Falta de ar, dor de cabeça, cansaço excessivo, mau humor, irritabilidade. Esses são alguns dos sintomas da ansiedade. O transtorno, que já é considerado o mal do século, ganha espaço na vida da sociedade brasileira cada vez mais. A tensão diária e o acúmulo de trabalho, entre outras situações, estão entre as principais causas do problema. Mas para ter mais qualidade de vida, é preciso aprender a controlar a ansiedade.

É comum ficar nervoso antes de uma prova importante, ou então antes da tão sonhada viagem. Entrevistas de emprego, encontros, primeiro dia de trabalho, tudo isso também faz com que o que ser humano acabe por ficar um tanto nervoso. O problema, não é ficar é ficar ansioso nessas situações, mas quando a ansiedade domina o dia a tal ponto de paralisar uma pessoa.

Quem sofre com transtorno de ansiedade tem medo em excesso do que está por vir, diferente da depressão que está ligada ao passado. São medos tão extremos que uma simples ida ao mercado pode ser complicada. É se preocupar demasiado com situações que nem chegaram a acontecer. É estar ligado a todo tempo a tudo o que acontece à sua volta, e se preocupar com isso. É viver em estado máximo de atenção e se sentir sufocado, podendo até faltar o ar.

Pessoas que têm esse transtorno em um nível alto precisam e devem procurar a orientação de um profissional. Para quem já tem acompanhamento ou percebeu que está começando a ficar ansioso, é possível controlar o transtorno com algumas práticas. Quer saber quais são? Continue a leitura.

Yoga

O yoga é um método conhecido em todo mundo. No ocidente, é mais focado nos asanas, também conhecidos como posturas, e são eles que podem trazer inúmeros benefícios para a saúde.

A realização constante de yoga ajuda a manter a concentração, a aumentar o autoconhecimento e autoestima, a ganhar consciência corporal e aliviar sintomas de estresse e ansiedade. Os movimentos relaxam o corpo, tranquilizam a mente e proporcionam grande bem-estar.

O kundalini yoga, por exemplo, é um método muito utilizado para quem deseja equilibrar o corpo e a mente e aumentar a qualidade de vida.

Mindfulness

O mindfulness, ou atenção plena, é um método que também serve de grande ajuda para quem sofre com ansiedade. A prática foca no presente, sem julgamento. É ótima para trabalhar os pensamentos e se autoconhecer.

Existem diversas formas de praticar mindfulness, duas delas são na meditação e ao comer. O mindful eating, por exemplo, é estar atento na hora da refeição. Sabe quando a ansiedade bate e você quer comer tudo o que encontra na frente? Respire fundo e foque no agora. Conheça os alimentos que tem à mesa, sinta o gosto, a textura. Isso ajudará a controlar a ansiedade.

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Dança

Já ouviu o ditado popular: quem canta seus males espanta? Isso também pode ser aplicado na dança. A prática é uma boa alternativa para aliviar todo o estresse do dia. Dançar melhora o bem-estar emocional e físico e ajuda a ter mais autoestima.

Os passos ensinados em cada aula fazem com que a pessoa foque no presente e se concentre, o que evita pensar em problemas. Além disso, a dança também é uma forma de melhorar o convívio social. Escolha um ritmo do seu agrado e desfrute de todos os benefícios que pode te proporcionar.

Caminhada

Se caminhar é bom para o corpo físico imagina para o mental. Caminhar todos os dias, ou de duas a três vezes por semana, pode ajudar, e muito, as pessoas que sofrem com ansiedade.

A prática ajuda a relaxar e aliviar toda a tensão, além de afastar as preocupações que te aflige. Se quiser algo com mais impacto, corra. A corrida também é um bom exercício físico para manter o corpo e a mente em pleno equilíbrio.

Caminhe na rua, no parque, faça trekking, verá como te fará bem.

Pranayamas

Os pranayamas são técnicas de respiração. Já percebeu que quando fica nervoso ou agitado, a sua respiração é curta e ofegante? Respirar corretamente é importante para manter a calma nos momentos mais críticos.

Uma boa respiração ajuda a controlar a ansiedade e a manter os pensamentos em ordem. Respire calma e profundamente toda vez que se desesperar, essa é uma prática que pode te ajuda a lidar melhor com tudo o que acontece no dia a dia.

Você pode realizar pranayamas onde e quando quiser: casa, trabalho, faculdade, hotel. Não importa o local, o essencial é deixar o seu corpo energizado, relaxado e apto para seguir em frente.

Pilates

O pilates é uma atividade bem conhecida quando o assunto é correção da postura, mas a prática também pode ser de grande ajuda no controle da ansiedade.

Assim como qualquer outro exercício físico, o pilates relaxa o corpo e a mente, fortalece os músculos e proporciona grande bem-estar. Não é preciso praticar todos os dias, com uma ou duas aulas por semana já sentirá os benefícios que o método proporciona ao corpo.

Anotou as dicas? Praticar alguma atividade que goste pode ser muito benéfico para a saúde. Controlar a ansiedade pode estar no alcance das suas mãos. Conheça nossos cursos online e alivie toda a tensão do dia a dia.