fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Gerais

Gerais

Ampliação da consciência: o caminho para a realização

A compreensão desse caminho é aberta a todos, mas é sutil e é necessária uma certa sensibilidade para alcançá-lo de forma plena
Da redação
10/04/17

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Para aqueles que acham que o caminho para a paz e felicidade está dentro de si, a ampliação de consciência é uma das formas pelas quais você poderá alcançar o que deseja. Muitas mudanças ocorrem dentro de nós quando estamos abertos a recebê-las, quando a nossa consciência consegue alcançar um nível mais elevado. A compreensão desse caminho é aberta a todos, mas é sutil e é necessária uma certa sensibilidade para alcançá-la de forma plena. Para isso, a ampliação da consciência é algo que precisa ser feito. E você saberá um pouco mais sobre ela agora.

O que é a ampliação da consciência?

Todos os dias, nós lidamos com 2 tipos de energia: a física e a emocional. Porém, a ampliação, não se envolve com nenhuma delas, mas sim com a energia espiritual. Esta, por sua vez, é um desafio para muitos, já que é uma área pouco trabalhada na maioria das pessoas. Temos uma certa dificuldade quando precisamos nos aprofundar e conhecer a espiritualidade.

Por que devemos realizá-la?

A ampliação da consciência nos traz diversos benefícios, sendo o mais importante o autoconhecimento. É a partir dele que temos consciência do mundo ao nosso redor, o que realmente nos prejudica e do que realmente gostamos. Quem seria você se estivesse vivendo em outra cidade, se tivesse nascido em outra família e tivesse outros amigos? Continuaria sendo a sua essência, o que o seu eu é fruto do que está ao seu redor? Poderia ser uma mistura dos dois? A ampliação da consciência ajuda a responder todas essas perguntas com um alto grau de certeza. O autoconhecimento reflete em todas as áreas das nossas vidas. Por exemplo, o fato de nos conhecermos bem consegue melhorar a nossa autoestima. Esse ensinamento consegue nos libertar de algo muito poderoso: da opinião dos que nos cercam. Você não sentirá mais necessidade da aprovação do outro para se sentir bem, para ter certeza de suas decisões ou mesmo de sua forma de pensar. É uma forma de agir e de ver o mundo completamente libertadora.

Como a meditação pode ajudar?

A meditação é uma forma de expandir a consciência, de ver o mundo por uma outra ótica, que não usa a nossa lógica cotidiana. Nesse momento, uma das ondas cerebrais consegue entrar em sincronia por meio de uma concentração na respiração, proporcionada pela prática da meditação. Fazer a mente aquietar-se de forma completa não é algo simples e requer muita prática, disciplina e dedicação. Isso pode ser facilitado se for colocado algum instrumento a sua frente como uma vela, um copo com água ou uma bola de cristal. Isso ajuda na concentração deixando a ampliação da consciência gradualmente mais próxima. Para meditar e tentar alcançar um estado de plenitude, o ideal é recorrer à ajuda profissional. Só assim você receberá o direcionamento necessário para alcançar o seu objetivo, que é o do autoconhecimento e de uma vida melhor. Quer aprender mais sobre ampliação de consciência e outros assuntos do tipo? Então basta nos seguir nas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube e Instagram.

Recomendados
Mindfulness

Cantar mantras: benefícios para o cérebro e o bem-estar

Você já ouviu falar em mantras? A prática milen...

Meditação

Como praticar a gratidão e ser mais feliz

  Viver no mundo atual exige muitos desafi...