fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Rosto » Hidratação

Hidratação

9 tipos de argila para cuidar da pele de forma natural

Quer deixar a pele linda e jovem de forma natural? Conheça os tipos de argila certa para sua pele e cuide da sua beleza de forma natural.
Da redação
03/06/19

Sem tempo para ler o artigo "9 tipos de argila para cuidar da pele de forma natural"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

 

Você sabia que existem vários tipos de argila que fazem bem para a pele? Não é de hoje que os tratamentos estéticos à base de argila fazem sucesso. Tem poder de hidratar profundamente e melhorar a elasticidade e firmeza da pele profundamente. Retardando o envelhecimento da pele, seus benefícios são conhecidos e utilizados há centenas de anos. Os egípcios já usavam o produto como componente para a mumificação e os gregos se recorriam à argila quente para combater dores reumáticas por exemplo.

Atualmente é a argiloterapia que tem feito sucesso. Afinal, o tratamento estético com argila não só deixa a pele mais bonita, como promove uma esfoliação que ativa a circulação sanguínea, amenizando os sintomas de dores articulares. 

Os benefícios não param por aí! Por possuir ação bactericida, regeneradora e antiinflamatória para o tecido cutâneo, ela absorve impurezas. Desta maneira proporcionando uma limpeza profunda e desintoxicante.

Por que a argila para cuidar da pele é tão poderosa assim? 

De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP) a aplicação da argila na pele promove um aumento no número de fibras de colágeno. Isso acontece por conta dos elementos presentes em cada uma delas.

Os tipos de argila podem conter: o magnésio, o zinco, o  ferro, o cobre e o titânio. Que são conhecidos por limpar e hidratar. O silício, que tem ação rejuvenescedora. Já o manganês, age na composição do colágeno e na cicatrização da pele.

tipos de argila

Tipos de argila

São muitos os tipos de argila para cuidar da pele. Mas você sabe o benefício de cada uma delas?  Continue lendo esse artigo e conheça alguns deles.

Argila verde

Indicada para peles oleosas e acneicas, a argila verde é rica em silício e alumínio. Além de possuir propriedades adstringentes, esfoliantes e antibactericidas que combatem espinhas e cravos. Esse tipo de argila ajuda regular a produção de sebo da cútis e fechar os poros do rosto.

Argila Amarela

Rica em silício, elemento com ótimo potencial regenerador dos tecidos, esse tipo de argila é capaz de estimular o rejuvenescimento. Garante uma melhora na síntese de colágeno e maior elasticidade da pele, assim, retardando o envelhecimento e reduzindo rugas e inflamações.

Argila Branca

Indicada principalmente, para peles sensíveis e desidratadas, esse tipo de argila possui um PH muito próximo da pele. O que as faz ser excelente para clarear e absorver oleosidade sem desidratar. Também ajuda cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo, reduzindo inflamações.

Argila Marrom

Purificante, adstringente e cicatrizante é bastante eficaz contra a acne e espinha. Esse tipo de argila tem efeito rejuvenescedor no tecido da pele.

A argila marrom também tem o poder reduzir inflamações, tonificar e ativar a circulação, ajudando a pele a se manter firme por mais tempo.

Argila Preta

Com poder estimulante e antioxidante, esse tipo de argila, também conhecida como lama vulcânica, é retirada de profundidades superiores a 5 metros e, por isso,  contém diversas propriedades naturais que pode melhorar significativamente o aspecto e a saúde da sua pele. 

tipos de argila ebook cosméticos

Devido ao alto teor de alumínio, silício e baixo percentual de ferro, a argila preta tem ação anti-idade e ainda ajuda a atenuar manchas na pele.

Argila Vermelha

Rica em óxido ferro, cobre e silício é uma ótima opção para quem tem pele sensível e rosada, mas pode ser usada por todos os outros tipos de pele, sem contraindicação. Com poder hidratante, antioxidante e regenerador, ela combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce da pele. 

Argila rosa

A mistura entre as argilas vermelha e branca combina os benefícios de ambos os elementos, tornando-se a mais suave entre todos os tipos de argila e é indicada para peles sensíveis e delicadas. Ela também ajuda a limpar e remover as células mortas da pele, além de ter poder cicatrizante e antisséptico.

Argila cinza

Devido o alto teor de titânio presente em sua composição, ela é um esfoliante fantástico e ainda combate espinhas e cravos, deixando a pele lisinha. Antioxidante natural, a argila cinza clareia as manchas da pele, ajuda na redução de medidas e ainda regula a seborréia capilar. 

Argila roxa

Constituída a partir da mistura entre as argilas marrom e rosa, possui grande poder tensor e é bastante indicada nos tratamentos de flacidez por atuar na síntese do colágeno na pele. A máscara é perfeita para peles maduras, sensíveis e secas.

Como aplicar a argila na pele e potencializar seus efeitos

Antes de aplicar a máscara de argila, dá só uma olhadinha nas dicas e truques que ajudam a potencializar o efeito da argila na pele. Vem ver!

  1. Aplique a máscara sempre com a pele limpa e sem maquiagem; 
  2. Para potencializar o efeito da máscara você pode pode fazer uma vaporização (que é super fácil)  para abrir os poros antes de aplicar a máscara. Basta aproximar o rosto sobre uma bacia com água quente ou colocar uma toalha morna no rosto por alguns minutinhos. 
  3. Use água mineral ou chá de camomila para fazer a máscara (lembrando que a consistência dela é uma pasta grossa e não líquida);
  4. Apesar de ser um produto natural, evite as áreas dos olhos e lábios;
  5. Alguns tipos de argila como as máscaras verdes podem repuxar e pinicar a pele, mas nada de pânico, isso é normal. Basta retirar com água e, pronto. Algumas peles podem ainda ficar levemente avermelhadas, pois a argila ativa a circulação.
  6. Evite aplicar cremes e maquiagens logo em seguida da aplicação da argila, deixe a pele respirar por cerca de 2 ou 3 horas. 
  7. Aposte no multimasking, técnica que combina mais de um tipo de argila na hora de aplicá-las no rosto. Por exemplo, se você tem pele mista pode aplicar a argila verde, que é anti-oleosidade, na zona "T", e a argila vermelha que tem poder hidratante nas partes mais secas do rosto como as bochechas. 

Agora que você já conhece os tipos de argila e seus benefícios, escolha a máscara ideal para o seu tipo de pele e cuide do seu rosto e corpo de forma natural. 

Dê o play e assista um resumo desse artigo!

 

Para fazer em casa

Se você quer dar um passo além, que tal aprender a fazer os seus próprios cosméticos naturais e veganos para a pele? Elaboramos um curso online completo e didático para te ensinar a colocar a mão na massa e produzir produtos que vão levar mais benefícios para a sua saúde, para os animais e para o ambiente. Para conhecer clique aqui e comece o quanto antes!

curso de cosméticos

Recomendados
Rosto

Vantagens e desvantagens dos procedimentos estéticos

Pensando em fazer um procedimento estético? Cas...

Corpo e Pele

7 Dicas Práticas Para Cuidar da Pele do Rosto o Ano Todo

A pele do rosto é uma das partes mais expostas ...