Tomar banho diariamente é uma necessidade. Ainda mais em um país tropical como o Brasil, de temperaturas quentes e clima úmido. Mais do que um momento de higiene, no entanto, ele produz diversos benefícios para nosso bem-estar e qualidade de vida, sendo que existem algumas diferenças entre o banho quente e o frio.

A temperatura da água usada para se banhar desempenha propriedades distintas para a saúde, o que continua sendo um assunto muito discutido na atualidade. Assim, você deve escolher qual delas é a mais adequada, sempre de acordo com as suas necessidades.

Quer descobrir quais são os benefícios do banho com água fria e com água quente? Neste post, separamos os principais deles para você. Vamos conferir?

Banho quente e frio: quais são as vantagens?

Banho frio

Tomado em temperaturas abaixo de 29°C, o banho frio traz alguns benefícios para o seu corpo. Conheça quais são.

Efeito revigorante

Quando a água mais fria entra em contato com seu corpo, ele perde calor rapidamente. Para contornar a situação e recuperar a temperatura normal, o organismo desencadeia alguns mecanismos compensatórios, como a respiração ofegante, para se aquecer.

Essa respiração acelerada faz com que mais oxigênio chegue ao cérebro, o que gera uma sensação de alerta e nos deixa mais ativos, com energia e revigorados. Um banho gelado, portanto, é uma ótima alternativa para despertar, especialmente pela manhã.

banho

Perda de peso

Você provavelmente nunca imaginou que a temperatura do seu banho pode contribuir para a dieta. O estímulo da água fria na pele ativa funções metabólicas, deixando o organismo mais acelerado de forma natural e saudável.

Pele e cabelos mais bonitos

Os banhos com águas ainda mais frias, entre 22°C e 24°C, contribuem para a manutenção da camada de sebo e suor que protege nossa pele e cabelos. Se você deseja ter uma pele hidratada e cabelos reluzentes, portanto, o banho frio é um ótimo aliado.

Banho quente

Com temperaturas acima dos 38°C, os banhos mais quentes também têm seus benefícios. Confira.

Abertura dos poros

Um banho quente dilata os poros, o que facilita a penetração de cosméticos, como sabonetes, cremes e outros produtos. Ademais, o calor da água e o vapor gerado durante o banho ajudam na eliminação de células mortas, o que promove uma limpeza profunda da pele.

Relaxamento

Nada como um banho quentinho para relaxar, não é mesmo? A temperatura mais quente da água caindo sobre a pele atua diretamente no relaxamento muscular, o que acontece devido à dilatação dos vasos sanguíneos.

Alívio de dores

A vasodilatação produzida pela temperatura mais elevada também contribui para amenizar dores e outros incômodos musculares, especialmente na região das costas, que recebe a água proveniente do chuveiro de forma mais direta.

Banho quente e frio: cada um deles tem suas particularidades, propriedades e benefícios. Para definir qual é o melhor, você precisa entender o seu corpo e o momento. Por isso, analise as suas necessidades e determine qual é o mais adequado a elas. Somente assim o seu organismo vai usufruir do que precisa.

Gostou do nosso conteúdo? Então siga as nossas páginas nas redes sociais — estamos no FacebookTwitterInstagram e YouTube — e fique sempre por dentro dos melhores posts sobre saúde e bem-estar.