água na hora de cuidar das suas plantas, opte por regá-las no começo da manhã ou no final da tarde.

Além disso, opte por um regador ao invés de utilizar uma mangueira, pois o consumo de água será menor. E, se possível, reutilize a água da chuva para regar suas plantas. 

Aprenda mais sobre sustentabilidade no dia a dia com a professora Ale Nahra Hortas e descubra como montar hortas caseiras agroecológicas, aprendendo, passo a passo, como ter um cantinho sustentável para as suas plantas crescerem lindas e saudáveis.

Confira nossos cursos online e tenha alimentos frescos sempre à sua mesa. 


Recomendados
Gerais

Moda sustentável e trabalho digno

Nara Guichon e a importância de combater a desi...

Gerais

O poder feminino na economia solidária

Mulheres são as que mais se beneficiam das coop...