fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Emagrecer » Gerais

Emagrecer

5 dicas para acelerar o metabolismo

Quer emagrecer e para isso está à procura de dicas para acelerar seu metabolismo? Você chegou ao local certo, Clique no link e boa leitura!
Da redação
18/07/19

Acelerar o metabolismo é o desejo de dez entre dez pessoas que querem emagrecer. Mas o que realmente significa isso?

Antes de mais nada é preciso entender o que é metabolismo. Que nada mais é do que o processo natural que transforma as calorias que ingerimos em energia. Ou seja, o combustível que faz o nosso corpo funcionar.

Então, se você quer emagrecer, a receita para perder peso continua a mesma: ingerir menos calorias do que se gasta. Para quem acha que só fechar a boca já resolve o problema, sentimos informar, mas não.

Segundo estudo realizado pela Universidade Justus-Liebig, na Alemanha, a queima calórica não depende apenas da idade biológica que faz o organismo funcionar. 

Após acompanhar por cerca de uma década mais de 500 homens e mulheres acima dos 60 anos, eles chegaram a conclusão que, na verdade, nosso metabolismo reage aos estímulos gerados por nossos hábitos. 

Isto quer dizer que, entre as pessoas que praticam atividade física regularmente, o metabolismo permanecia bastante ativo, apesar do gasto energético desacelerar com o avançar da idade. 

Isso significa que com pequenos ajustes na sua rotina, isto é, com a inclusão de exercícios regulares e uma alimentação saudável é possível dar uma forcinha para acelerar seu metabolismo. 

Mas, atenção! O metabolismo de uma pessoa não é igual ao de outra. Por isso, nada de ficar comparando a sua perda de peso ou o funcionamento do organismo com o coleguinha ao lado. 

Enquanto algumas pessoas possuem um metabolismo mais lento; em outras, ele pode ser um pouco mais acelerado. No entanto, em todos os casos, é possível fazer com que ele dê uma acelerada para que a queima calórica seja mais eficiente. 

5 dicas para acelerar o metabolismo 

Beba muita água! 

Consumir em média de 500ml de água, acelera o metabolismo em aproximadamente 30% durante cerca de uma hora como consequência do gasto de energia para equilibrar a temperatura da água ingerida quando a sua temperatura é inferior a 20 graus. Isso porque ocorre um efeito termogênico para maior produção de energia.

Outras pesquisas mostram que manter-se hidratado dá maior sensação de energia. Então, se é disposição que você procura, beba muita água. 

como acelerar o metabolismo

Sabe quantos litros de água deve ingerir por dia?  

O cálculo é simples: 30 mililitros de água por quilo de peso corporal. Ou seja, uma pessoa que pesa 100 quilos deve ingerir 3 litros de água por dia.

Reduza os carboidratos 

Dê preferência aos carboidratos de baixo índice glicêmico, que favorecem a perda de peso, e diminua o consumo de carboidratos simples. Inclua no seu cardápio legumes, ovos, soja e alimentos integrais.

Consuma termogênicos naturais 

Os alimentos termogênicos são aqueles que possuem em sua composição substâncias capazes de elevar a temperatura do organismo. Canela, gengibre, pimenta e chá verde são alguns aliados na hora de colocar o metabolismo para trabalhar. 

Rica em cálcio, a canela é ótima para acelerar o metabolismo basal - quantidade de calorias que o corpo precisa durante o dia. Já a capsaicina, componente ativo da pimenta, ajuda a quebrar e eliminar a gordura armazenada no tecido adiposo.

Segundo estudos, o gengibre pode acelerar o metabolismo em até 10%. Isso graças aos gingeróis presentes na especiaria, que são os responsáveis pela termogênica do tempero. 

Um café para despertar e acelerar o metabolismo

Com efeito termogênico, o café tem a capacidade de acelerar o sistema nervoso central. E, por isso, é um importante aliado para para acelerar seu metabolismo.

E mais: os grãos do café têm antioxidantes que fazem bem à saúde, sem falar que a bebida aumenta os níveis de energia durante o exercício, também ajuda a manter o esforço por mais tempo, queimando assim mais calorias.

Substitua a gordura corporal por massa magra

Trocar a gordura do corpo por músculo pode ser uma estratégia eficaz para quem quer acelerar o metabolismo.  Quanto mais músculos o corpo tiver, mais calorias serão gastas. Isso ocorre porque o músculo é o tecido que mais necessita de energia para manter-se ativo.

Nós já falamos aqui como aumentar a massa muscular com a ajuda de alimentação. 

Gostou das dicas e quer começar a praticar uma atividade física? Nós montamos um programa definitivo para você sair do sedentarismo com a ajuda do treino funcional. Nesse programa, a personal trainer Jamile Farath vai te guiar de forma progressiva ao decorrer das aulas. Você vai praticar atividades que vão trabalhar o seu corpo por completo e ainda, auxiliar no aumento do metabolismo.

Aulas com foco no fortalecimento do core, na melhora do condicionamento físico, para aumentar a resistência e também com foco no emagrecimento, fazem parte desse programa. Se você quiser saber mais e começar ainda hoje a se exercitar sem sair de casa, clique aqui e diga adeus ao sedentarismo!


Recomendados
Gerais

Emagrecimento em casa: como controlar a ansiedade e não perder o foco?

Se você começou a treinar em casa para se livra...

Emagrecer

Cardápio para emagrecer: como criar uma rotina alimentar?

Um verdadeiro cardápio para emagrecer é aquele ...