É comum ver mulheres entrando em perfumarias à procura de um cosmético. Na maioria das vezes, acabam por optar por produtos mais em conta. As mais exigentes, escolhem cosméticos mais tradicionais e de boa qualidade. Apesar dessa diferença, todas têm algo em um comum: a maioria não conhece as substâncias descritas nos frascos escolhidos. Isso é perigoso, pois alguns elementos podem desenvolver sérias alergias na pele. O ideal é utilizar produtos de beleza naturais.

Sem substâncias tóxicas, sem aditivos químicos, é assim que o cosmético natural é descrito. Ele precisa utilizar 95% de matérias primas naturais e 5% de elementos sintéticos liberados (não precisa necessariamente ter esses 5%). Ademais, para um produto ser considerado natural, não pode conter resquícios de crueldade animal (sem testes). E isso também vale para os produtos de higiene pessoal.

Produtos de beleza como máscaras, shampoos, condicionadores, hidratantes, desodorantes, batons, pós, etc, podem prejudicar a saúde a longo prazo. Entre os problemas que podem ser desenvolvidos com o uso exagerado estão: alergias, envelhecimento precoce da pele e, em casos mais graves, doenças como o câncer. O parabeno é uma das substâncias encontradas nos cosméticos convencionais que deve ser evitado.

Quer diminuir a exposição aos elementos que não fazem bem ao organismo? Confira, a seguir, algumas receitas de produtos de beleza naturais.

Máscara hidratante de pepino (Renata Esteves)

Ingredientes

¼ de pepino com casca

¼ copo de leite de amêndoas (também pode ser soja)

1 punhado de hortelã

¼ copo de farinha de aveia

Modo de preparo

Bata o pepino, o leite de amêndoas e a hortelã no liquidificador. Coloque a mistura em uma tigela. Depois, adicione a farinha de aveia, aos poucos, até engrossar e chegar na consistência desejada. Aplique com um pincel, deixe por 15 minutos na pele e depois enxague.

Shampoo caseiro (Rodale)

Ingredientes

½ xícara de água

½ xícara de sabonete vegetal líquido

1 colher de chá de óleo vegetal leve ou glicerina (caso tenha cabelo oleoso, não use)

Modo de preparo

Combine os ingredientes e misture bem. Coloque-os em uma embalagem reciclada de xampu. Use a palma da mão cheia, ou menos, no cabelo e enxague.

produtos_de_beleza_naturais

Condicionador (Rodale)

Ingredientes

1 gema de ovo

½ colher de chá de azeite de oliva

¾ de xícara de água quente

Modo de preparo

Essa receita deve ser feita minutos antes da lavagem do cabelo.

Bata a gema do ovo até que fique espumosa, acrescente o óleo e bata mais um pouco. Em seguida, acrescente a água, aos poucos, enquanto estiver batendo. Aplique a misture nos cabelos molhados, espalhando com os dedos. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, enxague com água morna.

Desodorante vegan (Veggi & Tal)

Ingredientes

3 colheres de sopa de óleo de coco

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

2 colheres de sopa de araruta

Óleo essencial (opcional)

Modo de preparo

Amoleça o óleo de coco em banho maria e misture com os outros ingredientes. Você também pode acrescentar algumas gotas de óleo essencial para deixar o desodorante perfumado. É importante manter o produto em um frasco fechado.

Caso tenha algum tipo de irritação com o bicarbonato de sódio, o ideal é reduzi-lo pela metade. O mesmo vale para os óleos essenciais.

Máscara para oleosidade (Glamour)

Ingredientes

1 colher de sopa de argila branca ou verde

2 colheres de sopa de vinagre de maçã

Modo de preparo

Misture a argila com o vinagre de maçã até que forme uma pasta. Aplique a pasta em todo o rosto e deixe agir por 10 minutos. Lave bem o rosto com água.

Gostou das receitas? Você pode aprender muito mais com o novo curso de cosméticos naturais do Namu Cursos. Nas aulas você confere o passo a passo para confeccionar os seus próprios produtos sem sair de casa. Fique de olho no lançamento.