fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness » Gerais

Fitness

Cinco vantagens de atividades físicas em grupo

A interação é um dos pontos que faz muita diferença para quem realiza exercícios físicos em grupo, pois ajuda na mútua progressão.
Da redação
12/10/16

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

A prática de exercícios pode fazer muito bem para saúde, ajudando você na importante tarefa de cuidar do corpo e da mente. Pode até ser que você consiga alcançar resultados mais rápidos com os exercícios particulares, mas as atividades físicas em grupo podem oferecer vantagens incríveis, e que vão muito além da parte corporal. Neste post, listamos alguns benefícios da prática de atividades físicas em grupo. Confira:

Aumenta a motivação

Se você lida com a falta de força de vontade ou tem dificuldade em se manter assíduo em alguma prática esportiva, as atividades em grupo podem ajudar bastante. Alguns estudos têm revelado que as aulas desse tipo podem ter uma eficácia maior, pois as pessoas ficam mais assíduas e motivadas durante os exercícios, o que pode ajudar bastante. Ter um companheiro que te manda uma mensagem quando você falta ou está passando pela mesma situação que você pode motivar bastante. Além disso, enquanto você está se exercitando, pode ficar mais enérgico para alcançar os resultados, o que também é ótimo.

Permite a convivência com um novo ciclo de amigos

Seu ciclo social também se expande muito por meio das atividades físicas em grupo, afinal, você conhece e socializa com pessoas que gostam de coisas parecidas. Se você pratica yoga ou pilates ao ar livre, por exemplo, conhece outros praticantes que estão tentando levar a vida mais ou menos da mesma maneira e têm o mesmo tipo de interesse. Assim, você vai criando uma ótima conexão com novas pessoas, melhorando sua socialização e até a sua esfera emocional, pois faz novos amigos e ganha uma nova turma.

Promove uma competição saudável

Quando você pratica alguma modalidade em grupo e vai criando laços com os outros praticantes, uma competição saudável se inicia. Pode ser que você não perceba, mas acontece. Você começa a querer superar o “melhor do grupo”, mas tudo isso em um cenário de parceria, em que todos se estimulam. O resultado disso tudo é uma melhoria considerável para todos.

É uma opção mais divertida

O trabalho em grupo é mais divertido e torna a prática mais leve e agradável. A conversação, o contato e a interação são pontos que fazem muita diferença, minimizando as dificuldades. Assim, por conta da diversão e do bom ambiente, você consegue ter um treino mais intenso e eficaz.

Possui praticantes mais comprometidos

Como falamos, os vínculos podem ajudar muito, fazendo com que você fique mais assíduo na prática de qualquer modalidade. Nada mais natural, já que a maioria das pessoas tem em mente a necessidade de precisar treinar com seus companheiros para continuar progredindo. Depois de ler essas vantagens que listamos para você, ficou bem mais claro que as atividades físicas em grupo são uma ótima opção, não é? Assim, você consegue socializar e conquistar a saúde e o bem-estar que tanto deseja. Gostou das nossas dicas? Conhece mais algum benefício de praticar atividades físicas em grupo? Então deixe um comentário.

Recomendados
Esportes

Os perigos do sedentarismo e da falta de atividade física

O sedentarismo é um dos maiores problemas de sa...

Gerais

Como corrigir a postura? 5 dicas para colocar em prática

A dor na coluna é um problema que afeta cerca d...