fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

Como aliviar o desconforto causado pelos dias quentes

Desidratação, insolação e intoxicação alimentar são alguns dos problemas que mais atingem as pessoas durante os dias quentes
Da redação
23/01/19

Sem tempo para ler o artigo "Como aliviar o desconforto causado pelos dias quentes"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Ah, o verão! A estação é uma das mais queridas do ano. Para os amantes do calor, um tempo de renovar as energias e ser feliz. Para quem prefere dias mais frios, um período de sufoco e sofrimento. Brincadeiras à parte, é nessa estação que as temperaturas ficam mais altas e, dependendo da região, o calor pode ser tanto que nem ventilador resolve. É nessas horas que é primordial saber algumas dicas para o desconforto causado pelos dias quentes.

Por mais que um calorzinho não seja nada mal, temperaturas elevadas são sempre um alerta para o corpo. Não cuidar da saúde em dias muito quentes pode ocasionar alguns problemas, como:

  • insolação
  • desidratação
  • intoxicação alimentar
  • dor de cabeça
  • fraqueza
  • falta de apetite

Se tiver acesso à internet, você pode verificar a temperatura que fará naquele dia. Isso é bom para se programar e levar a roupa adequada.

Roupas

E por falar em vestimentas, uma das dicas para aliviar os desconfortos dos dias quentes é optar por roupas leves. Tecidos quentes contribuem para o excesso de suor e, em alguns casos, retêm o líquido, o que faz com que se sinta molhado por várias horas. Escolha peças de seda leve, linho ou algodão puro, esses são alguns dos tecidos que podem te deixar mais fresco.

Outra dica é deixar de lado os tecidos escuros, como o preto, e apostar em cores mais claras.

Banho

Pode parecer meio óbvio, mas tomar vários banhos durante o dia pode aliviar o calor, principalmente em cidades que têm temperaturas acima da média. Ao acordar, levante da cama e vá tomar banho. Antes de deitar também é bom ir para debaixo do chuveiro, já que a água no corpo diminui o estresse e toda a tensão e ainda refresca.

Caso esteja de férias e em uma cidade que tenha cachoeira, lago ou mar por perto, aproveite para dar um mergulho. Porém, preste atenção aos horários (o indicado é ficar exposto ao sol antes das 10h e depois das 16h) e não se esqueça de passar protetor solar.

dias_quentes

Hidratação

Já percebeu como é incomodo ficar com a boca seca? A desidratação é um dos problemas que mais atinge as pessoas durante os dias quentes. O indicar é beber 2 litros de água por dia, por isso não se esqueça de levar a garrafinha na bolsa. Sucos naturais também são bem-vindos.

Outra alternativa para manter a hidratação no corpo é ingerir frutas que contenham bastante água em sua composição. Melancia, abacaxi, morango e pepino entram na lista.

Alimentos

Falando em alimentação, um cardápio equilibrado é muito importante para aliviar o desconforto nos dias quentes. Quem nunca comeu um prato pesado e passou mal depois? Escolher o que comer é essencial para manter a boa manutenção do organismo.

Sabe aquelas receitas cheias de sódio e gordura? Esqueça. Opte por refeições leves e que possuam alimentos de boa digestão, como as saladas de pote.

Também é essencial ficar atento ao lugar que for comer. Não é que o lugar seja ruim em si, mas com as temperaturas acima da média é normal que os alimentos estraguem com mais facilidade, o que geraria intoxicação alimentar. Por isso, fuja de estabelecimentos que não possuam um armazenamento adequado.

Sem ar condicionado

O ar condicionado divide opiniões. Há quem ame e há quem odeie, mas uma coisa é certa: ele alivia, nem que seja por um momento, o incomodo do calor excessivo. Então, o que fazer quando não há um por perto?

Sabe aquele trânsito no horário de pico? Parece que nunca vai acabar. Pior ainda quando o ônibus, ou o carro, não tem nenhum tipo de ventilação. Uma dica é levar um borrifador de água, de preferência gelada, dentro da bolsa. Está com muito calor? Borrife água no rosto, no pulso, no pescoço. Esse utensílio pode ser adquirido em qualquer estabelecimento de produtos de beleza. Toalhas molhadas também são uma alternativa.

Outra sugestão é comprar um ventilador portátil. Existe uma infinidade de modelos no mercado. Se não tem muito dinheiro, ou preferir algo mais manual, o leque também pode quebrar um galho.

Proteção contra o sol

Quem trabalha na rua sabe o quão ruim é ficar exposto ao sol durante horas, principalmente nos dias quentes. Além de não ser nada saudável, essa exposição pode fazer com que a pessoa fique com insolação e, em alguns casos, pressão baixa.

Uma técnica simples e que pode aliviar o desconforto é usar chapéus e bonés durante o dia. Por mais que não abata o calor, é ótimo para proteger a pele de futuros problemas, como o câncer. Guarda-chuva também entra na lista.

plantas_dias_quentes

E em casa?

É fato que não dá para dormir bem em um ambiente abafado. Por isso, existem algumas dicas que você pode seguir para tornar o espaço mais suportável.

Se estiver em casa a noite e a temperatura estiver agradável, com aquela brisa, abra as janelas e as portas. Deixe o vento entrar. A circulação de ar fará com que os cômodos fiquem mais frescos, garantindo, assim, uma boa noite de sono.

Sabe aquelas técnicas da avó? Também são válidas. Espalhe toalhas molhadas pela casa, coloque bacias de água onde achar necessário, isso ajudará a manter o ambiente fresco. Lâmpadas LED também são uma alternativa para não deixar a casa tão quente, por isso não pense duas vezes em mudar as que tiver em casa.  

Você também pode utilizar a natureza a seu favor. Ter plantas em casa é uma boa opção para deixar o seu lar mais fresco e aconchegante. Vasos no chão, na parede, em cima da mesa, no teto, não importa.

Uma técnica é deixar as plantas nas janelas, você pode fazer uma “cortina” e deixar o ambiente mais refrescante. Lembrando que as plantas com folhagem grande são as mais indicadas.

Você viu como as plantas podem ajudar o nosso dia a dia? Ter plantas em casa, além de relaxar e proporcionar bem-estar, pode ajudar a mandar o calor embora.

Se está interessado em saber mais sobre jardinagem, cultivo de plantas e agroecologia, confira o curso da professora Ale Nahra Hortas caseiras agroecológicas e vire expert no assunto.


Recomendados
Saúde

6 passos para melhorar a autoestima

Quer aumentar a sua autoestima para ter bem-est...

Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...